Geração de acelerogramas artificiais com base em espetros de potência compatíveis com espetros de resposta regulamentares (2011)
"A representação da acção sísmica por intermédio de espectros de resposta corresponde à forma de representação que correntemente se utiliza na prática do dimensionamento de estruturas de engenharia civil. É esta, aliás, a representação de referência considerada pelo Eurocódigo 8 [1]. Existem situações, no entanto, em que é necessário considerar directamente o efeito da variação das
acelerações do solo no tempo."
Modelação da ações sísmicas por espetros de potência (2004)
"A caracterização dos movimentos fortes que ocorrem no solo durante um sismo e, posteriormente, a modelação destes movimentos de modo a obterem-se representações fiáveis das acções dos sismos sobre as estruturas, constitui um dos muitos domínios de investigação em engenharia sísmica. Neste contexto, começa-se por apresentar neste trabalho o estado actual de conhecimento no âmbito de quatro modelos que maior divulgação têm tido na representação das acções dos sismos sobre as estruturas, nomeadamente os modelos que envolvem as representações temporais, as representações por espectros de Fourier, as representações por espetros de resposta e as representações por espetros de potência. "
Escorregamentos e danos nas vias de comunicação causados pelo sismo de julho de 1998 no Faial - Pico - S. Jorge (1999)
"O sismo de 9 de julho de 1998 (magnitude md=5,8 e epicentro a NE do Faial), causou importantes danos nas estruturas geológicas das ilhas do Faial, e São Jorge e esporádicos no Pico. Neste trabalho descrevem-se e cartografam-se os danos típicos ocorridos: escorregamentos superficiais e outros envolvendo maiores volumes de material, compactações, quedas de muros de suporte de terras e movimentos de massa. Finalmente, estabelecem-se algumas correlações com os movimentos sísmicos."
Regras gerais de reabilitação e reconstrução de edifícios correntes afetados pela crise sísmica do Faial, Pico e S. Jorge iniciada pelo sismo de 9 de julho de 1998 (1998)
"O presente documento destina-se a apoiar, em termos técnicos, os trabalhos de reabilitação e reconstrução dos edifícios afetados pela crise sísmica do Faial, Pico e S. Jorge, iniciada pelo sismo de 9 de julho de 1998"