Telefone:
Fax:

Concurso de Doutoramento 2023

Bolsas em ambiente não académico

A Vice-Presidência do Governo Regional, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), abre concurso para atribuição de 5 Bolsas de Investigação para Doutoramento em ambiente não académico, ao abrigo do Regulamento Geral de Bolsas de Investigação do FRCT (RGB) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI), nas suas atuais redações.

Este concurso destina-se a candidaturas específicas para bolsas de investigação cujos planos de trabalho decorram total ou parcialmente em entidades não académicas, designadamente em Empresas, Laboratórios Colaborativos, Centros de Tecnologia e Inovação, Centros de Interface Tecnológico, ou Entidades do Terceiro Setor. 

Sublinha-se que, no entanto, as atividades de investigação devem ser articuladas com entidades académicas, promovendo-se a cooperação institucional.

O enquadramento das candidaturas com a Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente da Região Autónoma dos Açores 2022-2027 (RIS3 Açores) constitui uma condição de admissibilidade obrigatória para este concurso.

No sentido de assegurar uma maior abrangência científica, o presente concurso é aberto para todas as áreas científicas, atendendo às orientações do sistema de Classificação de Domínios Científicos e Tecnológicos “Revised classification of Fields of Science and Technology (FOS)” do manual Frascati. 

São objetivos genéricos do concurso, o entendimento do conceito de interdisciplinaridade, sendo condição indispensável que os/as candidatos/as façam o exercício de relacionar o enquadramento RIS3 com as áreas Frascati dos Domínios Científicos e Tecnológicos dos seus projetos

A apresentação das candidaturas é efetuada através da submissão eletrónica do formulário disponibilizado no sítio da Internet com o endereço idia.azores.gov.pt, entre 15 de março e 17 de abril de 2023, até às 17h00 (UTC -1h, hora dos Açores).