Artigo sem Imagem
Agenda
July 2, 2022 Agenda do Governo Regional dos Açores para 3 e 4 de julho DOMINGO, DIA 3: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para este dia. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular do Portal do Governo dos Açores, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer. SEGUNDA-FEIRA DIA 4: ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO: 10H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, preside à sessão de abertura da Global Exploration Summit (GLEX). Local: Teatro Micaelense - Centro Cultural e de Congressos, em Ponta Delgada. 15H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, recebe, em audiência, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Local: Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada. ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO: 11H00 - O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, participa na Assembleia Geral para eleição dos novos órgãos sociais da Associação Geoparque Açores. Local: Adeliaçor, rua do Pasteleiro, na Horta. 13H00 - O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, preside ao encerramento no 13.º Curso de Diabetes. Local: Hospital da Horta. 18H00 - O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, preside à sessão de abertura da iniciativa ‘Construir 2030’ na ilha do Pico. Local: Auditório da Madalena, rua 8 de Março.
more
Sessão inaugural da Campanha Açores nos Supermercados El Corte Inglés
Nota de Imprensa
July 2, 2022 Maria João Carreiro considera fundamental apostar na valorização da Marca Açores em território nacional A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, considerou esta sexta-feira que a “valorização da Marca Açores em território nacional é fundamental para o crescimento da economia açoriana e deve ser alvo de reforço continuo”. A governante falava na sessão inaugural da Campanha Açores nos Supermercados El Corte Inglés, em Lisboa, que decorre até ao dia 14 de julho, e que volta a destacar, pelo 7.º ano consecutivo, o melhor da produção regional nos supermercados da cadeia espanhola de grandes armazéns em Lisboa e em Vila Nova de Gaia. De acordo com Maria João Carreiro, esta é uma das muitas iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pelo executivo açoriano numa contínua e reforçada aposta no mercado nacional. “Os consumidores nacionais têm, cada vez mais, valorizado e procurado os nossos produtos e serviços. Há um enorme potencial de crescimento em território continental que importa continuar a reforçar, pelo que a campanha que agora se inicia é uma oportunidade para se promover dezenas de novas referências que se juntam às cerca de três centenas que integram a oferta permanente destes grandes armazéns”, referiu. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, em estreita parceria com o El Corte Inglés Portugal, prevê, ao longo das próximas duas semanas, várias ações em loja, como degustações e showcookings a cargo dos Chefs Renato Cunha e Luís Barradas, em Gaia e Lisboa, nos dias 3 e 8, respetivamente, possibilitando, assim, aos consumidores um melhor conhecimento da produção regional e dos novos produtos em campanha. Além dos supermercados, os produtos dos Açores, com especial destaque para os detentores da Marca Açores, estarão ainda em evidência no espaço de restauração do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia através das jornadas gastronómicas. Estas jornadas acontecem diariamente à hora do almoço, com a integração de um prato típico regional, no habitual menu destes espaços, que foi desenvolvido através da colaboração direta do Chef Pedro Oliveira, da Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA). Atualmente ostentam o selo “Marca Açores – Certificado pela Natureza” mais de cinco mil produtos, serviços e estabelecimentos. A renovação desta Campanha Açores nos supermercados El Corte Inglés de Lisboa e Vila Nova de Gaia, reforça a parceria entre o Governo Regional dos Açores e o El Corte Inglés Portugal, além de consolidar a estratégia de acesso e fidelização dos produtos com o selo Marca Açores no mercado nacional, potenciando o aumento do consumo dos produtos regionais e, consequentemente, um aumento da exportação e da competitividade da economia açoriana.
camera detail
more
Artigo sem Imagem
Agenda
July 1, 2022 Agenda do Governo Regional dos Açores para 2 e 3 de julho SÁBADO E DOMINGO, DIAS 2 E 3: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para estes dias. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular do Portal do Governo dos Açores, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.
