Governo Regional promove 23.ª edição da Gala do Desporto Açoriano
Governo dos Açores promove “Medida Mérito” no Desporto
Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento aprova critérios para atribuição do estatuto de Jovem Talento Regional de nível B
É nossa missão assegurar a execução da política definida para o desporto, concebendo, coordenando e apoiando as atividades no âmbito do sistema desportivo, incluindo as atividades físicas e desportivas e as do desporto escolar, visando a generalização da prática desportiva da população açoriana.
Nesse sentido, este espaço virtual pretende ser uma primeira porta de contacto para a prestação de informações e esclarecimentos, à disposição de todos.
Este espaço não deve, nem pode substituir-se à relação de proximidade e de colaboração com as diferentes entidades nossas interlocutoras, já que ela constitui um dos pilares da visão desta direção regional.
Outro dos pilares assenta no(s) critério(s) e transparência de procedimentos para a concessão dos apoios, facto que poderá ser confirmado através dos documentos disponíveis para as diferentes áreas de intervenção.
Apesar do esforço que fazemos de divulgação de informação, certamente encontrará áreas passíveis de melhoria ou questões que nos queira colocar. Não hesite! Todas as questões ou sugestões serão bem-vindas.
7 de Junho 2024
Governo Regional promove 23.ª edição da Gala do Desporto Açoriano
A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional do Desporto (DRD), promove a XXIII edição da Gala do Desporto Açoriano. A Gala do Desporto Açoriano mantém os principais objetivos de homenagear e distinguir os agentes desportivos e as entidades do associativismo desportivo que, desta feita, se notabilizaram ao longo da época desportiva 2022/2023 e 2023 através dos resultados e das classificações alcançadas, bem como do contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional por via do seu trabalho. A Direção Regional do Desporto mantém a votação aberta ao público, em regime online, para as categorias “Comunicação Social”, “Desportista do Ano” e “Prestígio Desportivo Anual”. Este ano, a categoria “Desportista do Ano” contempla a atribuição de um galardão a atletas do género masculino e outro do género feminino. Assim, cada entidade/indivíduo pode votar num dos nomes indicados para cada categoria através dos seguintes links: “Comunicação Social” https://GRA.formstack.com/forms/codigo_votacao_gala_do_desporto_acoriano_ent_jornl_2024 “Desportista do Ano” e “Prestígio Desportivo Anual” https://GRA.formstack.com/forms/codigo_votacao_gala_do_desporto_acoriano_desp_prest_2024 As votações estão disponíveis até ao dia 3 de julho do corrente ano. Para a categoria “Comunicação Social” estão em votação os seguintes nomes: Entidade: Diário Insular RTP Açores/RDP Açores Diário da Lagoa Rádio Clube Asas do Atlântico Rádio Clube de Angra O Dever Jornalista: Mateus Rocha José Silva Mariana Lucas Furtado Carlos Rodrigues Lino Inocêncio Para a categoria “Desportista do Ano”, que este ano contempla a atribuição de um galardão ao género masculino e outro ao género feminino, estão em votação os seguintes nomes: Género masculino Gonçalo Oliveira Rodrigues - Jet Ski - Clube Náutico de Lagoa Rui Pedro Cansado Ribeiro - Ginástica Aeróbica - Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada Simão Teixeira Cordeniz - Basquetebol - Sport Club Lusitânia Género feminino Júlia Vitorino Leal - Ténis de Mesa - Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal Ana Margarida Filipe - Atletismo - Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira Leonor Jora Januário - Ginástica Aeróbica - Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada Para a categoria “Prestígio Desportivo Anual” estão em votação os seguintes nomes: Maria Alexandra Soares dos Reis Graça da Ponte - Ginástica Aeróbica - Treinadora - Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada Maria Nélia Brito Nunes - Voleibol - Dirigente - Associação de Jovens da Fonte do Bastardo Paulo Jorge Saraiva Borges - Futsal Adaptado - Treinador - Clube Desportivo de Santa Clara Bruno Paulo Almeida França - Judo - Dirigente - Associação de Judo do Arquipélago dos Açores
22 de Março 2024
Governo dos Açores promove “Medida Mérito” no Desporto
A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional do Desporto (DRD), promove a “Medida Mérito” pelo segundo ano consecutivo no âmbito do Programa Clube TOP do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), numa estreita colaboração com este organismo nacional. A “Medida Mérito” visa premiar as boas práticas na gestão dos clubes desportivos, reconhecendo e divulgando o trabalho diário que os clubes fazem em prol do desenvolvimento desportivo e social. As candidaturas da edição de 2024 da “Medida Mérito” estão a decorrer até ao dia 29 de abril e podem ser efetuadas através do seguinte link: https://clubetop.ipdj.gov.pt/ProgramaClubeTOP/Medida.aspx?MeasurePanel=3 Neste acesso, estão também disponíveis todas as informações sobre os prémios, o modelo, as regras e os prazos. Podem candidatar-se aos prémios regionais da “Medida Mérito”, nas várias categorias, todos os clubes e associações desportivas, associações promotoras de desporto (APD) e clubes de praticantes inscritos no Registo Nacional de Federações Desportivas e Clubes (RNFDC). Podem igualmente candidatar-se outras entidades com intervenção na área do desporto, devidamente constituídas, que prestem serviços desportivos (com oferta desportiva) e que não se insiram nas tipologias de entidades acima identificadas. Esta iniciativa do Clube Top, que se estende desde 2023 aos Açores, surge no seguimento da assinatura do memorando de entendimento entre a DRD e o IPDJ, a par da Direção Regional da Região Autónoma da Madeira, com o propósito de estender o Clube Top às regiões autónomas, dando ainda mais abrangência nacional a este programa. Trata-se de uma parceria cujo propósito passa também por estreitar relações e estabelecer sinergias entre as partes de forma a fomentar a presença e a integração dos Açores em matérias nacionais para que, em conjunto, possamos todos estar mais bem preparados para os desafios atuais e futuros da Região e do País.