ACORES-06-2215-FEDER-000010 | Requalificação dos Percursos Pedestres da Serra de Santa Bárbara, Ilha Terceira

Cofinanciado por:


 

DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Requalificação dos Percursos Pedestres da Serra de Santa Bárbara, Ilha Terceira

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2215-FEDER-000010

OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o conhecimento e a valorização da biodiversidade e dos ecossistemas

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente (XII Governo dos Açores)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 478.518,72€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 406.740,91€

DESCRIÇÃO: O projeto de “Requalificação dos percursos pedestres da Serra de Santa Bárbara – Terceira” abrange também a atual zona de chegada de viaturas e visitantes, com o reordenamento desta zona. Será implantado um novo parque de estacionamento e estruturas de restrição de circulação de viaturas e visitantes. As viaturas apenas poderão circular na via pública a isso destinada, e os visitantes pedestres serão conduzidos pela paisagem através de passadiços de madeira sobre elevados do terreno, o que permitirá uma regeneração da vegetação natural e impedir o progresso dos processos de erosão do solo resultantes do excessivo pisoteio de áreas sensíveis como são os matos macaronésios de altitude e as turfeiras existentes no local.

O turismo será promovido a par da interpretação e sensibilização ambiental da população local, de uma forma sustentável que não ponha em causa os valores ambientais do topo da Serra de Santa Bárbara.

RESULTADOS: Intensificação da conservação e monitorização do património natural marinho e terrestre e, por outro lado, promoção do combate integrado às invasões biológicas que representam uma das maiores ameaças para o estado de conservação dos habitats das espécies de flora e fauna regional.