Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento

DRCID

A Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento (DRCID) foi criada a 11 de abril de 2024, ao abrigo do Decreto Regulamentar Regional n.º 3/2024/A. É a entidade do XIV Governo Regional dos Açores à qual compete assegurar as condições políticas, legais e técnicas para promover os Açores como uma sociedade baseada no conhecimento, alavancada nos alicerces da investigação científica fundamental e aplicada, bem como da inovação de base tecnológica.

Desenvolvemos a nossa atuação no quadro da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores.

 A DRCID é dirigida por uma Diretora Regional, a Doutora Rute Dias Gregório.

A DRCID financia a sua atividade através do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

No ano de 2025, o Plano de Investimentos da DRCID prevê 8.174.500 EUR* para conduzir ações, projetos e financiamentos nas linhas de ação de Divulgação Científica, de Ciência e Tecnologia, Inovação e desenvolvimento.  

*(cf. Plano Regional Anual para 2025, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 4/2025/A de 13 de janeiro de 2025).

Estrutura e Equipa

Na dependência direta da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, a DRCID possui duas direções de serviço: a Direção de Serviços da Ciência e Planeamento, à qual compete coordenar e desenvolver as ações conducentes à concretização da política regional nos domínios da divulgação da cultura científica e da sociedade da informação e do conhecimento, no âmbito do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, bem como a gestão e planeamento das ações gerais da DRCID;

e a Direção de Serviços de Investigação, Inovação e Desenvolvimento, à qual compete coordenar e desenvolver as ações conducentes à concretização da política regional nos domínios da investigação, inovação e desenvolvimento

A equipa de chefia da DRCID integra, sob a orientação da diretora regional, uma diretora de serviços da Ciência e Planeamento, que supervisiona a Divisão Administrativa e Financeira, e um diretor de serviços de Investigação, Inovação e Desenvolvimento (à data, pendente de nomeação), que supervisiona o Núcleo de Suporte à Operacionalização do Organismo Intermédio.

Na totalidade dos seus serviços, a Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento conta com um corpo de recursos humanos composto por 31 elementos, entre os quais 23 técnicos superiores, 2 técnicos de informática e 6 assistentes técnicos.

Documentos constitutivos e de enquadramento