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Nota de Boas Vindas

A Direção Regional da Organização, Planeamento e Emprego Público, na prossecução das suas competências, designadamente no seu papel fundamental de execução de medidas de facilitação e desenvolvimento da modernização e eficácia da administração pública regional com a promoção de projetos de qualificação e valorização dos seus recursos humanos, propõe-se, através do Centro de Formação da Administração Pública dos Açores – CEFAPA, na promoção, acompanhamento, coordenação e execução de medidas formativas para o desenvolvimento das competências dos profissionais da administração pública que contribuam para a consequente melhoria da capacidade de resposta do serviço público no seu relacionamento com o cidadão.

Assim, o CEFAPA, enquanto serviço público responsável e mediador da promoção da valorização atualizada dos recursos humanos das carreiras comuns da Administração Pública Regional, tem vindo a desenvolver a sua atividade, que se pretende como resposta efetiva às necessidades dos órgãos e serviços e seus trabalhadores, continuando a investir em formação profissional que prossiga os objetivos gerais definidos no regime da formação profissional para a Administração Pública (Decreto-Lei n.º 86-A/2016, de 29 de dezembro):

“a) Capacitar os órgãos e serviços da Administração Pública, através da qualificação dos seus trabalhadores e dirigentes, para responder às exigências decorrentes das suas respetivas missões, atribuições e competências;

b) Desenvolver competências de inovação e gestão da mudança, mediante a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades reflexivas e críticas, propiciadoras de comportamentos e atitudes ajustados aos necessários processos de modernização administrativa;

"O segredo do sucesso não é prever o futuro. É preparar-se para um futuro que não pode ser previsto. (Michael Hammer)"

c) Contribuir para a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas;

d) Promover a capacitação humana para a governação digital;

e) Assegurar a qualificação profissional dos trabalhadores e dirigentes e melhorar o seu desempenho, segundo referenciais de competências;

f) Contribuir para o reforço da qualificação profissional, garantindo, sempre que necessário, a dupla certificação;

g) Dinamizar uma cultura de gestão do conhecimento organizacional, que incentive e valorize a produção, a difusão e a utilização do conhecimento.”