Introdução à fotogrametria para apoio à inspeção e projeto de reabilitação de edifícios

 

Data de realização: 
11 a 13 de junho de 2024

Local: 
Laboratório Regional de Engenharia Civil

Formato:
Presencial

Organizado por:
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil
 

ENQUADRAMENTO
As novas tecnologias, sobretudo do domínio digital, estão cada vez mais presentes no dia a dia das atividades ligadas ao projeto e construção de edifícios, quer sob a forma de software, quer sob a forma de equipamentos de gestão e controlo.
Esta evolução tem levado à democratização do uso de algumas dessas ferramentas que, até há poucos anos, eram de acesso difícil e com custos muito elevados.
Também na inspeção e caracterização de edifícios existentes, tendo como objetivo a sua reabilitação, tem havido significativos avanços, sendo cada vez mais divulgado o uso de técnicas de fotogrametria e laserscan para o levantamento geométrico e do estado de conservação, com recurso a técnicas e software de acesso livre ou pouco oneroso, exigindo, naturalmente, que os técnicos dominem, não só as ferramentas e os equipamentos, mas desenvolvam também a necessária competência de análise crítica para o melhor aproveitamento dos resultados em fase de projeto.
Só uma abordagem teórica sucinta, mas direcionada especificamente para a reabilitação e para os seus técnicos, acompanhada de uma formação prática com um caso de estudo concreto, podem contribuir para uma rápida apropriação destas metodologias e para que a sua utilização a várias escalas (do conjunto edificado ao detalhe construtivo, passando pelo edifício e pela fachadas seja uma mais valia, da sua utilização.
Nesta formação, estão previstas 3 etapas: 
i)    Abordagem teórica de técnicas expeditas de fotogrametria e laser scan no domínio do projeto de reabilitação de edifícios; 
ii)    Inspeção de um edifício selecionado, com complexidade geométrica e em mau estado de conservação, com recolha criteriosa de imagens, com equipamentos de fotografia ou vídeo correntes;
iii)    Tratamento, em gabinete, da informação recolhida in loco, para produção de modelos 3D, vistas 2D ortogonalizadas e manipulação de nuvens de pontos para análises de altimetria, de deformação de elementos construtivos e de defeitos de superfícies.
O curso inclui, também, uma breve análise e discussão das anomalias observadas no edifício em estudo e das suas possíveis causas e estratégias de intervenção.

OBJETIVOS
Dotar os participantes de conhecimentos gerais sobre as técnicas de fotogrametria e sobre os métodos de sua aplicação expedita às tarefas de caracterização e inspeção de edifícios para projetos de reabilitação, sobretudo em situações de geometria complexa.
Para atingir estes objetivos o curso terá uma forte componente prática, quer de recolha de imagens no exterior devidamente planeadas, quer do seu posterior tratamento em gabinete de modo a obter a informação desejada.
No final do curso os participantes saberão utilizar, de forma básica mas operativa, diversos tipos software, sobretudo de acesso livre ou custo moderado, para a realização dos seus projetos com o apoio de fotogrametria.

DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a projetistas, licenciadores, investigadores, técnicos especializados no domínio do da construção e reabilitação de edifícios, decisores, fiscalizações, empreiteiros e donos de obra que pretendam uma maior proximidade com estas matérias, bem como a todo o público interessado.

METODOLOGIAS
Serão utilizados no desenvolvimento desta ação de formação os seguintes métodos pedagógicos:

  • Método expositivo com debate;
  • Trabalho de campo;
  • Sessões de tratamento digital da informação;
  • Apresentação e discussão de casos de estudo.

INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES

  • O preenchimento da ficha de inscrição é obrigatório;
  • A inscrição na ação de formação só é validada após o correto preenchimento do formulário de inscrição e pagamento da mesma, no valor de 150,00€, quando aplicável;
  • Após o pagamento, agradece-se o envio de comprovativo para o endereço [email protected], com indicação do nome completo do participante;
  • A inscrição inclui documentação do respetivo módulo e certificado de participação;
  • O número de participantes na ação é limitado.

DURAÇÃO
O curso terá uma duração total de 19h00.

FORMADORES
Prof. Doutor José António Raimundo Mendes da Silva - Professor Associado de Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra
Prof. Doutor Ricardo Manuel dos Santos Ferreira de Almeida - Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Viseu