28 de Novembro 2025 - Publicado há 4 horas e 45 minutos
Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dinamiza oficinas criativas de moda sustentável 
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, participou no lançamento de um ciclo de oficinas criativas de moda sustentável, no âmbito da 16.ª Semana dos Resíduos dos Açores, integrada na 17.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo. 

Alonso Miguel referiu que “nos Açores, devido à localização geográfica, às especificidades arquipelágicas e à exiguidade do território, são enfrentados desafios acrescidos e sobrecustos significativos relativamente ao transporte, gestão e tratamento de resíduos”. 

O Secretário Regional realçou que “a gestão de resíduos e a promoção da economia circular são matérias prioritárias para o Governo Regional, sendo que um dos principais objetivos da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática consiste em desenvolver soluções inovadoras para assegurar a redução da produção resíduos e um modelo de gestão sustentável, sobretudo relativamente às tipologias que representam maiores desafios, como os têxteis”. 

Foi nesse contexto, de procura contínua de novas soluções, que surgiu o projeto INTERREG MAC — TEXTIL: Tecendo um Futuro Sustentável, que conta com uma dotação financeira de cerca de 200 mil euros para implementar medidas nos Açores, entre 2025 e 2027. 

Alonso Miguel explicou que “este projeto tem como objetivo impulsionar a economia circular no setor têxtil, reduzir as importações e a dependência de têxteis não sustentáveis, promovendo a reutilização, a reciclagem e a gestão eficiente de resíduos têxteis em regiões da Macaronésia, designadamente nos Açores, Madeira, Canárias e países africanos parceiros”. 

O Secretário Regional sublinhou que “na prática, o projeto pretende promover a transição para um modelo de produção e de consumo mais sustentável, reduzindo a fração de resíduos têxteis incinerados ou depositados em aterro, e incentivando a sua reutilização e reciclagem através de soluções tecnológicas, de criatividade e de uma gestão e cooperação adaptadas ao contexto regional”. 

O governante revelou ainda que “este projeto, de grande relevância para a Região, envolve governos regionais e locais, o meio académico, com a participação de diversas universidades, como a Universidade os Açores, de Las Palmas de Gran Canaria, de La Laguna, em Tenerife, de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, entre outros centros tecnológicos. Inclui ainda organizações da sociedade civil e ONGs, como a AJITER e a Fundação Gaspar Frutuoso, bem como a Câmara de Comércio e Indústria da Madeira”. 

Alonso Miguel destacou que “é preciso agir, inovar e mudar hábitos. Na realidade, a gestão dos resíduos têxteis não é apenas uma responsabilidade dos governos, das empresas ou das indústrias da moda. É uma responsabilidade coletiva, mas também individual, de cada um de nós, que começa com pequenas ações no dia a dia”. 

“No âmbito deste projeto, e no contexto da 16.ª Semana dos Resíduos dos Açores, tem agora início um ciclo de 10 oficinas criativas sobre moda sustentável e de sensibilização ambiental, que decorrerão em todas as ilhas dos Açores, bem como online, pretendendo mostrar de que forma os resíduos têxteis que podem ganhar nova vida”, vincou.

O governante com a tutela do Ambiente referiu que “o objetivo é estimular a criatividade, a motivação e o espírito crítico dos participantes, demonstrando que é possível transformar roupas usadas em novos produtos, criar moda sustentável, ou simplesmente prolongar a vida de peças de vestuário e acessórios de moda”. 

Sob a coordenação da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, a 17.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre entre 22 e 30 de novembro, em simultâneo com a 16.ª Semana dos Resíduos dos Açores, subordinada ao tema “Liga o valor, desliga o resíduo”, tendo por objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da redução de resíduos e promover a adoção de práticas mais sustentáveis, fomentando a circularidade. 

Alonso Miguel revelou que “durante esta semana, nos Açores, serão promovidas 114 ações de sensibilização, das quais 20 no Pico, 23 em São Miguel, 12 na Terceira, 14 no Faial, nove em Santa Maria, 10 na Graciosa, nove em São Jorge, 12 Flores e cinco no Corvo, abrangendo as cinco áreas temáticas da iniciativa, designadamente: Ações de limpeza; Reutilização e preparação para reutilização; Prevenção e redução na fonte; Triagem e reciclagem de resíduos; e ainda área de foco temático, dos Resíduos de Equipamentos elétricos e eletrónicos. 

Alonso Miguel referiu ainda que “na Região, participam 143 entidades, entre entidades da administração pública, autarquias, empresas privadas, entidades gestoras e operadores de resíduos, estabelecimentos de ensino, associações e organizações não governamentais do ambiente e, também, cidadãos a título individual”. 

“Estas ações, desenvolvidas a nível regional, têm como principal objetivo sensibilizar para a correta gestão dos resíduos, dar a conhecer os destinos adequados e promover a prevenção e redução na origem, contribuindo, assim, para minimizar a produção de resíduos em cada ilha”, concluiu.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Partilhar