Aberto concurso para ampliação e remodelação do Lar Residencial Kavivo na Ribeira Grande
Lançado concurso público para a construção de creche em Santo António
Governo dos Açores congratula-se com atribuição do Selo Protetor a instituições regionais
A Direção Regional da Solidariedade Social (DRSS) é o serviço da Vice-Presidência do Governo que tem por missão propor, coordenar e avaliar as políticas do Governo Regional em matéria de solidariedade, voluntariado e igualdade de oportunidades, contribuindo para uma região mais coesa e inclusiva.
Neste esforço de expandir e melhorar as medidas de apoio e suporte social, através da implementação de políticas de intervenção social e pela melhoria de serviços e equipamentos, a DRSS conta com a colaboração dos institutos públicos regionais com competência em matéria de segurança e solidariedade social e com a cooperação imprescindível de todas as IPSS`S, Misericórdias e outras entidades de promoção de igualdade de oportunidades.
Queremos continuar a dar a melhor resposta às necessidades dos açorianos, por isso a Rede Regional de Equipamentos e Respostas Sociais nos Açores foi criada a pensar nas pessoas e nas famílias.
Este espaço é seu, colabore connosco apresentando propostas, sugestões e críticas.
6 de Dezembro 2023
Aberto concurso para ampliação e remodelação do Lar Residencial Kavivo na Ribeira Grande
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Solidariedade Social, informa que a Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia lançou o concurso público, com um preço-base de dois milhões de euros, acrescido de IVA, para a empreitada de ampliação e remodelação do Lar Residencial Kavivo, no concelho da Ribeira Grande. Este procedimento concursal foi publicado hoje em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE - n. º 234, com o Anúncio n.º 584/2023 de 6 de dezembro de 2023. O presente investimento, de acordo com o Vice-Presidente do Governo, irá permitir “dar mais uma resposta de qualidade na área da deficiência no concelho da Ribeira Grande” e terá uma “capacidade para 20 utentes”. “O que esta empreitada traduz é uma preocupação convicta do XIII Governo Regional dos Açores com este público muito especial, tendo contemplado no PRR verbas significativas destinadas à melhoria de respostas sociais de apoio à deficiência”, assegurou. Artur Lima sublinhou que o lar residencial é “uma valência que não só oferece cuidados dignos aos utentes, como constitui um porto seguro para o descanso dos seus cuidadores”. E prosseguiu: “estamos empenhados no reforço de vagas em lares residenciais para ter uma capacidade instalada mais conforme as necessidades das famílias”. Com um prazo de execução previsto de 540 dias, esta empreitada integra a medida do PRR – “Aumentar a capacidade de resposta na área da deficiência ou incapacidade” –, que faz parte da componente C03-i04-RAA – Implementar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Incluindo o projeto, a empreitada, a fiscalização, o equipamento e outras despesas, a ampliação e remodelação do lar residencial Kavivo represente um investimento global de 3.190.000,00 euros, financiado pela Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Solidariedade Social.
29 de Novembro 2023
Lançado concurso público para a construção de creche em Santo António
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Solidariedade Social, informa que a Associação de Desenvolvimento Intergeracional (ADI) lançou o concurso público, com um preço-base de 1,1 milhões de euros, acrescido de IVA, para a empreitada de construção de creche, na freguesia de Santo António, em Ponta Delgada. Este concurso foi publicado hoje em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE - n.º 230, com o Anúncio n.º 575/2023 de 29 de novembro de 2023. O presente investimento, segundo Artur Lima, “satisfaz uma reivindicação de muito tempo das famílias da zona norte da ilha de São Miguel”, reforçando a “oferta de resposta em creche com mais 42 lugares para crianças”. “Durante a presente legislatura, tornámos as creches gratuitas o que aumentou a procura desta valência por inúmeras famílias”, lembrou, avançando que o Governo dos Açores tem procurado “encontrar soluções de curto prazo” para “rentabilizar a capacidade instalada das IPSS”. “No período que antecedeu este ano letivo, avaliámos a capacidade instalada das IPSS, apurámos o aumento que era possível fazer e conseguimos protocolar mais 444 vagas nas creches da Região”, assinalou. Paralelamente, afirmou o Vice-Presidente do Governo, está “em curso” um “investimento público robusto”, financiado pelo PRR e pelo Programa Açores 2030, na “construção, requalificação e ampliação de creches”, do qual é exemplo a empreitada agora lançada para a creche de Santo António. “Esta empreitada reforça o investimento do Governo dos Açores na disponibilização de mais vagas para respostas às listas de espera e às necessidades das famílias”, concluiu. A empreitada, financiada por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), terá um prazo de execução de 540 dias. Incluindo o projeto, a empreitada, a fiscalização, o equipamento e outras despesas, a construção da creche da ADI implica um investimento global de 1.893.000,00 euros, financiado pela Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Solidariedade Social.