O Incuba.Açores – Laboratório de Experimentação Pública Regional foi criado em 2022, pela Resolução do Conselho do Governo n.º 26/2022 de 2 de março de 2022.
O Incuba.Açores é primeiro laboratório de experimentação, em contexto de administração pública, criado numa região autónoma em Portugal, e permite que os Açores disponham de um espaço de investigação, cocriação e experimentação de soluções inovadoras no âmbito do (re)desenho de serviços públicos.
Este projeto pretende envolver os utilizadores Administração Publica Regional, sejam eles os seus trabalhadores, os empresários ou outros cidadãos, na participação do desenho dos serviços que estes, enquanto clientes da administração pública, utilizam, e visa, ainda, potenciar a cocriação dos serviços públicos com várias entidades, tais como universidades, parques tecnológicos, empresas e demais entidades que constituem o ecossistema da inovação regional e nacional.
Sediado na ilha Terceira, o Incuba.Açores assume um carácter de itinerância que lhe permite ir ao encontro de todas as entidades da Administração Pública Regional e, também, autarquias açorianas, que solicitem apoio para o (re)desenho dos seus serviços públicos.
A operacionalizar este projeto está uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte trabalhadores da Estrutura e Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública (EMRAP), da Direção Regional da Organização, Planeamento e Emprego Público (DROPEP) e da Rede Integrada e Apoio ao Cidadão (RIAC), que tem recebido formação e mentoria de forma a capacitá-la para responder aos desafios inerentes a um projeto como o Incuba.Açores.
Para garantir uma maior proximidade com todos os seus utilizadores e cidadãos, foi criado o sítio web https://incuba.azores.gov.pt/ , que para além de um meio de informação sobre o projeto, é, também, a plataforma onde os interessados em integrar a equipa técnica podem requerer essa intenção e as entidades solicitar apoio.
O Incuba.Açores é operacionalizado pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, coordenado pela EMRAP, e financiado pelo PRR-Açores, inscrito na Medida C19-i06-RAA ‘Programa de investimento “APR + Apta para o Futuro”’, do Investimento C19-i06-RAA ‘Modernização e digitalização da Administração Pública – RAA’.