Aberto concurso para a construção de CACI e Lar Residencial na Lagoa
Governo dos Açores investe 130 mil euros na melhoria da rede de CATL da Graciosa
Relançado concurso para empreitada de ampliação do Lar de Idosos da Praia da Graciosa
A Direção Regional da Solidariedade Social (DRSS) é o serviço da Vice-Presidência do Governo que tem por missão propor, coordenar e avaliar as políticas do Governo Regional em matéria de solidariedade, voluntariado e igualdade de oportunidades, contribuindo para uma região mais coesa e inclusiva.
Neste esforço de expandir e melhorar as medidas de apoio e suporte social, através da implementação de políticas de intervenção social e pela melhoria de serviços e equipamentos, a DRSS conta com a colaboração dos institutos públicos regionais com competência em matéria de segurança e solidariedade social e com a cooperação imprescindível de todas as IPSS`S, Misericórdias e outras entidades de promoção de igualdade de oportunidades.
Queremos continuar a dar a melhor resposta às necessidades dos açorianos, por isso a Rede Regional de Equipamentos e Respostas Sociais nos Açores foi criada a pensar nas pessoas e nas famílias.
Este espaço é seu, colabore connosco apresentando propostas, sugestões e críticas.
26 de Maio 2023
Aberto concurso para a construção de CACI e Lar Residencial na Lagoa
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Solidariedade Social, informa que a Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa lançou o concurso público, com um preço-base de 4,6 milhões de euros, para a empreitada de construção de um Centro de Atividades e Capacitação para Inclusão (CACI) e de um Lar Residencial. Este concurso foi publicado hoje em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE - n.º 102, Anúncio n.º 246/2023 de 26 de maio de 2023. Com esta obra, a Lagoa passará a ter um CACI com capacidade para 30 utentes e um Lar Residencial com capacidade para 18 utentes, respostas úteis para complementar o papel que as famílias e os cuidadores assumem, mas também para disponibilizar condições adequadas aos próprios utentes. Com um prazo de execução previsto de 18 meses, esta empreitada integra a medida do PRR – “Aumentar a capacidade de resposta na área da deficiência ou incapacidade” –, que faz parte da componente C03-i04-RAA – Implementar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Incluindo o projeto, a empreitada, a fiscalização, o equipamento e outras despesas, a construção do CACI e do Lar Residencial nesta Santa Casa da Misericórdia implica um investimento global de mais de 5,7 milhões de euros.
3 de Maio 2023
Governo dos Açores investe 130 mil euros na melhoria da rede de CATL da Graciosa
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Solidariedade Social, publicou hoje em Jornal Oficial um conjunto de contratos de cooperação valor-investimento que visam a melhoria das respostas sociais de Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) na ilha Graciosa, o que representa um investimento global na ordem dos 130 mil euros. Um dos contratos de cooperação valor-investimento assinado com a Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa visa a realização de obras de reabilitação e beneficiação do novo Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) de Santa Cruz, num investimento de 86 mil euros. Até ao final desta semana, prevê-se que os trabalhos previstos sejam adjudicados à empresa Vila Jardim – Construção e Reparação de Edifícios. Segundo o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, este investimento surge na sequência do processo de transição das crianças do jardim-de-infância O Balão para a rede pública do pré-escolar. “A Vice-Presidência do Governo definiu como prioritário criar um novo CATL com maior dimensão, o que agora se irá concretizar”, refere o governante. “O espaço onde funcionará este CATL é em frente à EBI/JI de Santa Cruz, o que facilita a deslocação das crianças entre a escola e esta resposta social e reduz eventuais transtornos para as famílias”, indicou ainda Artur Lima. “Este CATL terá a sua capacidade reforçada para 33 vagas, o que permite melhorar a resposta a todas crianças que pretendam usufruir desta resposta social”, concluiu. De acordo com Artur Lima, o “Governo dos Açores está, com ponderação, a melhorar a rede de respostas sociais na ilha da Graciosa”, sendo que a “ambição” é “continuar um caminho de dignificação de todas as famílias Açorianas”. Hoje foi também publicado em Jornal Oficial o contrato de cooperação que visa a aquisição de equipamentos e material pedagógico para o novo CATL, num investimento que ronda os 27 mil euros. Por sua vez, a Vice-Presidência do Governo apoiará ainda a aquisição de equipamentos para o CATL de Guadalupe até ao montante de 16 mil euros.