O projeto FLAVOR, acrónimo para “A Cultura Alimentar Regional como Motor do Desenvolvimento Rural Integrado”, é uma iniciativa no âmbito do INTERREG EUROPE, inserido na Prioridade “Europa para os cidadãos” (objetivo político 5), e com o Código 03C0707.
O Flavor tem como missão tornar a cultura alimentar regional um veículo para responder aos problemas socioeconómicos das suas regiões, como o baixo desenvolvimento económico, o envelhecimento da população e a estagnação das oportunidades de emprego.
O Projeto FLAVOR é composto por 11 parceiros, oriundos da Áustria, Luxemburgo, Hungria, Grécia, Espanha, Portugal, Itália, Albânia, Lituânia e Suíça.
- Agência de Negócios de Burgenland - Burgenland do Sul /Áustria (Parceiro líder)
- Nature Park Our - Luxemburgo/Luxemburgo
- Governo do Condado de Hajdú-Bihar - Hajdú-Bihar/Hungria
- Região da Macedónia Ocidental - Macedónia Ocidental/Grécia
- Confederação Regional dos Empresários de Ávila - Castela e Leão/Espanha
- Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores – Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa - Açores/Portugal
- Departamento de Desenvolvimento Económico da Região Marche-Marche/Itália
- Agência de Desenvolvimento Económico Local (AULEDA) - Vlora/Albânia
- Administração do Município do Distrito de Biržai - Biržai/Lituânia
- Instituição Pública Centro de Inovação da Lituânia - Vilnius/Lituânia
- Polo Poschiavo - Ostschweiz/Suíça
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolvimento económico: Apoiar agricultores, produtores e PME nas cadeias de valor agroalimentares e hoteleiras, para que construam os seus negócios com base em produtos e experiências alimentares regionais autênticos e de alta qualidade.
- Sustentabilidade e resiliência climática: Promover a agricultura sustentável e orgânica e os “alimentos 0km", para proteger as paisagens e a biodiversidade, e reduzir a pegada de CO2 do consumo alimentar a nível regional.
- Saúde e bem-estar: Educar as comunidades sobre padrões de consumo saudáveis, baseados em alimentos frescos e saudáveis.
- Coesão social: Reunir as comunidades rurais e os produtores em torno da cultura alimentar regional.