ACORES-06-2114-FEDER-000001 | Casa dos Fósseis, Incluído exposição, e Adaptação de Armazém para Exposição da Cultura da Vinha do Pico

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Casa dos Fósseis, incluindo Exposição, e Adaptação de Armazém para exposição da Cultura da Vinha do Pico

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2114-FEDER-000001

OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o património natural e cultural, com especial interesse na consolidação da imagem da Região

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente (XII Governo dos Açores)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 910.051,52€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 773.543,79€

DESCRIÇÃO: Pretende-se a construção de um edifício denominado de “Casa dos Fósseis”, no centro histórico de Vila do Porto, anexo ao Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, no qual ficará exposto o espólio geológico e paleontológico da ilha. Entende-se que a construção do edifício deva decorrer em simultâneo com o processo de classificação de Santa Maria como o primeiro Paleoparque de ilha do mundo, que está a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores em colaboração com a Universidade dos Açores, a IPA - Associação Internacional de Paleontologia e o Geoparque Açores (este último, também único a nível mundial, por abranger um arquipélago).

Na estrutura designada por “Casa dos Fósseis” pretende-se igualmente que exista uma exposição, já idealizada e, constituída por uma base com 10 módulos que contam a história geológica da ilha de Santa Maria, descrevem o processo de formação dos seus fósseis, contam parte dos processos evolutivos que aqui decorreram, e apresentam as jazidas e os fósseis mais relevantes que podemos encontrar nesta ilha.

O desenvolvimento do Paleoparque que criará e desenvolverá sinergias entre as infraestruturas já existentes, a Casa dos Fósseis e a produção dos seus conteúdos expositivos e interpretativos.

Aproveitando um armazém desativado pretende-se a reconversão do mesmo adaptando-o a uma exposição permanente relativa à Cultura da Vinha da Ilha do Pico. O conceito adotado pretende manter a estrutura existente (paredes em pedra solta e cobertura de madeira) e executar uma caixa interior que cobre quase a totalidade do espaço.

RESULTADOS: Maior amplitude à estratégia de prestigiar e qualificar os fatores distintivos regionais, aproveitando e majorando as suas características singulares, de modo a que a imagem que turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, associem ao Arquipélago e à sua beleza, riqueza e diversidade natural e cultural saia reforçada, enquanto território de excelência para a visitação e estada.

Casa dos Fósseis

Armazém da Cultura da Vinha