Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto
Governo dos Açores prepara acompanhamento escolar de atletas com alto rendimento desportivo
Governo dos Açores prepara acompanhamento escolar de atletas com alto rendimento desportivo
Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto
Sofia Ribeiro diz que investimento na Cultura tem de trazer retorno para a comunidade
Sofia Ribeiro diz que investimento na Cultura tem de trazer retorno para a comunidade
Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto
Governo Regional felicita atleta açoriana Ana Filipe pelos títulos conquistados nos Mundiais VIRTUS
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20 de Outubro 2025
Governo dos Açores prepara acompanhamento escolar de atletas com alto rendimento desportivo
19 de Outubro 2025
Sofia Ribeiro diz que investimento na Cultura tem de trazer retorno para a comunidade
17 de Outubro 2025
Governo Regional felicita atleta açoriana Ana Filipe pelos títulos conquistados nos Mundiais VIRTUS
Nota de Boas Vindas
Bem vindo ao sítio web da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto no XIV Governo Regional dos Açores
Nota de Imprensa
20 de Outubro 2025
Governo dos Açores prepara acompanhamento escolar de atletas com alto rendimento desportivo
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, pretende um melhor acompanhamento das escolas aos alunos atletas, jovens talentos regionais ou de alto rendimento desportivo, para minimizar “as situações de conflito entre os estudos e a competição”. A governante falava, em Ponta Delgada, no âmbito de uma reunião que juntou os conselhos executivos das escolas da Região, os professores acompanhantes dos atletas e os coordenadores das equipas de monitorização e apoio à educação inclusiva, momento integrado na visita do Secretário de Estado do Desporto aos Açores. A titular das pastas da Educação e do Desporto afirmou que o modelo de educação inclusiva, implementado na Região, integra alunos “que se destacam pela sua excecionalidade”. “Não se foca apenas nos alunos com dificuldades de aprendizagem, mas para todos aqueles que seja necessário fazer uma adaptação escolar, como é o caso de atletas de alto rendimento, face às exigências dos treinos e dos momentos de competição com largos períodos de ausência das atividades letivas, inclusivamente do arquipélago”, destacou. Cada atleta nestas condições tem designado um professor acompanhante que “garante a articulação do conselho de turma, as restantes estruturas escolares e o clube do atleta”, adaptando “horários, currículos, momentos de lecionação e de avaliação”. De acordo com a governante, a necessidade da apresentação da iniciativa resultou de uma avaliação feita pelo Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento (CADAR), que determinou a importância de se “incrementar o nível de acompanhamento prestado aos atletas, quer pelas escolas, quer pelos clubes”. O Secretario de Estado do Desporto apresentou durante a reunião a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), desenvolvida no âmbito do Governo da República, dando a conhecer o que é feito à escala do território continental nacional. A Secretária Regional afirmou que a Região já está a trabalhar com o Governo da República para a integração dos Açores neste acompanhamento em rede. “É crucial esta articulação entre as escolas da Região e a Rede UAARE, para a partilha de boas práticas e para o acompanhamento multinível dos atletas deslocados, aumentando o sucesso escolar e desportivo”, frisou Sofia Ribeiro.
20 de Outubro 2025
Governo dos Açores prepara acompanhamento escolar de atletas com alto rendimento desportivo
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, pretende um melhor acompanhamento das escolas aos alunos atletas, jovens talentos regionais ou de alto rendimento desportivo, para minimizar “as situações de conflito entre os estudos e a competição”. A governante falava, em Ponta Delgada, no âmbito de uma reunião que juntou os conselhos executivos das escolas da Região, os professores acompanhantes dos atletas e os coordenadores das equipas de monitorização e apoio à educação inclusiva, momento integrado na visita do Secretário de Estado do Desporto aos Açores. A titular das pastas da Educação e do Desporto afirmou que o modelo de educação inclusiva, implementado na Região, integra alunos “que se destacam pela sua excecionalidade”. “Não se foca apenas nos alunos com dificuldades de aprendizagem, mas para todos aqueles que seja necessário fazer uma adaptação escolar, como é o caso de atletas de alto rendimento, face às exigências dos treinos e dos momentos de competição com largos períodos de ausência das atividades letivas, inclusivamente do arquipélago”, destacou. Cada atleta nestas condições tem designado um professor acompanhante que “garante a articulação do conselho de turma, as restantes estruturas escolares e o clube do atleta”, adaptando “horários, currículos, momentos de lecionação e de avaliação”. De acordo com a governante, a necessidade da apresentação da iniciativa resultou de uma avaliação feita pelo Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento (CADAR), que determinou a importância de se “incrementar o nível de acompanhamento prestado aos atletas, quer pelas escolas, quer pelos clubes”. O Secretario de Estado do Desporto apresentou durante a reunião a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), desenvolvida no âmbito do Governo da República, dando a conhecer o que é feito à escala do território continental nacional. A Secretária Regional afirmou que a Região já está a trabalhar com o Governo da República para a integração dos Açores neste acompanhamento em rede. “É crucial esta articulação entre as escolas da Região e a Rede UAARE, para a partilha de boas práticas e para o acompanhamento multinível dos atletas deslocados, aumentando o sucesso escolar e desportivo”, frisou Sofia Ribeiro.
