Cofinanciado por:
Objetivo Principal: Melhorar o Acesso aos Serviços Sociais
Entidade Beneficiária: SRSS - Direção Regional da Solidariedade Social
Custo Total Elegível: 1.447.796,82€
Apoio Financeiro da União Europeia: 1.230.627,30€
DESCRIÇÃO DO PROJETO: O investimento objeto da presente ação visa a construção de um imóvel destinado à instalação de um centro de dia e de um centro de noite com capacidade, respetivamente, para 22 e 14 utentes.
O terreno onde será instalado o imóvel refere-se ao prédio urbano com a identificação matricial n.º 336. Possui uma área total de terreno de 1132m², já com a construção de um edifício de três pisos com uma implantação de 80m².
Prevê-se a construção de um edifício contíguo às construções existentes de cada uma das respetivas ruas, podendo ocupar 60% de implantação do terreno (ponto 4 do artigo 12ª do PDM de Angra do Heroísmo), o que equivale a 679,2m². Visto haver já um edifício com 80m² de implantação no respetivo prédio, a nova construção poderá ter 599,2m² de implantação e poderá ainda alcançar uma cércea até 6m (ponto 4 do artigo 16º do PDM AH), podendo ter um acréscimo de mais 2 metros por se tratar de um equipamento.
OBJETIVO/FINALIDADE/INTERESSE DO PROJETO: O presente investimento visa a construção de um centro de dia e de um centro de noite com capacidade, respetivamente, para 22 e 14 idosos. No referido equipamento serão ainda criados serviços de cozinha e lavandaria para apoio àquelas valências e ao serviço de apoio domiciliário, este com capacidade para 75 utentes, dando continuidade ao desenvolvimento de atividades de apoio social, promovendo a proximidade às populações e, sobretudo, no que diz respeito às pessoas idosas, mantê-las o mais possível nas suas comunidades, próximas das suas referências sociais e culturais.Como referido atrás, o equipamento inserido na presente candidatura permitirá ainda criar um centro de dia, através do qual se pretende desenvolver um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar, através da prestação de apoio psicossocial, do fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.Os centros de noite constituem, para as pessoas idosas, uma alternativa válida ao internamento em lar, por proporcionar um espaço de apoio durante a noite, conciliando a garantia da segurança noturna do idoso com a sua aspiração e
vontade de se manter no seu domicílio.
FOTOGRAFIAS: