REDES

A participação em redes temáticas de Investigação & Desenvolvimento Europeias relevantes para o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e o envolvimento da região no Espaço de Investigação & Inovação Europeu possibilitará ampliar e promover as iniciativas e ações de networking de cariz internacional. Através da participação do FRCT, enquanto mediador e promotor junto dos stakeholders regionais e do SCTA, pretende-se usufruir de novas oportunidades de financiamento e integrar novos projetos, quer no Horizonte 2020, quer no futuro Horizonte Europa. 

 

Prima

PARTNERSHIP FOR RESEARCH AND INNOVATION IN THE MEDITERRANEAN AREA

Responsive Image
A rede PRIMA, estabelecida em Barcelona, visa a cooperação euro mediterrânica. Esta parceria centra-se nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos e apresenta a gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo, os sistemas agrícolas sustentáveis e a cadeia de valor alimentar no desenvolvimento regional e local mediterrânico como os seus pilares. Nesta rede participam Estados-Membros da União Europeia, países associados ao Horizonte 2020, países parceiros mediterrânicos em posição de igualdade (copropriedade, cogestão e cofinanciamento) e a Comissão Europeia (art.185 TFUE).

ERRIN

EUROPEAN REGIONS RESEARCH AND INNOVATION NETWORK

Responsive Image
A rede informal ERRIN visa a colaboração regional transnacional. É uma plataforma estabelecida em Bruxelas, com mais de 125 organizações regionais de 22 países europeus, a maioria dos quais representados em Bruxelas. Os seus membros são principalmente autoridades regionais, universidades, organizações de investigação, câmaras de comércio e clusters. Com a adesão dos Açores à ERRIN, através do FRCT, será possível estabelecer sinergias, aos mais variados níveis e ter a possibilidade de integrar os 13 grupos de trabalho internacionais orientados por especialistas. Potenciando, desta forma, a participação e integração de stakeholders açorianos em projetos europeus nas várias temáticas pertinentes para a RAA, nomeadamente, o mar, as smart cities, a energia e o clima, o turismo, a bioeconomia e a inovação e o investimento.

EUROCEAN

EUROPEAN CENTRE FOR INFORMATION ON MARINE SCIENCE AND TECHNOLOGY

Responsive Image
EurOcean tem como objectivo fornecer informações sobre temas relacionados com a ciência e a tecnologia marinha na Europa, com prioridade em dois domínios principais: infraestruturas de investigação marinha e informação sobre investigação, tecnologia e desenvolvimento na Europa. A EurOcean contribui para as iniciativas que visam a implementação de um Espaço Europeu de Investigação Marinha e de uma política marítima europeia.

NEREUS

NETWORK OF EUROPEAN REGIONS USING SPACE TECHNOLOGIES

Responsive Image
Network of European Regions Using Space Technologies é uma iniciativa de várias regiões de toda a Europa, com enfoque na utlização das tecnologias espaciais. A rede visa explorar os benefícios das tecnologias espaciais para as regiões e para os cidadãos, e para divulgar as suas aplicações.

ECSA

EUROPEAN CITIZEN SCIENCE ASSOCIATION

Responsive Image
European Citizen Science Association (ECSA) é uma associação sem fins lucrativos criada para incentivar o crescimento do movimento da Ciência-Cidadã na Europa. Esta associação conta com mais de 200 membros individuais e organizacionais de mais de 28 países da União Europeia. Desde junho de 2013, data que marca o inicio da  ECSA, a rede tem crescido de forma exponencial, passando de uma rede informal de investigadores e comunicadores, para a rede de referência europeia em iniciativas na temática da Ciência-Cidadã que é atualmente.