A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa (DRAECE), participa no Projeto Digital Islands, no âmbito do Programa INTERREG Europe, que teve início no dia 1 de abril de 2024.
Estas regiões insulares partilham um conjunto de desafios específicos ligados à sua geografia, onde a transição digital oferece grandes oportunidades para enfrentar esses desafios territoriais de modo a torná-las mais resilientes e autossuficientes.
O DIGITAL ISLANDS é um projeto que envolve regiões insulares de toda a União Europeia, incluindo quatro Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia:
- Província de Fryslân (Ilhas do mar de Wadden, Países Baixos)
- Câmara de Comércio de Maiorca (Ilhas Baleares, Espanha)
- Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores - DRAECE (Portugal)
- ARDITI - Agência Regional de Tecnologia e Inovação da Madeira (Portugal)
- Conselho Regional da Reunião (França)
- Conselho Departamental de Mayotte (França)
- Universidade de Ciências Aplicadas das Ilhas Åland (Finlândia)
- Câmara Municipal da cidade Cres, ilhas Cres-Lošinj (Croácia)
- Agência de Desenvolvimento da Região do Egeu do Sul (Grécia)
Este projeto pretende impulsionar a área digital das respetivas ilhas, bem como novas atividades assentes na economia digital e, por conseguinte, no ensino à distância, na mobilidade inteligente, no turismo e na valorização do e-government. Pretende ainda melhores níveis de serviço público e de políticas públicas, de modo a melhorar a qualidade de vida das comunidades insulares.
Neste projeto de cooperação desafia-se esta relação de centro-periferia e acredita-se no potencial de digitalização nas suas mais variadas dimensões socioeconómicas para as regiões insulares.