Evento Megas Escolares 2024/2025 contou com 80 alunos de 20 escolas dos Açores
Região deve mudar o paradigma do sedentarismo, defende Artur Lima
Governo Regional promove 23.ª edição da Gala do Desporto Açoriano
É nossa missão assegurar a execução da política definida para o desporto, concebendo, coordenando e apoiando as atividades no âmbito do sistema desportivo, incluindo as atividades físicas e desportivas e as do desporto escolar, visando a generalização da prática desportiva da população açoriana.
Nesse sentido, este espaço virtual pretende ser uma primeira porta de contacto para a prestação de informações e esclarecimentos, à disposição de todos.
Este espaço não deve, nem pode substituir-se à relação de proximidade e de colaboração com as diferentes entidades nossas interlocutoras, já que ela constitui um dos pilares da visão desta direção regional.
Outro dos pilares assenta no(s) critério(s) e transparência de procedimentos para a concessão dos apoios, facto que poderá ser confirmado através dos documentos disponíveis para as diferentes áreas de intervenção.
Apesar do esforço que fazemos de divulgação de informação, certamente encontrará áreas passíveis de melhoria ou questões que nos queira colocar. Não hesite! Todas as questões ou sugestões serão bem-vindas.
18 de Março 2025
Evento Megas Escolares 2024/2025 contou com 80 alunos de 20 escolas dos Açores
Realizou-se, no Complexo Desportivo João Paulo II, Angra do Heroísmo, o evento Megas Escolares 2024/2025, na sua fase regional. O evento decorreu no âmbito do programa Desporto Escolar Açores (DEA), organizado pela Direção Regional da Educação e Administração Educativa, em cooperação com a Direção Regional do Desporto (DRD), diretamente e por via do respetivo Serviço de Desporto da ilha Terceira, e teve como parceiros a Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo (enquanto escola acolhedora das comitivas deslocadas), a Associação de Atletismo da ilha Terceira e os municípios de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória. Esta iniciativa contou com a participação efetiva de 80 alunos, dos nove aos 15 anos, provenientes de 20 escolas do Sistema Educativo Regional: das ilhas Terceira (49), São Miguel (17), Faial (seis), São Jorge (cinco), Santa Maria (um), Pico (um) e Graciosa (um). O evento contou ainda com a participação de 21 docentes, em representação das várias comitivas. O programa integrou a realização de reunião de boas-vindas e estágio técnico destinado a todos os alunos participantes e a realização das provas regionais de MegaSprint e Mega Salto nos escalões Infantis A, Infantis B e Iniciados, de ambos os géneros, seguido de cerimónia de encerramento com entrega de medalhas. Estava ainda prevista a realização da prova demonstrativa do lançamento do vortex, mas por condições meteorológicas adversas, esta não se realizou. Ambas as provas de caráter competitivo apuraram para a fase nacional, prevista para os próximos dias 27 e 28 de março, nas Caldas da Rainha, 12 alunos de cinco ilhas - São Miguel (seis), Terceira (dois), Faial (dois), São Jorge (um) e Santa Maria (um). Irão acompanhar os alunos quatro docentes representantes das respetivas comitivas. Este evento foi mais uma oportunidade para os alunos da Região demonstrarem o seu talento, lembrando a Secretária Regional com a tutela do Desporto, Sofia Ribeiro, que o desporto escolar é também cidadania, respeito e amizade.
29 de Setembro 2024
Região deve mudar o paradigma do sedentarismo, defende Artur Lima
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu ao encerramento do II Congresso Internacional “DESpertar no combate à pandemia motora - Os Resultados”, que decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. No encontro, foram revelados os resultados de um estudo encomendado pelo Governo Regional dos Açores à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e que visou avaliar as condições físicas e motoras das crianças e jovens da Região. “Os resultados deste estudo colocam-nos vários desafios na área motora, mas que acabam por ser transversais tanto à saúde, como à inclusão social e à igualdade de oportunidades”, afirmou Artur Lima. O estudo, que contou com uma amostra de mais de 5.300 crianças e jovens dos Açores, servirá de base à preparação de uma estratégia para minimizar os danos à saúde provocados pela pandemia motora induzida pela covid-19. O Vice-Presidente sublinhou, ainda, “a disponibilidade do Governo dos Açores para a criação de políticas públicas que promovam o desporto e a atividade física como parte da solução no combate a esta pandemia motora”. “É necessário mudarmos o paradigma do sedentarismo e da atividade física, para que possamos ter uma população mais saudável e menos permeável a problemas de saúde no futuro. E foi isto que despertámos neste congresso, com o contributo de várias direções regionais e especialistas de diversas áreas”, acrescentou o governante. O evento, organizado pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, contou com a participação de diversos peritos nacionais e internacionais e proporcionou uma oferta formativa creditada a professores de educação física, diretores técnicos, técnicos de exercício físico e treinadores desportivos. A iniciativa surgiu em 2022, no seguimento do projeto “O triunfo pelo desporto, educação e saúde no combate à pandemia motora induzida pela covid-19 em crianças e jovens açorianos”. A pandemia da covid-19 foi responsável pelo encerramento de espaços escolares e desportivos elevou a restrições na prática da atividade física, o que impactou gravemente na saúde das crianças e jovens dos Açores. Para além da parceria estratégica com a Universidade do Porto, o projeto contou com a articulação entre diversos organismos do Governo dos Açores, nomeadamente aqueles com competências nas áreas da Solidariedade Social, Saúde, Desporto, Educação e Juventude.