- Prevenção

Professor Félix Carvalho profere palestra na Universidade dos Açores sobre desafios associados às drogas
Prevenção é meio mais eficaz de combater dependências, realça Clélio Meneses
Clélio Meneses apresentou projeto Fantoche Não És!, centrado na promoção da saúde
A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências é o serviço operativo da Secretaria Regional da Saúde e Desporto que tem como missão a Promoção da Saúde e Estilos de Vida Saudável e a Prevenção e Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD).
Tem como visão consolidar e aprofundar uma política pública integrada e eficaz no âmbito da prevenção dos CAD, com base numa articulação intersectorial, visando ganhos em saúde e o bem-estar na sociedade.
Pretende-se que toda a intervenção seja centralizada no cidadão, numa visão ativa do seu ciclo de vida. Neste sentido, torna-se fundamental disponibilizar respostas o mais precocemente possível, que não se centrem apenas na doença mas que promovam a saúde da pessoa, reforçando as competências pessoais e os laços familiares e sociais.
Este espaço tem como desígnio proporcionar informação atualizada sobre as nossas estratégias e projetos a desenvolver, pretendendo também recolher as vossas opiniões/sugestões, esclarecer as vossas dúvidas e responder às vossas questões.

24 de Julho 2023
Professor Félix Carvalho profere palestra na Universidade dos Açores sobre desafios associados às drogas
No próximo sábado, dia 29 de julho, às 9h30, decorre na Universidade dos Açores a Palestra "Drogas Clássicas e Novas Substâncias Psicoativas - Sofismos e Desafios", pelo Professor Catedrático Félix Carvalho. A palestra é dirigida às equipas no âmbito do tratamento dos comportamentos aditivos e dependências e outras entidades que trabalham nesta área, bem como às três comissões de dissuasão das toxicodependências existentes na Região. É possível acompanhar o evento por meios telemáticos (via teams) através do convite feito pela Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, com o respetivo ‘link’ associado, enviado a todas a Unidades de Saúde de Ilha do arquipélago. Estarão presentes na sessão a Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, e o Diretor Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins. O palestrante convidado é responsável do Laboratório de Toxicologia e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Farmácia - Universidade do Porto; Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos; Membro numerário da Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal; Presidente da EUROTO e membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED. A sessão será aberta a questões do público.
4 de Fevereiro 2023
Prevenção é meio mais eficaz de combater dependências, realça Clélio Meneses
O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou na sexta-feira, em Angra do Heroísmo, que a prevenção “é o meio mais eficaz de intervenção no âmbito das dependências e comportamentos aditivos”. Clélio Meneses, que falava aos participantes na ação de formação destinada a dinamizadores nos Açores do programa de prevenção universal “Eu e os Outros”, da responsabilidade do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), sublinhou a importância de “capacitar os mais jovens para os tornar capazes de lidar com situações de maior vulnerabilidade sem cair na dependência”. O governante relevou a importância da colaboração do SICAD e dos centros de desenvolvimento e inclusão juvenil (CDIJ), “como entidades que lidam diretamente com públicos de maior risco”. Com duas ações de formação realizadas em São Miguel e na Terceira, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências vai dar continuidade nos Açores ao programa “Eu e os Outros”. Este programa, a desenvolver junto da rede regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), visa proporcionar um suporte para a dinamização de grupos de jovens entre os 12 e os 18 anos, com o objetivo de reforçar o enfoque na abordagem preventiva, enquanto promove a educação para a utilização de recursos na comunidade e sítios de referência na área da promoção da saúde, do desenvolvimento pessoal e social. Entre dezembro de 2021 e junho de 2022, cerca de 130 jovens beneficiaram da primeira aplicação do programa no arquipélago, com o apoio de 20 formadores. O alargamento da sua implementação tem sido ponderado não só pela perceção da Direção Regional, de que este é um programa de prevenção muito válido, mas também por solicitações de instituições.