Curso II - Avaliação e Reforço Sísmico de Estruturas de Betão Armado e Alvenaria

 

 

Data de realização: 01 e 02 de junho de 2023
Local: Laboratório Regional de Engenharia Civil
Formato: Formação presencial e online
Organizado por: Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil
 

Enquadramento

A reabilitação de edifícios tem vindo a consolidar a sua posição no domínio das estratégias de gestão do edificado em Portugal. As presentes ações de formação visam desenvolver competências técnicas de avaliação e reabilitação sísmicas de edifícios existentes, no âmbito do Decreto-Lei 95 de 2019.
Este decreto-lei tornou necessária, na generalidade das intervenções de reabilitação em edifícios, a
avaliação da vulnerabilidade sísmica da estrutura e, em função desta, a elaboração de um projeto de
reabilitação sísmica adequado. Tanto a avaliação como o projeto terão por base a Parte 3 do Eurocódigo 8 (EC8-3) introduzidos no quadro legal nacional pelo Despacho Normativo 21 de 2019.
Julgou-se importante subdividir o tema geral “Avaliação e reforço sísmico de estruturas de betão armado e alvenaria” em dois cursos, que, embora estejam coordenados entre si, possibilitam a frequência de apenas um deles. O Curso 1 tem o tema “Estruturas e sismos: conceitos básicos e avaliação de edifícios existentes”, e o Curso 2 o tema “Análise e reabilitação sísmica de estruturas de betão armado e alvenaria”.

Destinatários
Destina-se a profissionais de Arquitetura, Engenharia, Construção

Inscrições e Condições
 A inscrição na ação de formação só será considerada definitiva mediante a submissão da Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, e o pagamento de 100€. Após a inscrição, os formandos recebem por email os dados para efetuarem o pagamento. Após o pagamento, agradece-se o envio de comprovativo para o email [email protected], com indicação do nome completo do participante.
A inscrição inclui documentação do respetivo módulo e certificado. O número de participantes na ação é limitado.
 

Metodologia  
Como se referiu, os dois cursos estão coordenados entre si, mas pode-se frequentar apenas um deles. Será utilizado um método expositivo em que a apresentação de conteúdos é acompanhada de exemplos ilustrativos dos conceitos, modelos e métodos abordados. A exposição será aberta à discussão, incentivando-a, e incluirá a análise e debate das questões colocadas pelos participantes. 

Objetivos gerais
Pretende-se dotar os participantes de conhecimentos sobre a avaliação e reabilitação sísmica no âmbito do novo quadro legal nacional. A formação segue a abordagem do EC8-3, focando-se em
estruturas de alvenaria e estruturas de betão armado. Cobre a avaliação da vulnerabilidade sísmica, incluindo os procedimentos simplificados desenvolvidos pelo LNEC, as regras básicas de conceção
sismo-resistente e o projeto de reabilitação sísmica. 

Duração
O curso terá uma duração total de 12h, presencial e on-line 

Formadores
Ricardo Costa (Universidade de Coimbra)
Daniel Oliveira (Universidade do Minho)
Paulo Providência (Universidade de Coimbra)
Anísio Andrade (Universidade de Coimbra)