Telefone:
Fax:

Demografia Federada

A designada demografia federada corresponde à sistematização, tratamento e apreciação de um conjunto de elementos caraterizadores da situação do desenvolvimento desportivo dos Açores, no contexto do desporto federado.

São apresentados dados relativos aos praticantes desportivos, treinadores, árbitros e juízes, dirigentes e outros agentes, quer no global da região quer nas diferentes ilhas, tendo por referência a sua população.

Estes elementos permitem com segurança e rigor traçar o ponto de situação em cada momento, da dimensão da expressão do movimento associativo desportivo e porque correspondem a dados recolhidos no contexto das federações dotadas do estatuto de utilidade pública desportiva, permitem também comparações em contexto real com outras parcelas do território nacional.

Trata-se, pois, de um instrumento essencial na análise da nossa situação desportiva, embora não se trate de uma caracterização exaustiva dos múltiplos e variados fatores que intervêm e condicionam o desenvolvimento desportivo e como tal, não se dispensar uma análise mais específica e aturada para quem pretenda compreender aspetos específicos do fenómeno desportivo, em particular numa região com a condição arquipelágica como os Açores.

A metodologia de recolha utilizada passa sistematicamente, pelo fornecimento dos dados por parte das diferentes estruturas associativas regionais de cada modalidade e sua aferição pelas respetivas federações.

 

Anos de:

 

2022

 

2021

 

2020

 

2019

 

2018

 

2017

 

2016

 

2015 (em atualização)

 

2014 (em atualização)

 

2013 (em atualização)

 

2012 (em atualização)

 

2011 (em atualização)

 

2010 (em atualização)

 

2006 (em atualização)