

No âmbito do projeto LIFE Natura@Night, que tem como objetivo reduzir a poluição luminosa que afeta os arquipélagos da Macaronésia e mitigar os seus impactos em espécies com hábitos noturnos, nomeadamente algumas espécies de aves marinhas nidificantes, a Direção Regional de Políticas Marítimas criou a Campanha SOS Aves Marinhas.
A poluição luminosa é uma das principais ameaças para algumas aves marinhas nos Açores, principalmente quando os juvenis abandonam os seus ninhos. Estas aves, da ordem dos procelariiformes, tem hábitos noturnos em terra, orientam-se pelas estrelas e são atraídas e encandeadas pelas luzes de iluminação pública e privada, o que pode resultar na sua colisão com edifícios, veículos e linhas elétricas. Esta ameaça tem se tornado cada vez mais preocupante devido ao aumento do desenvolvimento e ocupação de áreas costeiras das ilhas onde as espécies nidificam.
Encontrou uma ave marinha e não é um cagarro?
Registe, neste formulário e entregue-a num Parque Natural da sua ilha ou no Posto de GNR mais perto de si!

Campanha S.O.S. Aves Marinhas
Uma nova campanha de conservação que vai complementar a campanha S.O.S Cagarro, abrangendo as outras espécies de aves marinhas afetadas pela poluição luminosa nos Açores.

Poluição Luminosa
Uma das principais ameaças para animais noturnos, inclusivamente as espécies de aves marinhas pelágicas que nidificam nos Açores.

Espécies alvo
Venha conhecer as espécies de aves marinhas nidificantes afetadas pela poluição luminosa nos Açores.

Sensibilização e materiais de divulgação
Fichas, jogos, vídeos, músicas, etc.

Projeto LIFE Natura@Nght
Saiba mais sobre o projeto que visa reduzir a poluição luminosa na região da Macaronésia.