Telefone:
Fax:

MAC2/4.6c/324 | ABACO - Melhoria da Qualidade das Águas Costeiras e Balneares

Cofinanciado por:

DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: ABACO - Melhoria da Qualidade das Águas Costeiras e Balneares 

CÓDIGO DA CANDIDATURA: MAC2/4.6c/324

OBJETIVO PRINCIPAL: Desenvolver múltiplas ações que levem à melhoria e aumento da qualidade das águas balneares e costeiras para a promoção do turismo e conservação dos espaços naturais das regiões participantes.

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SRAAC - Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos (XIII Governo dos Açores)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 112.750,00€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 95.837,50€

DESCRIÇÃO: A ABACO desenvolve ações de avaliação, melhoria, preservação, valorização, promoção e promoção das águas balneares e costeiras da Macaronésia, para a conservação dos valores naturais e promoção do turismo. As ações a serem realizadas no projeto incluem: estudos de qualidade da água e areia de praia, desenvolvimento de aplicações informáticas para a gestão de praias e zonas costeiras, criação de ferramentas e aplicações, propostas para tratamento adequado de águas residuais e condições sistemas de descarga ideais, sistemas de avaliação de risco de poluição marinha, avaliação de indicadores do estado ecológico das áreas costeiras, etc. Paralelamente, a ABACO pretende melhorar a qualificação dos agentes envolvidos na gestão das águas costeiras, através de sessões específicas de transferência de conhecimentos.

RESULTADOS: O ABACO é um projeto técnico uma vez que as atividades propostas fornecem soluções concretas para problemas específicos identificados pelos parceiros participantes. A ABACO está estruturada em 6 atividades inter-relacionadas e agrupadas em 2 objetivos específicos, nas quais os parceiros irão de forma conjunta e coordenada desenvolver as suas ações. O projeto começa com partilha de critérios técnicos e económicos. Em seguida, serão desenvolvidas as atividades relacionadas aos estudos técnicos e experimentais. Posteriormente, na segunda metade do projeto, serão realizadas atividades de desenvolvimento e aplicação de TICs, transferência de conhecimento, capacitação, formação e sensibilização. O projeto será concluído com uma conferência de apresentação dos resultados nas Ilhas Canárias.