Região deve mudar o paradigma do sedentarismo, defende Artur Lima
Governo Regional promove 23.ª edição da Gala do Desporto Açoriano
Governo dos Açores promove “Medida Mérito” no Desporto
É nossa missão assegurar a execução da política definida para o desporto, concebendo, coordenando e apoiando as atividades no âmbito do sistema desportivo, incluindo as atividades físicas e desportivas e as do desporto escolar, visando a generalização da prática desportiva da população açoriana.
Nesse sentido, este espaço virtual pretende ser uma primeira porta de contacto para a prestação de informações e esclarecimentos, à disposição de todos.
Este espaço não deve, nem pode substituir-se à relação de proximidade e de colaboração com as diferentes entidades nossas interlocutoras, já que ela constitui um dos pilares da visão desta direção regional.
Outro dos pilares assenta no(s) critério(s) e transparência de procedimentos para a concessão dos apoios, facto que poderá ser confirmado através dos documentos disponíveis para as diferentes áreas de intervenção.
Apesar do esforço que fazemos de divulgação de informação, certamente encontrará áreas passíveis de melhoria ou questões que nos queira colocar. Não hesite! Todas as questões ou sugestões serão bem-vindas.
29 de Setembro 2024
Região deve mudar o paradigma do sedentarismo, defende Artur Lima
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu ao encerramento do II Congresso Internacional “DESpertar no combate à pandemia motora - Os Resultados”, que decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. No encontro, foram revelados os resultados de um estudo encomendado pelo Governo Regional dos Açores à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e que visou avaliar as condições físicas e motoras das crianças e jovens da Região. “Os resultados deste estudo colocam-nos vários desafios na área motora, mas que acabam por ser transversais tanto à saúde, como à inclusão social e à igualdade de oportunidades”, afirmou Artur Lima. O estudo, que contou com uma amostra de mais de 5.300 crianças e jovens dos Açores, servirá de base à preparação de uma estratégia para minimizar os danos à saúde provocados pela pandemia motora induzida pela covid-19. O Vice-Presidente sublinhou, ainda, “a disponibilidade do Governo dos Açores para a criação de políticas públicas que promovam o desporto e a atividade física como parte da solução no combate a esta pandemia motora”. “É necessário mudarmos o paradigma do sedentarismo e da atividade física, para que possamos ter uma população mais saudável e menos permeável a problemas de saúde no futuro. E foi isto que despertámos neste congresso, com o contributo de várias direções regionais e especialistas de diversas áreas”, acrescentou o governante. O evento, organizado pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, contou com a participação de diversos peritos nacionais e internacionais e proporcionou uma oferta formativa creditada a professores de educação física, diretores técnicos, técnicos de exercício físico e treinadores desportivos. A iniciativa surgiu em 2022, no seguimento do projeto “O triunfo pelo desporto, educação e saúde no combate à pandemia motora induzida pela covid-19 em crianças e jovens açorianos”. A pandemia da covid-19 foi responsável pelo encerramento de espaços escolares e desportivos elevou a restrições na prática da atividade física, o que impactou gravemente na saúde das crianças e jovens dos Açores. Para além da parceria estratégica com a Universidade do Porto, o projeto contou com a articulação entre diversos organismos do Governo dos Açores, nomeadamente aqueles com competências nas áreas da Solidariedade Social, Saúde, Desporto, Educação e Juventude.
7 de Junho 2024
Governo Regional promove 23.ª edição da Gala do Desporto Açoriano
A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional do Desporto (DRD), promove a XXIII edição da Gala do Desporto Açoriano. A Gala do Desporto Açoriano mantém os principais objetivos de homenagear e distinguir os agentes desportivos e as entidades do associativismo desportivo que, desta feita, se notabilizaram ao longo da época desportiva 2022/2023 e 2023 através dos resultados e das classificações alcançadas, bem como do contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional por via do seu trabalho. A Direção Regional do Desporto mantém a votação aberta ao público, em regime online, para as categorias “Comunicação Social”, “Desportista do Ano” e “Prestígio Desportivo Anual”. Este ano, a categoria “Desportista do Ano” contempla a atribuição de um galardão a atletas do género masculino e outro do género feminino. Assim, cada entidade/indivíduo pode votar num dos nomes indicados para cada categoria através dos seguintes links: “Comunicação Social” https://GRA.formstack.com/forms/codigo_votacao_gala_do_desporto_acoriano_ent_jornl_2024 “Desportista do Ano” e “Prestígio Desportivo Anual” https://GRA.formstack.com/forms/codigo_votacao_gala_do_desporto_acoriano_desp_prest_2024 As votações estão disponíveis até ao dia 3 de julho do corrente ano. Para a categoria “Comunicação Social” estão em votação os seguintes nomes: Entidade: Diário Insular RTP Açores/RDP Açores Diário da Lagoa Rádio Clube Asas do Atlântico Rádio Clube de Angra O Dever Jornalista: Mateus Rocha José Silva Mariana Lucas Furtado Carlos Rodrigues Lino Inocêncio Para a categoria “Desportista do Ano”, que este ano contempla a atribuição de um galardão ao género masculino e outro ao género feminino, estão em votação os seguintes nomes: Género masculino Gonçalo Oliveira Rodrigues - Jet Ski - Clube Náutico de Lagoa Rui Pedro Cansado Ribeiro - Ginástica Aeróbica - Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada Simão Teixeira Cordeniz - Basquetebol - Sport Club Lusitânia Género feminino Júlia Vitorino Leal - Ténis de Mesa - Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal Ana Margarida Filipe - Atletismo - Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira Leonor Jora Januário - Ginástica Aeróbica - Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada Para a categoria “Prestígio Desportivo Anual” estão em votação os seguintes nomes: Maria Alexandra Soares dos Reis Graça da Ponte - Ginástica Aeróbica - Treinadora - Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada Maria Nélia Brito Nunes - Voleibol - Dirigente - Associação de Jovens da Fonte do Bastardo Paulo Jorge Saraiva Borges - Futsal Adaptado - Treinador - Clube Desportivo de Santa Clara Bruno Paulo Almeida França - Judo - Dirigente - Associação de Judo do Arquipélago dos Açores