- SERCLA
- Rede Regional de Abate
Habilitações literárias
1986-1991 - Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade dos Açores.
Experiência Profissional
2001-2014 - Diretora do Matadouro de S. Miguel.
1991 – 1992 - Desempenhei funções na Empresa de Eletricidade dos Açores - EP, no Departamento Central de Finanças (Área de Fundos Comunitários e Análise Económico-Financeira de Balanços).
1992 – 1993 - Na mesma Empresa, mas a exercer funções no Gabinete de Auditoria Interna (Controlo das áreas: Comercial, Financeira, Pessoal e Administrativa).
1993 (Outubro a Março) - Período de estágio na Comissão das Comunidades Europeias – Direcção Geral XVII – Energia (Análises e Previsões Energia e Ambiente). Funções: Análise Macroeconómica da Procura, Oferta (Importações/Exportações) e Preços de Energia.
1993-1998 - Na EDA, SA a exercer funções, como responsável, no Serviço Comercial do Centro de Exploração de São Miguel.
1994 (Setembro e Outubro) - Monitora de Formação sobre o SEGEC – Sistema Empresarial de Gestão Comercial, nas áreas de Leituras; Terminais Portáteis de Leitura; Atendimento; Faturação; Ordens de Serviço, no período de 26 a 30 de Setembro e 03 a 07 de Outubro de 1994, num total de 75 horas.
1997 (Outubro) - Monitora de Formação sobre o Atendimento Comercial, nas áreas de Tarifário B.T.; Contratação; Faturação; Leituras; Cobranças; Ordens de Serviço e Controlo de Gestão, no período de 29 a 31 de Outubro, num total de 18h30.
1998 (Janeiro) - Monitora de Formação sobre o Atendimento Comercial, nas áreas de Tarifário B.T.; Contratação; Faturação; Leituras; Cobranças; Ordens de Serviço e Controlo de Gestão, no período de 26 de Janeiro a 07 de Fevereiro, num total de 18h30.
1999-2001 - Desempenhei funções na empresa EDA-Eletricidade dos Açores, S.A., como Coordenadora de Gestão de Produtos nos Aprovisionamentos.
2001 (Janeiro) - Monitora de Formação sobre Aprovisionamentos – Compras (SAP) nas área de Logística- Administração de materiais, Revisão de faturas, Mestre de materiais e Mestre de fornecedores, nos períodos de 22 a 25 de Janeiro e 29 a 01 Janeiro/Fevereiro, num total de 60 horas.Formação pelo I.A.M.A.- Matadouro de S. Miguel
• Curso de Formação em Higiene e Segurança Alimentar para o Sector das Carnes, promovida Câmara de Comercio e Industria de Ponta Delgada, realizado a 02, 03,09 e 10 de Novembro de 2008, com duração de 15 horas.
• Curso Pártico de Inspeção Sanitário de Animais de Talho, promovido pela Direção Geral de Veterinária, realizado a 08 e 09 de Outubro de 2009.
• SIADAPRA – Avaliar, Motivar, Melhorar, promovido pelo Laboratório da Formação, Formação em Gestão, SA., realizado no dia 18 de Fevereiro de 2009, com a duração de 4 horas.
• SIADAPRA – Avaliar, Motivar, Melhorar, promovido pelo Laboratório da Formação, Formação em Gestão, SA., realizado do dia 09 a 11 de Fevereiro de 2009, com a duração de 20 horas.
• SIADAPRA – Avaliadores, promovido pelo Centro de Formação da Administração Pública Regional, realizado do dia 03 a 05 de Fevereiro de 2009, com a duração de 18 horas.
• Curso “ O QUAR E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES”; promovido pelo Centro de Formação da Administração Pública Regional, realizado no dia 12 de Setembro de 2008, com a duração de 7 horas.
• Seminário “ O NOVO REGIME DE CARREIRAS, VÍNCUYLOS E REMUNERAÇÕES”; promovido pelo Centro de Formação da Administração Pública Regional, realizado nos dias 05 a 06 de Junho de 2008, com a duração de 74 horas.
• Seminário – Instituto Nacional de Administração – O NOVO SIADAP – AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO; decorreu no ina Lisboa, de 25 a 26 de Fevereiro de 2008, com a duração de 16 horas.
• Ação de Formação “ A implementação da CAF nos Serviços da Administração Regional dos Açores”; promovido pela Direção Regional da Organização e Administração Pública, realizado nos dias 28 e 29 de Março de 2007, com a duração de 12 horas.
• Ação de Formação “ A implementação da Caf nos Serviços da Administração Regional dos Açores”; promovido pela Direção Regional da Organização e Administração Pública, realizado nos dias 28 e 29 de Março de 2007, com a duração de 12 horas.
