Trabalhos científicos relacionados com Edifícios

Pavimentos em Betão - Patologias correntes e medidas de prevenção (2015)
"Os pavimentos em betão são elementos construtivos que integram um grande número de obras em edifícios correntes, tais como armazéns industriais e parques de estacionamento, assim como edifícios de habitação multifamiliar, moradias e garagens, entre outras. A sua importância é, por vezes, menorizada face a outros elementos estruturais, uma vez que no meio técnico é corrente assumir-se que, pelo facto de ser um elemento apoiado continuamente em toda a sua extensão, não implica uma maior atenção tanto ao nível do seu dimensionamento como ao nível da sua execução.
Assim, pretende-se com este relatório não só alertar para um maior cuidado a ter em fases prévias de estudo e conceção, como mostrar algumas das patologias mais correntes que surgem após a construção e entrada em serviço destes elementos construtivos. Mostram-se neste documento algumas práticas a nível de projeto e de execução que podem ajudar à mitigação dos problemas atrás referidos..
"

 

Juntas de pavimentos industriais de betão simples (2010)
"Os pavimentos industriais de betão simples são, em geral, formados por lajes rectangulares ou quadradas separadas por juntas de comportamento e estão sujeitos a tensões devido a diversas causas, tais como a retracção do betão na fase de cura, retracções e dilatações causadas por variações térmicas ou higrométricas, deformações e cargas, sejam elas estáticas (cargas distribuídas ou pontuais, como as de prateleiras) ou móveis (empilhadores com rodas
pneumáticas ou rígidas).
A função das juntas é a de permitir, por um lado, os movimentos de retracção e dilatação do betão sem causar danos estruturais e, por outro lado, garantir a durabilidade dos pavimentos, permitindo também a adequada transferência de carga entre lajes contíguas.
Como as juntas representam pontos sensíveis dos pavimentos de betão, quando não são devidamente dimensionadas e executadas, podem ocorrer danos estruturais caso não permitam a transferência de esforços entre lajes contíguas ou, se existir deficiência de selagem, a entrada de materiais incompressíveis originará esforços localizados e a rotura pontual dos bordos das juntas.
No entanto, as juntas são elementos de importância vital ao pavimento na fase de construção, possibilitando por exemplo a betonagem faseada do pavimento, e também na fase de utilização, criando pontos “enfraquecidos” que permitem os movimentos de retracção e de dilatação do betão."