- Prevenção
Os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) e os Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) são equipas pluridisciplinares que polarizam motivações e saberes sobre maus tratos em crianças e jovens, apoiando os profissionais da instituição nas intervenções neste domínio, constituindo uma interface na articulação e cooperação entre serviços e instituições.
Assim, em cada área geográfica correspondente ao Centros de Saúde e Hospital com atendimento pediátrico deverá existir um Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (DGS, 2018).
Constituição dos Núcleos
Unidades de Saúde: Médico/a, Enfermeiro/a e Outro(s) profissional(ais) (preferencialmente das áreas de saúde mental e/ou do serviço social)
Hospitais: Médico/a pediatra, Enfermeiro/a, Técnico/a de Serviço Social e Outro(s) profissional(ais) (preferencialmente das áreas de saúde mental e/ou outros sectores, nomeadamente, serviços jurídicos
Na RAA os Núcleos foram criados com a publicação do Despacho n.º 2085/2015 de 14 de setembro de 2015 e encontram-se nas Unidades de Saúde de Ilha e nos Hospitais com Atendimento Pediátrico.
Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco
– Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira; Hospital da Horta e Hospital do Divino Espirito santo de Ponta Delgada
Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco
- Unidade de Saúde da Ilha Terceira, Unidade de Saúde da Ilha de S. Jorge, Unidade de Saúde da Ilha do Pico, Unidade de Saúde da Ilha do Faial, Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, Unidade de Saúde da Ilha Santa Maria, Unidade de Saúde da Ilha de S. Miguel, Unidade de Saúde da Ilha das Flores, Unidade de Saúde da Ilha do Corvo.