Telefone:
Fax:

Anselmo Fernandes Falcão Inspetor Regional do Ambiente
Nota Biográfica

Natural de Angra do Heroísmo, frequentou o Doutoramento em Ciências Agrárias, especialidade em Ciências do Solo. Concluiu o Mestrado em Engenharia Agronómica, e a Licenciatura em Guias da Natureza, pela Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente, da Universidade dos Açores, onde foi distinguido com um Diploma de Mérito, devido ao seu desempenho académico. 

Integrou o Exército Português em 2004, tendo prestado serviço militar em regime de contrato na categoria de Sargentos, desempenhando funções de comando, chefia e chefia técnica, de natureza executiva, de caráter técnico administrativo, logístico e de formação. 

Desempenhou funções, no Núcleo de Proteção Ambiental de Angra do Heroísmo, integrado no Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da Guarda Nacional Republicana, instituição à qual pertence desde 2007

Possuí diversos cursos de especialização profissional, destacando-se entre outros, o Curso de Investigação Criminal, o Curso de Investigação de Crimes de Droga, ambos ministrados pela Guarda Nacional Republicana, bem como o Curso de Proteção da Natureza e do Ambiente, ministrado pela Agência Portuguesa de Ambiente.

Foi responsável pela investigação dos inquéritos crime, delegados pelo Ministério Público em matéria de ambiente, bem como pelas diversas diligências e atos processuais, inerentes à instrução dos autos de contraordenação, no âmbito da legislação ambiental, sanitária e de proteção animal.

Garantindo assim, o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do meio ambiente, do ordenamento do território, dos recursos hídricos, dos solos e da riqueza cinegética, piscícola, florestal, entre outras.

No âmbito da prossecução das suas competências, promoveu ainda a sensibilização, informação e educação em matéria ambiental, de conservação da natureza e da biodiversidade.

Foi distinguido pela sua entidade patronal, a Guarda Nacional Republicana, com a atribuição de duas condecorações e três louvores, nomeadamente as medalhas de comportamento exemplar e de assiduidade, bem como os louvores de sangue e de desempenho profissional.

Tem participado em diversos encontros científicos nas áreas do Ambiente e da Agronomia, destacando-se a sua participação como orador, no VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo e no VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem, que decorreu no Instituto Politécnico de Beja, em 2016.

Colaborou com a “Cientista agrícola”, na elaboração de artigos, com vista à aproximação da população com a ciência, bem como, à investigação aplicadas ao sector agrícola.

É membro da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS), que visa estudar as características, a conservação e proteção dos solos.

Possui ainda, o estatuto de Formador Certificado pela Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores, em áreas como, as Ciências Agrárias e a Educação Ambiental.