Telefone:
Fax:

Açores: espaço multicultural

O arquipélago dos Açores, historicamente ligado ao fenómeno das migrações e aos seus fluxos, é hoje em dia o lar de milhares de cidadãos estrangeiros de diferentes origens e proveniências, que escolheram estas ilhas como o local ideal para aqui se estabelecerem e concretizarem os seus propósitos de vida familiar e profissional.

Esta realidade permite à região assumir-se como cenário privilegiado de uma diversidade cultural variada, que contribui para o desenvolvimento e enriquecimento da sua sociedade em diversas áreas e a diferentes níveis.

Segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), residem na Região Autónoma dos Açores aproximadamente 4500 cidadãos estrangeiros, de cerca de 100 nacionalidades, distribuídos pelos 19 concelhos, das nove ilhas do arquipélago. 

Ciente e conhecedor desta atualidade, o Governo dos Açores promove e disponibiliza, através da Direção Regional das Comunidades e em parceria com várias instituições sociais públicas e privadas, numerosas iniciativas e soluções que contribuem de forma decisiva para uma integração plena e eficaz destes cidadãos.