Telefone:
Fax:

Nota de Boas Vindas

Seja bem-vindo à página da Inspeção Regional do Turismo

A Inspeção Regional do Turismo (IRTur) é o serviço da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que promove e fiscaliza o cumprimento das disposições legais, em matérias cuja fiscalização não esteja especialmente confiada a outras entidades, relativas às atividades e profissões turísticas, designadamente a exploração de alojamentos turísticos, de agências de viagens e turismo e de atividades de animação turística.

A ação da IRTur tem como finalidade, não só verificar o cumprimento de todas as disposições legais em matéria de turismo, mas inclui também uma forte componente pedagógica com o intuito de melhorar a qualidade da oferta turística e contribuir para uma boa imagem do turismo da Região.

O desenvolvimento do turismo que se tem vindo a verificar nos Açores, especialmente nos últimos anos, com o aumento da procura e da oferta turística, conduziu a diversas transformações do mercado turístico regional, e a IRTur não foi alheia a esta mudança.

"O objetivo global de zelar pela qualidade de um destino único"

Este crescimento turístico, criou um contexto repleto de novas oportunidades, permitindo novas formas de atuação, designadamente através do controlo das plataformas online, potenciando uma maior presença junto dos diversos operadores turísticos e exigindo um trabalho cada vez mais proactivo desta Inspeção Regional.

Este modo de atuação prossegue, assim, o objetivo global de zelar pela qualidade de um destino único, que se pretende cada vez mais qualificado e sustentável.