Telefone:
Fax:

Fórum Regional Álcool e Saúde (FRAS)

O consumo nocivo do álcool determina o aparecimento de várias doenças, constituindo, por isso, uma preocupação relevante ao nível da saúde pública, também na Região Autónoma dos Açores .

O Fórum Regional Álcool e Saúde (FRAS) é uma plataforma em que um conjunto alargado de entidades aderem a uma carta de compromisso, que concorre para um agregado de objetivos com base nas metas do Plano de Ação Regional para a redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, designadamente nas que dizem respeito ao álcool.

Este fórum tem por base as metas e objetivos gerais definidos no Plano Regional de Saúde 2014-2016 – Extensão a 2020, na Área de Intervenção nas Dependências, através do Plano de Ação Regional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool 2017 – 2020:

O FRAS é gerido por uma Comissão Executiva, um Secretariado Permanente e presidido pelo diretor regional da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências.

Pretende-se iniciar, a nível regional, uma plataforma representativa de todas as partes interessadas da sociedade civil, que se comprometam a reforçar as ações necessárias à minimização dos danos provocados pelo consumo nocivo de álcool. O FRAS pretende ainda assegurar uma estreita colaboração com todos os intervenientes que se comprometeram a desenvolver um conjunto de ações relevantes nesta área e proporcionar um espaço de partilha, discussão, e reflexão sobre conteúdos pertinentes no âmbito da resolução dos problemas relacionados com o consumo nocivo de álcool.

Neste sentido, os princípios fundadores subjacentes do FRAS, são, à semelhança do Fórum Nacional Álcool e Saúde, os seguintes:

● Se estiver grávida ou quiser engravidar, não beba;

● Se tiver menos de 18 anos, não beba;

● Se conduzir, não beba.

Documentos