Cofinanciado por:
Objetivo Principal: Melhorar o Acesso aos Serviços Sociais
Entidade Beneficiária: SRSS - Direção Regional da Solidariedade Social
Custo Total Elegível: 709.087,19€
Apoio Financeiro da União Europeia: 602.724,11€
DESCRIÇÃO DO PROJETO: A operação prevê a remodelação do único centro de alojamento temporário existente no concelho de Angra do Heroísmo, aumentando a capacidade instalada de 25 para 30 utentes. Um centro de alojamento temporário constitui uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que visa o acolhimento, por um período de tempo limitado, de pessoas adultas em situação de carência, tendo em vista o encaminhamento para uma resposta social mais adequada. Os centros de alojamento temporário têm algumas camas destinadas a situações de emergência social.
O edifício implanta-se num prédio em gaveto confinante com um arruamento, a norte, de declive acentuado de só um sentido e sem passeios, a Travessa dos Carvalhais, e uma rua, a poente, praticamente plana, também de um só sentido e com passeios, a Rua dos Canos Verdes. Está ladeado por construções limítrofes em banda, inserido na malha urbana da cidade, zona fortemente consolidada.
OBJETIVO/FINALIDADE/INTERESSE DO PROJETO: Este equipamento social pretende, assim, dar resposta a necessidades básicas, tais como o alojamento, a higiene pessoal, a alimentação, o tratamento de roupas e o acompanhamento psicossocial. O processo é realizado por uma equipa multidisciplinar (técnicos de serviços social, psicólogos, entre outros) que elabora um projeto alternativo que tem como objetivo a reinserção sócio - profissional das pessoas sem-abrigo.
Este equipamento constitui um recurso que se enquadra âmbito de uma estratégia regional para a integração das pessoas sem-abrigo, através da promoção da autonomização dos respetivos utentes.
FOTOGRAFIAS: