Alexandra de Carvalho dos Santos Garcia Guerreiro é Licenciada em Biologia Marinha e Pescas, pela Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente da Universidade do Algarve (Faro, Portugal), Mestre em “Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos Aquáticos” pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Costa da Caparica, Portugal) e Doutorada em “Ecologia, Gestão e Modelação de Recursos Marinhos” pelo Departamento de Ecologia e Desenvolvimento Económico Sustentável da Universidade de Tuscia (Viterbo, Itália).
Desenvolveu estudos de caracterização da fauna parasitologia e seu uso como marcadores biológicos na Universidade degli Studi di Roma, La Sapienza (Roma, Itália) e de idade e crescimento no Hellenic Center for Marine Research (Creta, Grécia).
Maio a Outubro 1998 – Estagiária na Direção Regional do Ambiente de Lisboa e Vale do Tejo, Pólo Operacional do Oeste (Caldas da Rainha, Portugal), onde trabalhou como técnica superior.
Novembro 1998 a Março 2011 – Bolseira de investigação do “Plano Nacional de Recolha de Dados” da Pesca (PNRD) no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) (Algés e Olhão, Portugal) onde participou em diferentes projetos de investigação nas áreas da tecnologia das pescas, da avaliação socioeconómica das comunidades piscatórias e na avaliação e caracterização do estado de conservação de grandes espécies pelágicas.
Abril de 2011 a Dezembro 2013 e de Abril 2014 a Junho 2015 – Técnica superior contratada pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (Horta, Portugal) onde desenvolveu e coordenou estudos de idade e crescimento de espécies demersais capturadas na Região.
Fevereiro a Março 2014 –Técnica superior em regime de prestação de serviços na Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia, Direção Regional dos Assuntos do Mar (Horta, Portugal) para colaboração na redação do relatório de avaliação inicial da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) para a subdivisão dos Açores.
Julho 2015 a 14 de Dezembro 2020 – Técnica Superior em regime de contrato de trabalho por tempo indeterminado na Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia, Direção Regional das Pescas (Horta, Portugal) tendo como principais funções assuntos relacionados com a gestão de recursos marinhos e frota regional de pesca.
Ao longo destes anos publicou diversos artigos com arbitragem científica, organizou congressos e workshops internacionais, participou com posters e intervenções orais em vários fóruns científicos internacionais e contribuiu com diversos pareceres de natureza técnico-científica.
Participou também, na qualidade de perita, em diversas reuniões do STECF (Scientific, Technical and Economic Committee for Fisheries) bem como em grupos de trabalho e workshops do ICES (International Council for the Exploration of the Sea) e nos Conselhos Consultivos dos Parques Naturais do Faial e Pico.
Colaborou com a ICCAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas) reportando dados de capturas de grandes pelágicos e propôs unidades de gestão e suas fronteiras para as populações de espadarte do Atlântico.
Planeou, elaborou e manteve diversas bases de dados para compilação de informação de diferentes projetos. Participou ainda em diversas campanhas de investigação a bordo de navios da pesca comercial do cerco, arrasto e palangre derivante de superfície.