Investimentos PRR nos Açores: 3 anos de Resultados
1

Decorreu a 20 de novembro, na Ilha do Pico, o evento que assinalou os três anos de resultados dos investimentos do PRR nos Açores.

O evento, que contou com a participação de Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, permitiu destacar as principais realizações do PRR nos Açores, revelando-se também uma oportunidade para testemunhar os impactos destas intervenções em várias das áreas mais relevantes para a Região.

A sessão de abertura do evento contou com as intervenções de Duarte Freitas, Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, e de Manuel Castro Almeida. Duarte Freitas teve oportunidade de destacar a importância da execução do PRR para a Região, plasmada como prioridade assumida pelo Governo dos Açores nos vários documentos orçamentais, salientando as várias medidas adotadas em linha com este objetivo. Manuel Castro Almeida destacou a excelente da execução nos Açores, colocando a Região na liderança nacional, alertando, ainda assim, que o trabalho mais exigente se aproxima atendendo ao aproximar do prazo de conclusão dos investimentos. Destacou ainda as várias medidas adotadas pelo Governo da República para agilizar a execução dos investimentos do PRR e garantir o total aproveitamento dos fundos disponíveis.

O primeiro painel da sessão, dedicado aos três anos de resultados, ficou a cargo de Nuno Melo Alves, Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, e de Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal. Nuno Melo Alves congratulou-se com a evolução registada, destacando que neste momento já começam a ser visíveis de forma mais tangível os impactos dos investimentos em curso, salientando, no entanto, que é fundamental continuar a dinâmica de execução. Fernando Alfaiate apresentou um breve ponto de situação do cumprimento de marcos e metas a nível nacional, fazendo o comparativo com a situação regional, e relembrando 72% dos marcos e metas do PRR Açores se encontram previstos para o nono e décimo pedido de pagamento, reforçando a necessidade de que todos os concursos serem lançados até ao final de 2024 e de ser avaliada a efetiva capacidade de concretização dos investimentos, no pressuposto de que a data limite para cumprimento das metas é de final de junho de 2026.

O segundo momento da sessão contou com os testemunhos dos impactos das intervenções do PRR nos Açores em três painéis distintos. No primeiro, relativo ao impacto na proximidade ao cidadão, foram abordados os investimentos na saúde, educação e na modernização da administração pública, contando com os contributos de Mónica Seidi, Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Rui Espínola, Diretor Regional da Educação e Administração Educativa e Ana Laranjeira, Coordenadora da Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública. Foram, de seguida, abordados os impactos nas áreas sociais, nomeadamente na solidariedade social, através dos investimentos em ERPIs, nas respostas para idosos, através do projeto Novos Idosos, e na qualificação profissional. Participaram no painel Andreia Vasconcelos, Diretora Regional da Solidariedade Social, Renato Medeiros, Diretor Regional da Qualificação e Emprego, e Alexandra Menezes, da Estrutura de Missão para a Promoção de Respostas Sociais para Idosos. O último tema contou com a participação de Pedro Azevedo, Diretor Regional das Obras Públicas, e Susete Amaro, Adjunta do Secretário Regional do Mar e das Pescas, tendo sido focado nos impactos ao nível da mobilidade e conhecimento, nomeadamente no investimento na rede viária regional e no cluster mar dos açores, onde a importância da aquisição do navio de investigação e do Tecnopolo MARTEC foram salientadas.

A Sessão de Encerramento ficou a cargo de Nuno Melo Alves, onde foi uma vez mais reforçada a importância de manter a dinâmica de execução dos investimentos em cursos, com o desejo de, no próximo evento anual, os investimentos se encontrarem próximos da sua conclusão para o alcance dos marcos e metas a definidos para a Região.

O evento contou com transmissão no canal de Youtube do Governo dos Açores, estando disponível aqui.

Antes do evento, Manuel Castro Almeida teve oportunidade de conhecer, no terreno, alguns dos principais investimentos em curso nas ilhas do Pico e do Faial.