Artigo sem Imagem
Agenda
September 23, 2021 Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de setembro SEXTA-FEIRA, DIA 24: 09H00 - O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reúne-se com a Ministra da Saúde, Marta Temido. Local: Ministério da Saúde, avenida João Crisóstomo, em Lisboa. NOTA: indica-se a hora do continente. 09H00 - O Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, está presente, na Rússia, na Feira Internacional de Construção Naval Civil, Navegação, Atividade Portuária e Exploração dos Oceanos e da Plataforma Continental "Neva". Local: parque de exposições Expoforum, em São Petersburgo. NOTA: indica-se a hora local, mais três do que nos Açores. 09H30 - A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, reúne-se com empresas sediadas no Nonagon para potenciar a criação de networking estratégico. Local: Nonagon - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, rua da Tecnologia K - Épsilon, na Lagoa. 20H30 - A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, participa na sessão de encerramento do EMERGENCE@AÇORES 2021. Local: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande. SÁBADO, DIA 25: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para este dia. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
September 23, 2021 Clélio Meneses destaca “trabalho extraordinário” dos profissionais do Serviço de Apoio ao Doente Deslocado O Secretário Regional da Saúde e Desporto distinguiu hoje, em Lisboa, o “trabalho extraordinário à debilidade da doença em deslocação” que é efetuado pelos profissionais do Serviço de Apoio ao Doente Deslocado.  Clélio Meneses falava após uma visita àquele serviço, onde destacou a sua importância no apoio ao doente deslocado, assim como o desempenho dos seus profissionais, mas onde diz ter constatado que “há grandes dificuldades, algumas delas com alguns anos”, nomeadamente “naquilo que é o modelo, a estratégia e o caminho que esse serviço tem de ter em Lisboa, mas também ao nível de recursos humanos”. “Há um défice de recursos humanos que é significativo e que afeta a própria qualidade do serviço prestado, na medida em que são poucos os profissionais afetos ao serviço”, adiantou. Para além disso, continuou, “existem outros problemas, que por sinal, já estão resolvidos por este Governo, designadamente no que diz respeito ao parque informático, que foi todo remodelado, e também na aquisição de uma nova viatura que preste um serviço adequado, capaz e digno, que neste momento está condicionado”.  “Entendemos que é importante haver uma proximidade deste serviço com a Região, para que, efetivamente, os açorianos que estão deslocados em doença se sintam com as condições de conforto mínimas para atenuar o seu sofrimento”, concluiu o Governante.  A reunião com o Serviço de Apoio ao Doente Deslocado em Lisboa foi a primeira do Secretário Regional da Saúde e Desporto na primeira deslocação ao exterior da Região.  No presente ano já foram apoiados 733 doentes deslocados.
camera detail audio detail
more
Declarações OCS
Nota de Imprensa
September 23, 2021 Escola do Corvo vai ter terapeuta da fala, novo refeitório e salas inovadoras A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, avançou hoje que serão realizadas obras na Escola do Corvo para contemplar a construção de um novo refeitório, serão adquiridos painéis interativos, criadas salas para implementar ambientes educativos inovadores e será ainda aberto concurso para a contratação de um terapeuta da fala. O anúncio foi feito na Escola Mouzinho Silveira, no Corvo, no âmbito das visitas às escolas da Região que a governante tem desenvolvido desde o início do seu mandato, “priorizando contactos de proximidade com toda a comunidade educativa”. De acordo com a governante, “as obras vão dar lugar a um novo refeitório com capacidade para 60 pessoas e a uma sala para apoio de terapia da fala e de psicologia”. A titular da pasta da Educação explicou que o procedimento para a obra “já está a decorrer, em articulação com a Secretaria das Obras Públicas e Comunicações”. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, Sofia Ribeiro explicou que serão adquiridos painéis interativos para todas as salas de aula, “que permitirão a partilha de vários conteúdos, com uma qualidade de imagem e som muito superior à tradicional projeção”. A Secretária da Educação confirmou ainda que o Governo Regional vai adquirir mobiliário modular, “indicado para a criação de Ambientes Educativos Inovadores que permitirão aos professores gerir, de forma rápida e simples, diferentes dinâmicas no espaço de sala de aula”. “Tanto os painéis interativos como os ambientes educativos inovadores serão instalados em todas as escolas da Região, mas o Governo quer iniciar esta aposta educativa no grupo ocidental, ainda neste ano”, acrescentou. Já tinha sido anunciado que este ano letivo arrancou com novos equipamentos, “mais do que duplicando a capacitação das escolas da Região” e, de acordo com a Secretária da Educação, “a escola do Corvo recebeu 23 computadores portáteis e receberá nos próximos dias 16 tablets”. Durante a visita, Sofia Ribeiro avançou ainda a contratação de um técnico de terapia da fala, “para acompanhar várias situações já diagnosticadas pela escola e que carecem de orientação profissional, numa clara aposta de reforço das equipas multidisciplinares, em prol dos alunos”. Recorde-se que a Secretária Regional da Educação se havia comprometido com a colocação em quadro de mais de 200 trabalhadores não docentes nas escolas da Região, até então em situação precária, abrangendo assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos superiores e técnicos de informática.
