- Programas
"Cheque-Livro" Açores com mais de uma dezena de entidades intermediárias para que jovens possam adquirir livros
Mais de 150 jovens dos Açores, continente e Madeira no Fórum Atlântico Democracia em Ponta Delgada
Emitidos primeiros 50 “Cheques-Livro” de 100 euros para jovens açorianos
Seja muito bem-vindo à página da Direção Regional da Juventude!
A Direção Regional da Juventude (DRJ) tem como principal missão fomentar a participação ativa dos jovens na sociedade, através do associativismo jovem, da participação cívica, do empreendedorismo e criatividade, do voluntariado e cidadania, da mobilidade e ocupação dos tempos livres, da formação e da informação dos jovens.
A DRJ pretende, ainda, influenciar a transversalidade e alcance da estratégia para os jovens da Região, procurando a promoção de competências de educação não-formal que contribuam, na sua globalidade, para uma melhor qualidade de vida e enriquecimento pessoal, e que dotem os jovens de competências socioprofissionais integrais, rumo a uma maior empregabilidade e integração na vida ativa e retenção do talento jovem nos Açores.
12 de Novembro 2024
"Cheque-Livro" Açores com mais de uma dezena de entidades intermediárias para que jovens possam adquirir livros
São já 12 as entidades intermediárias aderentes ao “Cheque-Livro” Açores, nas quais os jovens com 18 anos de idade podem utilizar os 100 euros atribuídos, mediante candidatura, para a aquisição de livros, informa a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude. A lista de entidades intermediárias está publicada no Portal da Juventude – juventude.azores.gov.pt, sendo que até à data contam-se cinco entidades da ilha de São Miguel, três entidades da ilha Terceira, duas da ilha do Pico, uma da ilha do Faial e uma da ilha de Santa Maria. A lista será permanentemente atualizada em função de novas adesões à medida “Cheque-Livro” por parte de livrarias, livreiros e estabelecimentos com atividade na comercialização de livros. Os jovens das ilhas sem entidades aderentes à medida podem adquirir livros nas entidades intermediárias já aprovadas, conforme lista no Portal da Juventude, cabendo a estas a venda via digital e a expedição dos livros. Os custos com o envio dos livros são pagos diretamente às entidades intermediárias, não sendo descontados do saldo do beneficiário do “Cheque-Livro”. Podem candidatar-se ao “Cheque-Livro”, medida criada pelo Governo dos Açores no âmbito do pacote “+ Jovem”, os jovens residentes nos Açores que apresentem a sua candidatura até 60 dias após atingirem a maioridade, ou seja, 18 anos. As candidaturas decorrem em período aberto no Portal da Juventude. O “Cheque-Livro” tem um caráter pessoal e intransmissível, tendo a validade de 1 ano. O “Cheque-Livro”, em formato digital, é atribuído ao jovem e o montante do/s livro/s com ele adquirido/s é reembolsado pelo Governo dos Açores às livrarias, livreiros e estabelecimentos com atividade de venda de livros que adiram a esta medida através de protocolo de cooperação.
24 de Setembro 2024
Mais de 150 jovens dos Açores, continente e Madeira no Fórum Atlântico Democracia em Ponta Delgada
Mais de 150 jovens vão participar no próximo fim de semana no Fórum Atlântico Democracia 25.4, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego. Este encontro nacional das associações juvenis, que vai decorrer na Aula Magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, decorre pela primeira vez na Região, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, juntando 153 jovens dos Açores, Continente e Madeira e 85 associações de juventude, das quais 63 do continente, 26 dos Açores e dois da Madeira. Na sexta-feira, no arranque dos trabalhos, destaque para o painel “As Mulheres e o 25 de Abril”, com Ana Gomes, ex-Eurodeputada e comentadora política; Clara Não, ilustradora, cronista e empresária; e Carolina Teixeira Rosa, a primeira modelo portuguesa com Trissomia 21. No sábado, destaque para o painel “Cidadania Global – Novas Narrativas”, com Bruno Gonçalves e Paulo do Nascimento Cabral, ambos eurodeputados; Paulo Moniz, Deputado na Assembleia da República; Délia Melo, Deputada na Assembleia Legislativa dos Açores; e Abulai Djaura, Presidente da RENAJ – Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau. Também no sábado irá decorrer o painel “Novas Formas de Participação Juvenil”, com Paulo Tomás Santos, Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude; Eládio Braga, Diretor Regional da Juventude; e Catarina Araújo, Vereadora da Juventude do Município do Porto. O Fórum Atlântico Democracia 25.4 junta ainda 17 autarcas de todo o País e facilitadores que irão dinamizar laboratórios com os jovens sobre participação, políticas públicas e cidadania europeia. Na sexta-feira, às 19h15, a sessão de abertura será presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, com o Presidente da FNAJ, Marco Santos, e com o Diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES, Luís Alves. A sessão de encerramento, no sábado, às 18h45, será presidida pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro. No domingo, 29 de setembro, os jovens participantes irão participar no roteiro cultural “Açores Jovem” pela ilha de São Miguel, promovido e dinamizado pela Direção Regional da Juventude. Este encontro nacional, que decorre pela primeira vez na Região, tem como pano de fundo as comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 e constitui uma oportunidade para dirigentes associativos, técnicos e decisores políticos refletirem sobre os desafios do associativismo jovem, tendo em vista uma maior participação dos jovens na vida pública e na definição e implementação das políticas públicas de e para a juventude. Programa completo aqui.