Cientistas regressam às escolas nos Açores

Native Scientist - @ Cientista Regressa à Escola

E se cada aluna/o nos Açores pudesse dizer “Eu já conheci um/a cientista”?


“@ Cientista Regressa à Escola” é um programa educativo em que o cientista regressa à sua escola primária para, durante um dia inteiro, mostrar aos alunos do 4º ano como se faz ciência, através da realização de workshops científicos e da partilha de conceitos científicos.

A Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico receberá um dos primeiros eventos Native Scientist na região - o cientista que regressa à sua escola primária é, simultaneamente, investigador e Diretor Regional da Ciência e Transição Digital! O Doutor Sérgio Ávila estará com os alunos do 4º ano da EBS Lajes do Pico no dia 18 de maio. 

Sendo este um projeto de especial interesse para a divulgação científica e tecnológica, a Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD), aliou-se à Native Scientist, sendo parceira desde o dia 13 de outubro de 2021 (Portaria n.º 1872/2021).

No total, serão realizados 5 eventos, abrangendo no primeiro ano, três das nove ilhas dos Açores. O investimento de 13 mil euros será efetuado no âmbito do programa de incentivos PRO-SCIENTIA da DRCTD.

Native Scientist foi fundada pelas investigadoras portuguesas Joana Bordalo, Joana Moscoso e Matilde Gonçalves. A associação pretende criar pontes entre crianças e cientistas, reduzir desigualdades e promover o ensino superior, fomentando a literacia e a cultura científica na sociedade portuguesa.

É cientista e quer participar?

Está a fazer investigação em qualquer área do conhecimento, numa instituição científica nacional ou internacional? Frequentou o 1º ciclo do Ensino Básico nos Açores? Então é um excelente candidato para passar um dia com alunos do 4º ano de escolaridade e dar-lhes a conhecer o trabalho que um cientista realiza. Para tal, inscreva-se no sítio web! A equipa da Native Scientist tratará de fazer o emparelhamento entre cientistas e escolas. Todas as pessoas inscritas e emparelhadas terão a formação e o apoio logístico necessários à realização das oficinas.  

Concluído o seu dia de cientista na escola, receberá o seu diploma e terá a oportunidade de entregar os diplomas às crianças que passaram o dia consigo. 

Partilhar