- PRR - Plano de Recuperação e Resiliência - Investimento C07-i05
ACORES-07-2756-FEDER-000010 Intervenção nos circuitos logísticos terrestres de São Jorge – Reabilitação e Beneficiação de um troço da Estrada Regional Nº 1-2ª, no ramal de acesso á Fajã do Ouvidor
Cofinanciado por:
Custo Total Elegível: 601.121,50€
Comparticipação FEDER : 510.953,28€
Objetivo principal da operação:
Aumentar a eficiência e a segurança na mobilidade terrestre de mercadorias e de passageiros
Descrição da operação:
O troço a intervencionar, nos circuitos logísticos terrestres da ilha de S.Jorge, tem uma extensão total de 3.346m, com início junto ao entroncamento com a ER nº1-2ª e termina no acesso ao porto da Fajã do Ouvidor. O troço compreende 2 tipos de traçado, sendo o primeiro com cerca de 2.800 metros um traçado de montanhaque se caracteriza por possuir inclinações da ordem dos 10%, e curvas de raio reduzido e a existência de 3 lacetes. A largura deste troço varia entre os 4,5 metros e os 5.5 metros em reta.
O segundo troço, com cerca de 550 metros, desenvolve-se em zona urbana com larguras variáveis, dispõe de diversos acessos particulares e alguns entroncamentos com estradas municipais.
Prevê-se manter as características geométricas da via, sendo que, sempre que possível, serão corrigidos alguns parâmetros de traçado. Está prevista a execução de um muro em betão ciclópico e saneamento para estabilização do solo, junto ao PK 0+675, conforme indicação do estudo geológico e geotécnico desenvolvido pelo LREC. Estão previstos 3 arranjos paisagísticos, sendo um ao PK 1+700, onde existe um miradouro sobre a Fajã do Ouvidor, outro, entre o PK 2+850 e o PK 2+295, transformando o local num largo com pavimento em pedra de calçada reaproveitada das valetas existentes e outro em frente á igreja, onde está prevista a execução de pavimento em pedra reaproveitada das valetas.
Fotografias: