Telefone:
Fax:

Participação e Associativismo Jovem

A DRJ tem objetivo de promover a participação dos Jovens e o exercício de uma cidadania plena e ativa.

Neste sentido, a DRJ disponibiliza os seguintes programas: 

1 - O SIDAAJ -  Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento da Atividade Associativa Jovem agrupa três programas de apoio às formas organizadas de associativismo juvenil da Região Autónoma dos Açores:

a) Programa de Apoio aos Planos de Atividades;
b) Programa de Apoio ao Investimento em Equipamentos e Sedes;
c) Programa de Apoio a Atividades Suplementares.
» Candidaturas 

 

2 - O e-Associativismo - Programa de Apoio à Capacitação Digital das Associações Juvenis visa apoiar a capacitação digital das associações juvenis, através de cofinanciamento destinado à aquisição de equipamento hardware e software. 
» Candidaturas 

 

3 - O Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem / DemocraciAZ  tem como grande objetivo definir uma estratégia, multinível, transversal e integrada de promoção da literacia política e democrática da comunidade juvenil, bem como potenciadora de maiores níveis de participação nas diferentes plataformas participativas dos jovens.
» Saber mais 

 

4 - O Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
» Saber mais 

 

5 - O Voluntariado Jovem visa incentivar o voluntariado como uma das dimensões fulcrais da cidadania ativa e da democracia, bem como promover valores, tais como, a solidariedade e a não-discriminação. Este programa pretende criar condições propícias à participação dos jovens em atividades de voluntariado, garantindo o reconhecimento das suas capacidades e competências. 
» Registo dos Jovens 
» Registo das Entidades 
 

6 - A Academia do Jovem Voluntário é um programa que oferece aos jovens uma experiência de voluntariado nos Açores ou na Madeira. Este pretende incentivar a prática do voluntariado, através da disponibilização de espaços de ação entre os jovens dos dois arquipélagos, potenciadores de experiências multiculturais e de valores como a tolerância, a participação e a cidadania ativa.
» Candidaturas