Avaliação e reforço de edifícios existentes de alvenaria e aplicação do programa 3MURI

 

Data de realização: 
9, 10 e 11 de setembro de 2024

Local: 
Laboratório Regional de Engenharia Civil

Formato:
Presencial

Organizado por:
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil
 

ENQUADRAMENTO

A reabilitação tem estado na ordem do dia nos últimos anos, e tornou-se ainda mais presente atendendo ao novo enquadramento regulamentar: Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019 e Portaria n.º 302/2019. No referido Decreto-Lei são definidas as situações em que a reabilitação de edifícios fica sujeita à elaboração de um relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica (RAVS) e ao eventual reforço dos edifícios. Estes estudos devem ser desenvolvidos de acordo com as normativas europeias para a avaliação da segurança sísmica de estruturas existentes. 
Esta ação de formação pretende dar a formação necessária para a avaliação de edifícios existentes de alvenaria tendo em conta o novo enquadramento regulamentar, nacional e europeu. Para além dos fundamentos teóricos, a formação terá uma componente prática que envolverá a modelação e análise em regime não-linear de um edifício simples de alvenaria, a avaliação da segurança sísmica da estrutura e a definição de intervenções de reforço.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Formação necessária para o reforço sísmico de edifícios de alvenaria, tendo em conta o novo contexto regulamentar (Eurocódigo 8, Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019 e Portaria n.º 302/2019) e envolvendo os seguintes domínios:

  • Avaliação da segurança estrutural de edifícios antigos de alvenaria, com enfoque ao recurso a análises estáticas não lineares;
  • Aplicação da Parte 3 do Eurocódigo 8 na avaliação da segurança sísmica de estruturas existentes;
  • Dimensionamento de intervenções de reforço para edifícios de alvenaria;
  • Componente prática – modelação e análise em regime não-linear de um edifício simples de alvenaria, avaliação da segurança sísmica e definição de intervenções de reforço. Desenvolver-se-ão análises estáticas não lineares com recurso a programas comerciais.

METODOLOGIA
A ação de formação inclui os fundamentos teóricos e práticos necessários para a avaliação da segurança sísmica da estrutura e a definição de intervenções de reforço de edifícios de alvenaria tendo em conta o novo contexto regulamentar.

DURAÇÃO
22 horas

DESTINATÁRIOS
Ação de formação dedicada a engenheiros civis e outros técnicos que pretendam aprofundar conhecimentos no domínio do projeto de reforço sísmico de estruturas de alvenaria.

PROGRAMA
9 de setembro – Das 9h às 18h
Regulamentação: Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019, Portaria n.º 302/2019 e Parte 3 do Eurocódigo 8.
Avaliação sísmica de edifícios existentes de alvenaria segundo a Parte 3 do Eurocódigo 8: Metodologias de inspeção de estruturas de alvenaria (caracterização da geometria, materiais, disposição construtivas), métodos de análise, modelação estrutural e verificação da segurança sísmica.
Componente prática – Modelação numérica e início da avaliação sísmica de um edifício de alvenaria recorrendo a análises estáticas não lineares (análise global), com recurso a programas comerciais.

10 de setembro – Das 9h às 13h
Componente prática – Continuação da avaliação global sísmica de um edifício de alvenaria recorrendo a análises estáticas não lineares e desenvolvimento de análises locais. Verificações de segurança. Análise de sensibilidade. Discussão.

10 de setembro – Das 14h às 18h
Intervenções de reforço: Soluções de reforço estrutural para edifícios de Alvenaria.
Componente prática – Início: definição de intervenções de reforço

11 de setembro – Das 9 às 16h 
Componente prática – definição de intervenções de reforço, modelação e análise em regime não-linear do edifício de alvenaria reforçado com programas comerciais.
Discussão final

INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES

  • O preenchimento da ficha de inscrição é obrigatório;
  • A inscrição na ação de formação só é validada após o correto preenchimento do formulário de inscrição e pagamento da mesma, no valor de 150,00€, quando aplicável;
  • Após o pagamento, agradece-se o envio de comprovativo para o endereço [email protected], com indicação do nome completo do participante;
  • A inscrição inclui documentação do respetivo módulo e certificado de participação;
  • O número de participantes na ação é limitado.

FORMADORES
Profª Rita Bento