more
Declarações aos OCS
Nota de Imprensa
July 1, 2022 António Ventura presidiu à abertura da VII Bio Feira dos Açores O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, presidiu hoje à abertura da VII Bio Feira dos Açores, que decorreu no Pavilhão Multiusos do Parque Multissetorial da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo. Na sua intervenção, António Ventura começou por enaltecer “as potencialidades deste tipo de agricultura”, lembrando que no futuro, todos serão consumidores “deste tipo de produção”. “O nosso compromisso e responsabilidade, com as novas gerações, é apostar numa política pública direcionada para a agricultura e que tenha como objetivo, modos de produção naturais”, afirmou o Secretário Regional, reforçando que é por isso “fundamental sensibilizar os consumidores que ainda não estão sensibilizados”. O governante aproveitou para deixar também uma nota à Bio Azorica, pelo facto de ter “insistido e persistido, junto do poder local e regional”, sensibilizado para a prática do modo de produção biológica. “O Governo Regional, por seu turno, já se demonstrou sensível e assumiu o compromisso de dar continuidade aos Fóruns Bio durante esta legislatura e que têm decorrido por todas as ilhas”, como forma de sensibilização da população. António Ventura lançou, na ocasião, alguns dados relativos ao trabalho do Governo na área, afirmando: “os Açores têm em 2022 uma área de 3.569 hectares de área biológica, com um aumento de 630%, quando comparada a 2019, altura em que havia 560 hectares. Em 2021, havia 2838 hectares, o que corresponde a um aumento de 200%, quando comparada a 2022”. “Os resultados são muito objetivos e estão à vista”, sublinhou António Ventura referindo que “houve ainda um aumento de 100 produtores na área, entre 2019 e 2022, correspondente a um acréscimo de 130%”. O Secretário Regional afirmou ainda que é “um erro os Açores afirmarem-se pela quantidade, antes devem fazê-lo pela sustentabilidade”, reforçando que, este sim, é um trunfo para a Região. “Há muitas oportunidades na ligação à terra”, sublinhou, dizendo que esta é também “uma forma de contrariar o despovoamento nos Açores e a falta de fixação dos jovens”. “A agricultura pode desenvolver outro tipo de negócios nos Açores e existe, nesta área, um potencial enorme”, e fez referência ao “papel fundamental das associações e empresas do sector agrícola regionais”. O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Regional concluiu a sua intervenção deixando a promessa na “continuidade dos apoios majorados, no âmbito do POSEI e do próximo quadro comunitário de apoio, como o PEPAC”.
more
Conferência de imprensa sobre o parque habitacional do Aeroporto de Santa Maria
Nota de Imprensa
July 1, 2022 Criado grupo de trabalho para “desbloquear” constrangimentos no parque habitacional do Aeroporto de Santa Maria O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje a constituição de um grupo de trabalho, constituído por elementos da Vice-Presidência do Governo, Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais e Câmara Municipal de Vila do Porto, com o objetivo de “estudar e esclarecer” as “diversas situações em análise no parque habitacional do Aeroporto de Santa Maria”.  Artur Lima falava esta tarde, em conferência de imprensa, no Auditório do Museu de Santa Maria, sobre o parque habitacional do Aeroporto de Santa Maria. “Vim à ilha de Santa Maria, conhecer no terreno a situação concreta do parque habitacional do Aeroporto de Santa Maria e tentar, na medida do possível, encontrar soluções”, começou por dizer. “São múltiplos os problemas que necessitam de resolução efetiva”, salientou, realçando que “no passado, a responsabilidade sobre a gestão do espaço público e infraestruturas destes bairros gerou alguma discórdia entre Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Vila do Porto”. A par disso, lembrou, o lugar do Aeroporto de Santa Maria foi “classificado como conjunto de interesse público” em 2017, o que implica que eventuais “intervenções a efetuar nos imóveis” daquele parque habitacional “devem obedecer a requisitos específicos”, considerando a salvaguarda do património cultural. Artur Lima sinalizou que “grande parte do parque habitacional” se encontra em “mau estado de conservação” e que existem “espaços públicos ao abandono”. “Existem também constrangimentos, ao nível das infraestruturas de saneamento básico e redes de distribuição de águas”, considerou. Face a este conjunto de questões, o Vice-Presidente do Governo frisou que o que se pretende é “desbloquear as situações referidas” por via do diálogo entre os diferentes intervenientes no processo, para que se possam “promover as intervenções que se exigem nestes bairros de Santa Maria”. “Julgamos que a constituição de um grupo de trabalho, constituído pela Vice-Presidência do Governo, pela Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, e pela Câmara Municipal de Vila do Porto, será fundamental para esclarecer a obrigatoriedade das partes quanto à gestão dos espaços públicos e infraestruturas do parque habitacional”, finalizou.  Atendendo ao “superior interesse dos marienses”, o que importa é definir “soluções construtivas e eficazes” para que sejam “feitas intervenções profícuas nos imóveis”. Na conferência de imprensa, estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, o Diretor Regional da Habitação, Daniel Pavão, o Diretor Regional dos Assuntos Culturais, José Brito Ventura e a coordenadora do Serviço de Ilha, Carla Carreiro.
audio detail
more

HomeMapPortlet