Telefone:
Fax:

Classificação das águas balneares

Anualmente a Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos procede à monitorização da qualidade das águas balneares costeiras identificadas e também de águas balneares costeiras não identificadas. Para este efeito define um programa de monitorização e um calendário de amostragem.

Clique aqui para consultar os parâmetros analisados no âmbito da monitorização da qualidade das águas balneares costeiras.

Durante a época balnear é preciso saber se as águas balneares costeiras e de transição estão próprias ou impróprias para banhos. Assim, com vista à salvaguarda da saúde pública, cada amostra é classificada da seguinte forma:

  • Considera-se a «água como própria para banhos» quando o valor determinado para a amostra não exceder 300 ufc/100 ml para os enterococos intestinais ou 1000 ufc/100 ml para a Escherichia coli;
  • Considera-se a «água imprópria para banhos» quando forem excedidos os valores estabelecidos no ponto anterior.

Clique aqui para aceder à classificação da qualidade das águas balneares costeiras nos Açores nos anos 2011 a 2022, ou consulte a informação disponível no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.