- PRR - Plano de Recuperação e Resiliência - Investimento C07-i05
ACORES-07-2756-FEDER-000004 Intervenção nos circuitos logísticos terrestres de Santa Maria – Reabilitação de um troço da ER entre o Arrebentão e a Vigia da Areia, S. Lourenço.
Cofinanciado por:
Custo Total Elegível : 685.119,06€
Comparticipação FEDER : 582.351,20€
Objetivo principal da operação:
Aumentar a eficiência e a segurança na mobilidade terrestre de mercadorias e de passageiros
Descrição da operação:
A operação consiste na requalificação da E.R entre o Arrebentão e a Vigia da Areia (São Lourenço) sito na ilha de Santa Maria numa extensão total de 3.354m, sendo que na zona litoral da Baía de São Lourenço (num comprimento de 1.029m) a intervenção apenas considera a sinalização vertical e horizontal.
Para além da requalificação da estrada, estão previstos trabalhos de colocação de sinalização vertical e horizontal em toda a sua extensão (desde o cruzamento do Arrebentão até ao Porto) incluindo informação turística, desportiva e cultural; requalificação dos miradouros existentes, dotando-os de estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros; requalificação do parque de merendas, otimização das valetas; requalificação do sistema global de drenagem de águas pluviais e colocação de guardas mistas (metal e madeira) atendendo ser uma estrada turística.
Esta intervenção é de relevante importância, dado ser o único acesso á baía de São Lourenço, zona de veraneio de bandeira azul, com paisagem protegida e de grande afluência de turistas. A estrada tem diversos miradouros e um merendário, sendo a ligação principal e mais próxima ao centro do concelho.
Fotografias: