Os estabelecimentos de alojamento local podem ser dos seguintes tipos e devem atender às respetivas caraterísticas: (em número superior a três quartos, enquadra-se em estabelecimentos de hospedagem) Moradia/Apartamentos: uma instalação sanitária para cada 3 quartos; A publicidade, correspondência, documentação comercial e merchandising e divulgação, por qualquer meio, dos estabelecimentos de alojamento local deve indicar o respetivo nome, seguido da expressão «alojamento local» ou a abreviatura «AL», bem como o número de registo atribuído pela Direção Regional do Turismo. Afixar, no exterior, junto ao acesso principal, uma placa identificativa, a qual deve ser fornecida pela câmara municipal. O registo mensal da permanência de hóspedes e dormidas do(s) estabelecimento(s), deverá ser remetido ao Serviço Regional de Estatística dos Açores, através do formulário eletrónico disponível na área reservada a Aderentes do Webreg (https://webreg-estatistica.azores.gov.pt/), até ao oitavo dia do mês seguinte àquele a que se reporta. 1 – Dispor de livro de reclamações físico e eletrônico e facultá-lo sempre que solicitado;I - Tipologias
a) Quartos na residência do locadorb) Moradia:
c) Apartamento:
d) Estabelecimentos de hospedagem:
e) Hostel:
Instalações Sanitárias (IS):
Estabelecimentos de Hospedagem: 50% dos quartos com IS privativa e uma instalação sanitária para cada 2 quartos sem IS privativas;
Quartos na residência do locador: 1 IS para cada 2 quartos sem IS privativa (contabilizam-se todas as IS e quartos da moradia).
Hostel: 30% dos quartos com IS privativas e uma instalação sanitária para cada 3 quartos sem IS privativas. As IS comuns, podem ser mistas ou separadas, nas mistas, os chuveiros devem ser espaços autónomos separados por portas com fecho interior.
II - Publicidade
III - Placa identificativa
IV – Estatística
V - Livro de reclamações
2 – Afixar aviso de existência de livro de reclamações físico e eletrônico, em local visível;
3 – O original da folha de reclamação deve ser enviado à Inspeção Regional de Turismo, o duplicado entregue ao cliente, e o triplicado ficará no livro.