more
“Conversas da Diáspora” - cartaz
Nota de Imprensa
September 23, 2021 Conversas da Diáspora com comunicação social dos EUA e Canadá A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, um novo ciclo da iniciativa “Conversas da Diáspora”, desta feita dedicadas a órgãos de comunicação social (OCS) que servem as comunidades de emigrantes açorianos e seus descendentes nos Estados Unidos da América e Canadá.   Depois das duas primeiras temporadas desta iniciativa terem abordado e destacado as Casas dos Açores espalhadas pelo mundo e os 19 conselheiros que integram o Conselho da Diáspora Açoriana, órgão consultivo do Governo dos Açores, as Conversas da Diáspora irão agora dar a conhecer os OCS das comunidades açorianas, abordando os seus desafios e o importante papel que desempenham na América do Norte. Este novo ciclo das Conversas da Diáspora vai para o ar no dia 27 de setembro, com a primeira sessão a juntar os órgãos de comunicação Portuguese Times, O Jornal, Rádio Voz do Emigrante e a Rádio WJFD, todos do Estado de Massachusetts.  Na semana seguinte, a 4 de outubro, a Rádio CIRV, o Correio da Manhã Canadá TV, o jornal Sol Português e o programa Gente da Nossa TV, todos sedeados na cidade de Toronto, são os convidados da segunda sessão.  Da província canadiana do Ontário as Conversas da Diáspora viajam até ao estado americano da Califórnia, no dia 11 de outubro, para dar a conhecer o jornal ThePortuguese Tribune, o programa Portuguese BeyondBorders Institute da Rádio KGST, as Rádios Lusalândia e Portugal USA, do grupo Diáspora Media Group, Inc, e as Rádios KSQQ, KLBS e KQLB. A quarta sessão, agendada para 18 de outubro, terá como convidados o jornal Lusopresse e LusaQ TV, o jornal O Açoriano, o semanário A Voz de Portugal e a Rádio Centre-Ville, todos da província do Quebeque, no Canadá.  A última sessão reunirá, no dia 25 de outubro, a revista Magazine A Praça (Rhode Island, EUA), o Luso-Americano Newspaper (Nova Jérsia, EUA), o programa Portuguese in Manitoba, da Rádio CKJS (Manitoba, Canadá) e as rádios BC e CHMB (Columbia Britânica, Canadá).   As Conversas da Diáspora são uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo dos Açores, realizadassemanalmente às segundas-feiras, pelas 18h30 dos Açores, através de transmissões em direto na página oficial da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook.    O Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, conduz estas sessões com os diretores da comunicação social das comunidades açorianas da América do Norte.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
September 23, 2021 Comunicado da Autoridade de Saúde Regional Últimas 24 horas: Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 12 novos casos positivos de covid-19 nos Açores, nove em São Miguel e três no Faial, resultantes de 1.391 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado. Em São Miguel. cinco dos casos foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária, três são referentes a rastreio em massa nas escolas e um foi registado a viajante não residente, com resultado positivo à chegada. Por concelhos, na Lagoa foram diagnosticados quatro novos casos (três em Santa Cruz e um em Nossa Senhora do Rosário), a Ribeira Grande regista três novos casos (Santa Bárbara, Porto Formoso e Pico da Pedra) e Ponta Delgada tem dois novos casos (São José e Relva). No Faial há três novos casos (Angústias, Flamengos e Matriz), cuja origem está por aferir. Recuperações: Recuperaram oito pessoas nos Açores, seis em São Miguel e duas no Pico. Em São Miguel as recuperações ocorreram nos seguintes concelhos: três na Lagoa (dois no Cabouco e um em Nossa Senhora do Rosário), dois em Ponta Delgada (Arrifes e São José) e um na Ribeira Grande (Matriz). No Pico, houve duas recuperações no concelho e Vila da Madalena. Internamentos: Nos hospitais da região, estão seis pessoas internadas, quatro no Hospital do Divino Espírito Santo em São Miguel (um em cuidados intensivos), um no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (em cuidados intensivos) e um no Hospital da Horta (em cuidados intensivos). Cadeias de Transmissão: Estão ativas nove cadeias de transmissão em todo o arquipélago, sendo seis na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico.  Em vigilância ativa estão 212 pessoas. Situação atual: Açores registam presentemente 114 casos positivos ativos, sendo 74 em São Miguel, 18 no Faial, 17 na Terceira e cinco no Pico. Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.916 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.586 pessoas. Um total de 94 saíram do arquipélago, 80 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 42 faleceram.
attachment detail
more

HomeMapPortlet