Telefone:
Fax:

Emanuel Bruno Teixeira Barcelos Diretor Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos
Nota Biográfica

Emanuel Barcelos nasceu em fevereiro de 1983, na freguesia de Raminho, na Ilha Terceira. Formou-se em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade  dos Açores em 2007, tendo efetuado posteriormente a Pós-graduação em Engenharia do Ambiente na mesma instituição.

Participou em diversos projetos de investigação aquando da sua formação, como são exemplos o projeto BALA (Biodiversidade dos Artrópodes da Laurissilva dos Açores), o projeto INTERFRUTA e a organização do VI Encontro Internacional Alfa de Fitossociologia com o tema Biodiversidade, Vegetação e Instrumentos De Conservação, como membro do Gabinete de Ecologia Vegetal e Aplicada da Universidade dos Açores.

Foi membro da direção do Núcleo de Ambiente da Universidade dos Açores e, durante a formação académica, participou em diversos cursos de formação em sistemas de informação geográfico, com vista à sua aplicação na gestão do território e na conservação da biodiversidade.

Iniciou a sua atividade profissional no Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia enquanto investigador, sendo responsável pelo parque tecnológico, que   articulado com diversas escolas locais, abordava a temática da sustentabilidade ambiental, energias renováveis e hidrogénio. Durante esse período lecionou na Universidade dos Açores, enquanto professor assistente, as cadeiras de energias renováveis e desenvolvimento sustentável e gestão da energia. Foi também nesse período que participou no projecto GreenIslands, promovido pela Universidade dos Açores e pelo projeto MIT Portugal, onde foi responsável pela caracterização do potencial eólico dos Açores.

Mais tarde abraçou um projeto pessoal na área da produção hortícola e um projeto de valorização energética de biomassa florestal, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade energética dos Açores e redução da importação de combustíveis exógenos.

Nos últimos anos, deu atenção a uma outra área que também o apaixona, a informática, fazendo formações específicas de desenvolvimento aplicacional, em diversas linguagens, tendo depois iniciado atividade profissional também nesta área.