ACORES-06-2114-FEDER-000013 | Construção do Centro Interpretativo do Algar do Carvão – Ilha Terceira

Cofinanciado por:

 

DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Construção do Centro Interpretativo do Algar do Carvão – Ilha Terceira

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2114-FEDER-000013

OBJETIVO PRINCIPAL: Aumentar a Capacidade de Resiliência a Situações de Catástrofes

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (XIII Governo dos Açores)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 1.828.092,65€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 1.553.878,75€

DESCRIÇÃO: As atuais instalações não oferecem as condições necessárias para receber a quantidade de visitantes que atualmente visita o local e, tão puco, para expor condignamente sobre a área protegida e/ou sobre as características geológicas do local, bem com as ações efetuadas e o âmbito de ação da entidade gestora.

Pretende-se aumentar as atuais valências para um edifício de carácter multidisciplinar que possa incidir, numa componente pedagógica, cujo desenvolvimento será realizado por uma equipa que trabalhará os conteúdos expositivos de modo a dirigi-los tanto ao turista comum, como à numerosa comunidade emigrante que regressa periodicamente à ilha, bem como às escolas e à própria população residente.

Complementarmente à componente pedagógica, o edifício terá também uma vertente científica relacionada com a atividade de espeleologia, e que será efetuada através da sua monitorização análise e tratamento de dados, procedimentos que serão acessíveis não só á comunidade científica como também ao visitante comum. Haverá também ainda uma estreita ligação desta estrutura ao Geoparque Açores.

RESULTADOS: Maior amplitude à estratégia de prestigiar e qualificar os fatores distintivos regionais, aproveitando e majorando as suas características singulares, de modo a que a imagem que turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, associem ao Arquipélago e à sua beleza, riqueza e diversidade natural e cultural saia reforçada, enquanto território de excelência para a visitação e estada.