Direção Regional da Ciência e Tecnologia

DRCT

A Direção Regional da Ciência e Tecnologia foi criada a 1 de maio de 2022, através do Decreto Regulamentar Regional n.º 6/2022/A. É a entidade do XIII Governo Regional dos Açores à qual compete assegurar as condições políticas, legais e técnicas para promover os Açores como uma sociedade baseada no conhecimento, alavancada nos alicerces da investigação científica fundamental e aplicada, bem como da inovação de base tecnológica.

Desenvolvemos a nossa atuação no quadro da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores.

 A DRCT é dirigida por um Diretor Regional (nesta data, pendente de nomeação). 

A DRCT financia a sua atividade através do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

No ano de 2022, o Plano de Investimentos da DRCT prevê 12.269.058 EUR* para conduzir ações, projetos e financiamentos nas linhas de ação de Divulgação Científica, Ciência, Tecnologia e Inovação e Transição e Transformação Digital. 

*(cf. Plano Regional Anual para 2022, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 1/2022/A de 5 de janeiro de 2022).

Estrutura e Equipa

Na dependência direta da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, a DRCT possui uma única direção de serviços, a Direção de Serviços da Ciência e Tecnologia, à qual compete coordenar e desenvolver as ações para a concretização da política regional nos domínios da ciência, difusão da cultura científica e tecnológica, da investigação e inovação, nas entidades empresariais e não-empresariais do Sistema  Científico e Tecnológico dos Açores.

A equipa de chefia da DRCT integra, sob o diretor regional, um diretor de serviços, que supervisiona as seguintes divisões:

  • Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação, dirigida por um chefe de divisão;
  • Secção de Apoio Administrativo e Financeiro.

Na totalidade dos seus serviços, a Direção Regional da Ciência e Transição Digital conta com um corpo de recursos humanos composto por 34 elementos, entre os quais 17 técnicos superiores, 2 técnicos de informática, 4 assistentes técnicos e 1 assistente operacional. Encontram-se ainda a estagiar na DRCT 8 licenciados.

Documentos constitutivos e de enquadramento