O Orçamento Participativo da Administração Pública da Região Autónoma dos Açores (OP.APR) é um processo de democracia participativa direcionado a todos os trabalhadores, das nove ilhas do arquipélago, com vínculo de emprego público, independentemente da modalidade ou termo, afetos a organismos e serviços da Administração Pública Regional direta e indireta.

Com o objetivo de promover e dinamizar uma nova cultura de inovação e proatividade na Administração Pública Regional, envolve, de forma ativa, os seus trabalhadores, convidando-os a apresentar ideias para todos os organismos e serviços que desta fazem parte.

Permite a apresentação de antepropostas às seguintes áreas:

  • Ambiente de trabalho;

  •  Responsabilidade social;

  • (Re)desenho de serviços públicos;

  •  Sociabilidade.

O OP.APR potência, desta forma, a colaboração e cocriação de todos os que constituem a Administração Pública Regional, contribuindo para a melhoria do serviço público.

A plataforma op-apr.azores.gov.pt permite a participação dos trabalhadores, quer na apresentação de ideias, quer na escolha pelo voto, e dando a conhecer todas as informações sobre esta iniciativa.

O OP.APR foi criado pelo artigo 2.º do Decreto Legislativo Regional n.º 38/2021/A, de 23 de dezembro de 2021, sendo operacionalizado pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, por intermédio da Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública (EMRAP).