- Programas
Governo dos Açores inclui artesãos em medida de apoio a residências artísticas de curta duração para jovens
Mais de 380 jovens já estão a beneficiar do “Cheque-Livro Açores”
Programa REDES com projetos de voluntariado juvenil na Região
Seja muito bem-vindo à página da Direção Regional da Juventude!
A Direção Regional da Juventude (DRJ) tem como principal missão fomentar a participação ativa dos jovens na sociedade, através do associativismo jovem, da participação cívica, do empreendedorismo e criatividade, do voluntariado e cidadania, da mobilidade e ocupação dos tempos livres, da formação e da informação dos jovens.
A DRJ pretende, ainda, influenciar a transversalidade e alcance da estratégia para os jovens da Região, procurando a promoção de competências de educação não-formal que contribuam, na sua globalidade, para uma melhor qualidade de vida e enriquecimento pessoal, e que dotem os jovens de competências socioprofissionais integrais, rumo a uma maior empregabilidade e integração na vida ativa e retenção do talento jovem nos Açores.
6 de Fevereiro 2026
Governo dos Açores inclui artesãos em medida de apoio a residências artísticas de curta duração para jovens
Está a decorrer até ao dia 28 de fevereiro, inclusive, o período de candidaturas à medida REART – Residências Artísticas de Curta Duração, implementada pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude (DRJ), no âmbito do AECT – Programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem. As candidaturas devem ser submetidas no Portal da Juventude, em juventude.azores.gov.pt. Podem candidatar-se entidades privadas sem fins lucrativos e artesãos certificados pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), conforme foi esta quinta-feira divulgado numa sessão para artesãos promovida pela DRJ em parceria com o CADA e que decorreu no espaço “Azores in a Box”, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, com transmissão online para todas as ilhas. Os projetos, a executar entre os dias 1 de abril e 30 de novembro de 2026, devem ter uma duração mínima de três dias e máxima de cinco dias e envolver a participação de um máximo de três jovens, entre os 18 e os 30 anos de idade, por cada projeto de residência aprovado e apoiado. Nos termos do Despacho da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, publicado em Jornal Oficial, este ano serão aprovados, no máximo, 10 projetos. Cada projeto pode beneficiar de um financiamento de até 1.500 euros (100 euros/ dia, por participante). O objetivo da medida REART é promover e estimular oportunidades para que os jovens residentes nos Açores possam desenvolver competências nas diferentes áreas criativas, trocar e assimilar experiências culturais e artísticas, nomeadamente com os artesãos açorianos e com o saber-fazer artesanal, e apresentar publicamente o resultado do processo criativo junto da comunidade local. Criado em março de 2023 pelo governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, o AECT – Programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem visa promover as áreas criativas na comunidade juvenil, através da criação de condições favoráveis à promoção artística e cultural dos jovens e, ainda, fomentar a sua participação cultural, o empreendedorismo e a iniciativa. O AECT integra ainda as medidas START, cujas candidaturas estão a decorrer até 28 de fevereiro, e IMPACT, com candidaturas abertas até 31 de março, ambas em juventude.azores.gov.pt.
15 de Dezembro 2025
Mais de 380 jovens já estão a beneficiar do “Cheque-Livro Açores”
A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, já emitiu mais de 380 “Cheques-Livro” para jovens residentes nos Açores com 18 anos de idade, num investimento global aprovado de 38 mil euros e de mais de 390 vendas aprovadas. Para a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, trata-se de uma adesão “expressiva” a uma medida inédita na Região para “estimular os jovens para o reforço do seu portfólio de competências e conhecimentos através da leitura e dos livros impressos”. Cada “Cheque-Livro Açores” tem um valor de 100 euros para a aquisição de livros físicos nas livrarias ou estabelecimentos com venda de livros aderentes, podendo ser utilizando em diferentes compras e estabelecimentos durante o período de um ano desde a data da sua emissão. As candidaturas dos jovens ao “Cheque-Livro Açores” devem ser formalizadas no Portal da Juventude, em juventude.azores.gov.pt, entre o dia em que o jovem completa 18 anos de idade e o dia anterior ao seu 19.º aniversário. O “Cheque-Livro Açores”, em formato digital, tem um carácter pessoal e intransmissível. O montante do/s livro/s adquirido/s com o “Cheque-Livro Açores” é reembolsado pelo Governo Regional às livrarias, livreiros e estabelecimentos com atividade de venda de livros que adiram à medida e que estão identificados no portal da Juventude dos Açores. Os jovens residentes nas ilhas sem entidades aderentes à medida podem adquirir livros nas entidades intermediárias, cabendo a estas a venda via digital e a expedição dos livros. Os custos com o envio dos livros são pagos diretamente às entidades intermediárias, não sendo descontados do saldo do beneficiário do “Cheque-Livro Açores”. O “Cheque-Livro Açores” integra o pacote “+Jovem”, uma iniciativa inédita na Região para os jovens residentes, do qual fazem parte o “Regressa a Casa” ou a “Medida de Valorização Salarial”.