- Serviços Externos
- Orquestra Regional - Lira Açoriana
- Apoios - Legislação e Formulários
Governo dos Açores apresenta lista de candidaturas admitidas aos apoios culturais para 2026
Açores voltam a marcar presença na Feira do Livro de Lisboa
Governo dos Açores promove apresentação do projeto digital “Da Sombra ao Cravo – O 25 de Abril pelos Olhos do Património Cultural”
O programa para a Cultura assenta a sua ação em duas áreas de intervenção, ambas determinantes para a afirmação, renovação e dinamização cultural da Região: a promoção e dinamização da atividade criativa e cultural dos açorianos e a preservação e valorização do património construído e imaterial
DRC integra os seguintes órgãos e serviços:
Direção de Serviços Externos e de Ação Cultural
- Museu Carlos Machado (São Miguel)
- Museu de Angra do Heroísmo
- Museu da Horta
- Museu do Pico
- Museu Francisco de Lacerda (S. Jorge)
- Museu da Graciosa
- Museu de Santa Maria
- Museu das Flores
- Ecomuseu do Corvo
- Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel)
- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
- Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (Angra do Heroísmo)
- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de João José da Graça (Horta)
Divisão de Serviços do Património
- Centro do Património Móvel e Imaterial e Arqueológico
19 de Novembro 2025
Governo dos Açores apresenta lista de candidaturas admitidas aos apoios culturais para 2026
A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto disponibilizou, na página Internet dedicada à Cultura, a listagem de todas as candidaturas ao Regime de Apoios aos Agentes Culturais para os eventos do próximo ano. Para a Secretária Regional com a pasta da Cultura, Sofia Ribeiro, “este procedimento reflete a uniformização de prazos e a maior transparência do processo”. Sendo este o primeiro ano de candidaturas a apoios culturais a reger-se pelas alterações introduzidas pelo Governo dos Açores ao respetivo regulamento, a governante adianta que “a criação da plataforma de candidaturas veio agilizar todo o processo, quer ao nível da candidatura, quer da sua apreciação”, salvaguardados os casos em que, numa fase de transição, ainda foram admitidas candidaturas em papel. Na sequência do processo de candidaturas que encerrou no passado dia 15 de outubro e após verificação técnica da conformidade regulamentar de cada processo, quanto à documentação apresentada, à adequação do projeto e à regularidade do agente candidato, os agentes culturais podem agora, consultar a situação da sua candidatura quanto à admissibilidade. Segue-se uma fase de aperfeiçoamento de candidaturas, dispondo os candidatos de cinco dias úteis para apresentarem os elementos adicionais ou complementares, sob pena de exclusão. Decorrido tal prazo, a decisão final de admissibilidade será proferida no prazo de 15 dias úteis. Regista-se que se habilitaram para apoios culturais 359 projetos, dos quais foram, para já, classificados como admitidos 224, encontrando-se 112 na fase de aperfeiçoamento de candidatura e tendo sido 23 excluídos por irregularidades.
14 de Junho 2025
Açores voltam a marcar presença na Feira do Livro de Lisboa
A Secretária Regional da Educação Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, esteve presente na Feira do Livro de Lisboa, esta quinta-feira, 12 de junho. “Mais uma vez os Açores marcam presença, dando relevo à açorianidade através da Cultura, seja através de publicações, dos autores que aqui se apresentam, ou pelos momentos musicais e artísticos que promovemos”, realçou. Este ano, o ‘stand’ da Direção Regional da Cultura, através da sua imagem gráfica, celebra o centenário de nascimento do escritor picoense Dias de Melo. No ‘stand’ dos Açores estão presentes mais de mil exemplares de 271 publicações, de 14 editoras diferentes: Amigos dos Açores – Associação Ecológica, Araucária Edições, Artes e Letras Editora, Centro de Artesanato e Design dos Açores, Geotrota, Instituto Açoriano de Cultura, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Instituto Histórico da Ilha Terceira, José Carlos Costa, Mythus de Er, Predicado Inclinado, Publiçor, Publicações e Publicidade, Turiscon Editora e Written by Light. Para além da venda de livros, a Direção Regional da Cultura promove a dinamização de um programa cultural, com a participação de personalidades ligadas às áreas da literatura e da música. No dia 7 de junho teve lugar a apresentação do livro “Viajantes nos Açores”, da autoria de Maria das Mercês Pacheco, e o jovem cantautor açoriano João Moniz subiu ao palco para um concerto intimista. A 9 de junho a Araucária Edições apresentou o livro infantil “Hoje Fiz um Amigo”, com ilustrações do designer Pedro Evangelho, numa sessão em que esteve presente a editora Blanca Martín-Calero. No dia 15, pelas 20h00, a banda folk Myrica Faya realizará um concerto, onde serão reinterpretados temas da música tradicional açoriana. A 19 de junho, a apresentação de livros marcará de novo a agenda, estando programado, para as 17h00, evento da responsabilidade da Publiçor, evidenciando as obras “Às Peças”, de Alexandre Borges, “Da Vinha ao Vinho”, de Cláudia Borges e Isabel Nolasco, e “As Três Vidas de Humberto Santiago”, de Leonor Duarte de Almeida. A 20 de junho, terão destaque os autores Ernesto Matos e Pedro Miranda Albuquerque, cujas obras “Azores Tertia Insula” e “Azores Corvi Insula” serão apresentadas pelas 18h00 e 20h00, respetivamente. A 21 de junho, às 21h00, o projeto musical Mar&Ilha encerrará o programa de dinamização, protagonizando um concerto, onde será celebrada toda a versatilidade da viola da terra. A 95.ª edição da Feira do Livro de Lisboa decorre até 22 de junho, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.