Nota de Imprensa
19 de Outubro 2025
Sofia Ribeiro diz que investimento na Cultura tem de trazer retorno para a comunidade
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, destacou que os apoios e o investimento no setor da cultura têm de “trazer retorno para a comunidade” e não podem ser focados apenas na “promoção de eventos”. “Muito mais do que fazer investimento em eventos culturais temos de apostar em dinâmicas culturais que envolvam a comunidade, que tenham intercomunicação e que tenham uma fortíssima componente de formação, criando novos públicos”, frisou. A governante falava no sábado na cerimónia de assinatura do protocolo de financiamento à Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura (PDL26), no Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada. Sofia Ribeiro frisou ainda que os investimentos na cultura devem privilegiar “dinâmicas continuadas, o trabalho em rede e não isolado”. De acordo com a titular das pastas da Educação e da Cultura, é necessário que os os alunos da Região tenham “conhecimento das várias realidades culturais desde muito cedo” e, para isso, o Governo dos Açores colocou “o foco das políticas educativas direcionado para o primeiro ciclo, para a educação pré-escolar, e até para o nível da creche”. “Através da alteração dos horários dos professores do primeiro ciclo, forçámos a entrada de outros profissionais, como professores de educação física, de educação visual e de educação musical, a terem uma componente curricular de trabalho diário com os alunos”, explicou. Sofia Ribeiro recordou que o ensino artístico lecionado a alunos do primeiro ciclo foi alargado, nos últimos dois anos, a mais duas escolas da Região, na ilha de São Jorge. “O foco do ensino das artes foi um pilar da nossa atuação governativa e estou certa de que de entre em breve poderemos tirar os proveitos disso”, concluiu.
19 de Outubro 2025
Sofia Ribeiro diz que investimento na Cultura tem de trazer retorno para a comunidade
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, destacou que os apoios e o investimento no setor da cultura têm de “trazer retorno para a comunidade” e não podem ser focados apenas na “promoção de eventos”. “Muito mais do que fazer investimento em eventos culturais temos de apostar em dinâmicas culturais que envolvam a comunidade, que tenham intercomunicação e que tenham uma fortíssima componente de formação, criando novos públicos”, frisou. A governante falava no sábado na cerimónia de assinatura do protocolo de financiamento à Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura (PDL26), no Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada. Sofia Ribeiro frisou ainda que os investimentos na cultura devem privilegiar “dinâmicas continuadas, o trabalho em rede e não isolado”. De acordo com a titular das pastas da Educação e da Cultura, é necessário que os os alunos da Região tenham “conhecimento das várias realidades culturais desde muito cedo” e, para isso, o Governo dos Açores colocou “o foco das políticas educativas direcionado para o primeiro ciclo, para a educação pré-escolar, e até para o nível da creche”. “Através da alteração dos horários dos professores do primeiro ciclo, forçámos a entrada de outros profissionais, como professores de educação física, de educação visual e de educação musical, a terem uma componente curricular de trabalho diário com os alunos”, explicou. Sofia Ribeiro recordou que o ensino artístico lecionado a alunos do primeiro ciclo foi alargado, nos últimos dois anos, a mais duas escolas da Região, na ilha de São Jorge. “O foco do ensino das artes foi um pilar da nossa atuação governativa e estou certa de que de entre em breve poderemos tirar os proveitos disso”, concluiu.