• Seminário – Direção Geral de Veterinária – NOVOS REGULAMENTOS; decorreu no Centro de Estágio da Venda Nova Lisboa, de 06 a 07 de Novembro de 2006, com a duração de 12 horas.
• Seminário – Direção Geral de Veterinária – NOVOS REGULAMENTOS; decorreu no Centro de Estágio da Venda Nova Lisboa, de 06 a 07 de Novembro de 2006, com a duração de 12 horas.
• Seminário – Administração Pública – NOVOS RUMOS; NOVOS DESAFIOS, decorreu no Centro de Formação da Administração Pública dos Açores, de 03 a 04 de Outubro de 2006, com a duração de 12 horas.
• Seminário de Alta Direção em Administração Pública, promovido pelo Centro de Formação da Administração Pública dos Açores em colaboração com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, realizado de 08 a 12 de Maio de 2006, com duração de 30 horas.
• Formação sobre Subprodutos de origem animal, na Direção Geral de Veterinária, de 20 a 22 de Fevereiro de 2006.
• Curso de Formação de Formação Profissional sobre Qualidade e Segurança Alimentar, promovido pela Câmara de Comércio e Industria de Ponta Delgada, de Abril a Dezembro de 2004, com duração de 96 horas de formação em sala e 184 horas de consultoria.
• Seminário CAF – Estrutura Comum de Avaliação nas Administrações Públicas da União Europeia, organizado pela Região Autónoma dos Açores, decorreu NO Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada, no dia 12 de Janeiro de 2004.
• III Seminário Internacional de Segurança Alimentar, organizado pela revista “O Médico Veterinário”, organizado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, decorreu em Lisboa nos dias 17,18, e 19 de Janeiro de 2003.
• Curso Teórico-Prático de Bases para o Autocontrolo em Restauração Coletiva, organizado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, decorreu em Lisboa no dia 19 de Janeiro de 2003.
Formação pela empresa de Eletricidade dos Açores - EDA
• Seminário Intensivo “Gestão Eficaz de Compras “, coordenado pelo IIR-Training – Instituto for International Research, Lisboa, decorreu de 12 a 13 de Março de 2001, com duração de 16 horas.
• Formação em “SAP- R/3” Software integrado, ministrada pela CASE/EDINFOR, nos modulos de MM – Compras e Gestão de Materiais e SD – Vendas e Distribuição, de 1 a 8 de Agosto e 16 a 24 de Agosto de 2000, respetivamente, com duração de 97h30 .
• Curso “Gestão e Controlo de Stocks“, coordenado pelo SGCE – Sociedade Geral de Consultoria Empresarial, Lda, com duração de 21 horas, Março de 2000, Lisboa.
• Curso “ SIGEM/Rapier – Produção II – Chefias “, que decorreu na empresa de Eletricidade dos Açores, SA, de 1 a 2 de Junho de 1999, com duração de 15 horas.
• Curso “ Como Construir o Serviço de Excelência “: Maximizar a Satisfação dos Colaboradores, Clientes, Coordenado pela Universidade Católica, no período de 19 de Janeiro a 06 de Fevereiro de 1998.
• Formação Pedagógica de Formadores, que decorreu na Eletricidade dos Açores, SA. em P. Delgada de 26 de Outubro a 11 de Dezembro de 1998, ação formativa ministrada por uma Equipa de Especialistas Certificados como Formadores pelo Ministério para a Qualificação e o Emprego, com a duração de 98 horas.
• Programa Avançado de Gestão para Executivos, Inter-Empresas, coordenado pela Universidade Católica de Lisboa, no período de 06 de Março a 05 de Julho de 1995.
• Microsoft Word, dado pela VBData, no período de 20 a 24 de Março de 1995.
• Workshop “Organização, Transportes, Distribuição de Energia Elétrica“, coordenado pelo Inova, no período de 22 e 23 de Novembro de 1994.
• Formação para Formadores, coordenada pela Direção Central Comercial da EDP em Lisboa, no período de 07 a 24 de Junho de 1994, sobre o SEGEC - Sistema Empresarial de Gestão Comercial, nas áreas de Leituras; Terminais Portáteis de Leitura; Atendimento; Faturação; Ordens de Serviço.
• Curso sobre Comunicação Eficaz para Chefias, dado pelo Cegoc nos dias 25 e 26 de Maio de 1994 - 1º Módulo.
• Curso para Chefias, dado pela Datinvest, no período de 01 a 09 de Junho de 1993, cujo conteúdo: Solução de Problemas; Organização de Trabalhos; Gestão por Objetivos; Natureza e Processo da Liderança; Comunicação; Motivação; Funcionamento.
Hobbies
Equitação de ensino e passeio, Viajar, Música e Cinema.