- PRR - Plano de Recuperação e Resiliência - Investimento C07-i05
ACORES-14-62G6-FEDER-000005 - Empreitada de Proteção Costeira na Fajã João Dias, ilha de São Jorge
Cofinanciado por:
Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19.
Designação do Projeto: Empreitada de Proteção Costeira na Fajã João Dias, ilha de São Jorge
Código do Projeto: ACORES-14-62G6-FEDER-000005
Objetivo Principal: A operação tem como objetivo salvaguardar a segurança de pessoas e bens, em face de se verificarem alguns fenómenos de erosão e instabilização costeira, colocando em causa a segurança das pessoas e prejudicando os acessos e as moradias da zona.
Entidade Beneficiária: Direção Regional das Obras Públicas
Custo Total Elegível: 951.314,41€
Apoio Financeiro da União Europeia: 951.314,41€
Descrição: Após o desabamento do muro de proteção e erosão costeira na Fajã João Dias, Ilha de São Jorge e da visita efetuada ao local e tendo em conta o relatório do L.R.E.C., constatou-se que a derrocada do muro em alvenaria de pedra deveu-se à infraescavação da base mesmo. Com esta intervenção, a solução adotada tem em consideração a dificílima acessibilidade ao local da obra, verificada após observação das condições “in loco”. Assim sendo, a solução proposta é a execução de muro de contenção em betão ciclópico, que permite a reutilização da pedra existente e assim minimizar o problema da execução da obra, tendo em conta a dificuldade em aceder ao local.
Resultados: Executada a obra de Proteção Costeira na Fajã João Dias, resultando na salvaguarda de pessoas e bens e na melhoria dos acessos da zona.