- Sobre a DRCTD
- Iniciativas Cibersegurança
ACORES-02-0550-FEDER-000019 – Autonomia dos Açores Digital
Custo Total Elegível: 1.521.861,08€
Comparticipação FEDER: 1.293.581,92€
Objetivo principal da operação:
Superar as necessidades e limitações do atual ecossistema da informação digital na RAA, com especial ênfase para a informação relevante para o estudo e conhecimento dos Açores nas suas vertentes político-administrativas, culturais e identitárias, disponibilizando um serviço de qualidade e inovador aos cidadãos e outros utilizadores.
Descrição da operação:
Criação de um sistema de gestão integrado da informação, exclusivamente construído em tecnologia open source e desenvolvida em ambiente de cloud computing. Baseia-se nos princípios, nas normas e recomendações europeias para a interoperabilidade organizacional, processual, técnica e semântica, e na escalabilidade dos seus diferentes componentes, bem como nos princípios da interoperabilidade entre sistemas, onde deverão convergir conteúdos de origem diversificada.
O núcleo central desta Operação consiste na implementação do primeiro Repositório de conteúdos digitais dos Açores, para preservação e salvaguarda da memória histórica da Região, baseado nas melhores práticas internacionais, nomeadamente o modelo de referência OAIS desenvolvido inicialmente no âmbito da NASA. Além disso, a Operação vai permitir a disponibilização de um serviço informativo e cultural de relevo para o cidadão.