ACORES-09-4842-FEDER-000034 - Requalificação de Centro Comunitário e CATL em Angra do Heroísmo

Cofinanciado por: 


Objetivo Principal: Melhorar o Acesso aos Serviços Sociais

Entidade Beneficiária: SRSS - Direção Regional da Solidariedade Social

Custo Total Elegível: 886.509,64€ 

Apoio Financeiro da União Europeia: 753.533,19€ 

DESCRIÇÃO DO PROJETO: O investimento visa a criação de um espaço destinado a crianças dos 6 aos 11 anos de idade, com 3 salas de atividades para 46 crianças, com um refeitório/ sala polivalente, instalações sanitárias, monta-pratos, copa, arrumos, gabinete do diretor, secretariado, sala de pessoal, instalação para funcionários e arrumos. No equipamento objeto da presente candidatura funcionará ainda um centro comunitário.

OBJETIVO/FINALIDADE/INTERESSE DO PROJETO: O equipamento proporcionará atividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos, disponibilizando às famílias mais um equipamento no qual possam colocar os filhos em atividades extraescolares. Trata-se de um espaço que permitirá a inter-relação família-escola/ comunidade-estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e recuperação de todos os recursos do meio. O centro comunitário da Confederação Operária Terceirense atuará em duas grandes vertentes:

  1. No âmbito da emergência social, dando resposta a situações de emergência social, nomeadamente: violência doméstica, desalojamento, mendicidade e pessoas sem-abrigo. Este centro comunitário prestará ainda apoio no encaminhamento e informação a indivíduos e famílias, efetuando as diligências necessárias junto de outras respostas sociais da comunidade. Nesta vertente o centro comunitário tem uma capacidade de resposta média mensal para 50 utentes.
  2. No âmbito do apoio à inserção de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) através de protocolo específico celebrado com o Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), permitindo dar resposta a cerca de 80 indivíduos.

FOTOGRAFIAS: