Phone:
Fax:

ACORES2030-FEDER-02569500 Criação do Centro de Alojamento da Horta – Santa Casa da Misericórdia da Horta (Faial)

Cofinanciado por:

Uma imagem com texto, captura de ecrã, Tipo de letra, Gráficos

Descrição gerada automaticamente

Objetivo Principal: Reforçar, adaptar, requalificar e inovar as respostas sociais de proximidade, dirigidas às crianças, às pessoas idosas, às pessoas com deficiência ou incapacidades, bem como promover uma intervenção integrada em comunidades desfavorecidas, com vista ao combate à pobreza.

Entidade Beneficiária: Direção Regional da Solidariedade Social

Custo Total Elegível: 581.239,52€

Apoio Financeiro da União Europeia: 494.053,59€

DESCRIÇÃO DO PROJETO: A Santa Casa da Misericórdia da Horta dispõe de um imóvel devoluto situado na freguesia das Angústias, inserido na malha urbana da cidade. O edifício em apreço necessita de ser objeto de intervenção, no qual, após obras de reabilitação, poderá ser instalado um centro de alojamento temporário para pessoas em situação de sem-abrigo, de acordo com o enunciado na respetiva Memória Descritiva. Um centro de alojamento temporário constitui uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que visa o acolhimento, por um período limitado, de pessoas adultas em situação de carência, nomeadamente pessoas sem-abrigo, tendo em vista o encaminhamento para uma resposta social mais adequada. Os centros de alojamento temporário têm algumas camas destinadas a situações de emergência social. A ação, objeto da presente candidatura, surge de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia da Horta e a Direção Regional da Solidariedade Social, com o objetivo de criar na ilha do Faial uma resposta destinada a pessoas sem abrigo, as quais não encontram atualmente nenhum equipamento que possa responder às suas necessidades básicas, nomeadamente de alimentação, alojamento e higiene pessoal. Esta é uma necessidade que se verifica já desde alguns anos, levando a que, e em situações de emergência grave, algumas das pessoas sem-abrigo são acolhidos na estrutura residencial para idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia da Horta, o que é absolutamente desadequado quer para os próprios, considerando que não se trata necessariamente de pessoas idosas, quer para os utentes da ERPI, uma vez que se misturam casos sociais (com problemas de dependências, perturbações psíquicas, entre outras) com os utentes da ERPI, afetando de forma gravosa a vivência destes. O novo centro de alojamento temporário contemplará quatro valências fundamentais:

1. Alojamento de emergência;

2. Alojamento temporário;

3. Refeições e convívio;

4. Formação.

A formação constitui-se como um recurso potenciador das competências de cada indivíduo, estimulando capacidades que permitam a posterior integração socioprofissional. O CAT, pretende conferir maior dignidade e conforto aos seus utentes que, por se encontrarem em situações de emergência social, encontrarão nestes espaços uma resposta acessível às suas necessidades básicas. Considera-se, no entanto, que a resposta para este tipo de públicos não se esgota no fornecimento de abrigo, higiene e alimentação. Os serviços de ação social e os que trabalham os processos de reinserção social não descorarão o acompanhamento a estas pessoas o qual deverá ser realizado por uma equipa multidisciplinar (técnicos de serviços social, psicólogos, formadores, entre outros) elaborando um projeto alternativo que visará a reinserção sócio - profissional das pessoa sem-abrigo. Tendo em conta que o CAT constituirá uma valência da Santa Casa da Misericórdia da Horta, a qual dispõe já de outras respostas sociais, nomeadamente estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário e lar residencial, obter-se-ão, assim, sinergias ao nível de recursos já existentes: transporte, alimentação, recursos humanos (pessoal auxiliar, técnico e administrativo) reduzindo assim a duplicação de meios.


OBJETIVO: A criação do Centro de Alojamento Temporário surge da parceria entre a Santa Casa da Misericórdia da Horta e a Direção Regional da Solidariedade Social, com o objetivo de criar na ilha do Faial uma resposta destinada a pessoas sem abrigo, as quais não encontram atualmente nenhum equipamento que possa responder às suas necessidades básicas, nomeadamente de alimentação, alojamento e higiene pessoal. Atualmente, e em situações de emergência grave, alguns dos sem abrigo são acolhidos na estrutura residencial para idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia da Horta, o que é absolutamente desadequado quer para os próprios, considerando que não se trata necessariamente de pessoas idosas, quer para os utentes da ERPI, uma vez que misturam casos sociais (com problemas de dependências, perturbações psíquicas, entre outras) que afetam de forma gravosa a vivência dos idosos residentes no Lar. A Santa Casa da Misericórdia da Horta dispõe de um imóvel devoluto situado na freguesia das Angústias, inserido na malha urbana da cidade. O edifício em apreço necessita de ser objeto de intervenção, no qual após obras de reabilitação, poderá ser instalado um centro de alojamento temporário.