Últimas Notas
Artigo sem Imagem
Agenda
13 de Agosto 2022
​​​​​​​Agenda do Governo Regional dos Açores para 14 e 15 de agosto
DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, DIAS 14 E 15: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para estes dias. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular do Portal do Governo dos Açores, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.
more
Artigo sem Imagem
Agenda
13 de Agosto 2022
Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 de agosto
12H30 - O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, está presente no Almoço - Verdelho e Toiros. Local: Monte Brasil, na Casa do Regalo, em Angra do Heroísmo. 18H00 - A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos culturais, Sofia Ribeiro, participa na cerimónia de comemoração do 34.º aniversário da Filarmónica Rainha Santa Isabel e na inauguração da ampliação da respetiva sede. Local: Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, freguesia da Doze Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo.
more
Artigo sem Imagem
Agenda
12 de Agosto 2022
Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de agosto
SÁBADO, DIA 13: 12H30 - O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, está presente no Almoço - Verdelho e Toiros. Local: Monte Brasil, na Casa do Regalo, em Angra do Heroísmo. 18H00 - A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos culturais, Sofia Ribeiro, participa na cerimónia de comemoração do 34.º aniversário da Filarmónica Rainha Santa Isabel e na inauguração da ampliação da respetiva sede. Local: Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, freguesia da Doze Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo. DOMINGO, DIA 14: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para este dia. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular do Portal do Governo dos Açores, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
12 de Agosto 2022
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
Em anexo, boletim semanal da Autoridade Regional de Saúde sobre a situação epidemiológica nos Açores.
attachment detail
more
Sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Praia da Vitória, que assinala a comemoração do feriado municipal.
Nota de Imprensa
12 de Agosto 2022
Artur Lima assinala percurso histórico da Praia da Vitória em dia de feriado municipal
O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, reconheceu ontem o “percurso histórico extraordinário” da Praia da Vitória, realçando que aquela cidade foi “sempre fiel” aos Açores e a Portugal. Enaltecendo o povo praiense por ser “estoico, resistente, diligente e dedicado”, Artur Lima assinalou a dedicação da cidade à defesa da açorianidade e da portugalidade. O governante falava por ocasião da sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Praia da Vitória, que comemorou a Batalha de 11 de agosto de 1829, entre liberais e absolutistas. Durante a sua intervenção, o Vice-Presidente do Governo destacou as inúmeras potencialidades do concelho praiense que podem “contribuir para o desenvolvimento regional” e para “projetar Portugal”. “Não podemos olvidar a importância geoestratégica que os Açores, a ilha Terceira e a Praia da Vitória oferecem a Portugal e à Europa”, considerou. Artur Lima salientou ainda o compromisso do XIII Governo Regional dos Açores em “continuar a exigir que o processo de descontaminação dos solos e aquíferos ande para frente sem hesitações” e “se efetive”. Por fim, o Vice-Presidente do Governo reiterou a disponibilidade do Executivo para cooperar com o município e juntas de freguesia da Praia da Vitória “sempre que se justificar”, tendo por base uma colaboração “leal, respeitosa e assente na responsabilidade partilhada”. Artur Lima marcou ainda presença na cerimónia da Liga dos Combatentes, que decorreu no Largo da Batalha.
camera detail
more
Declarações
Nota de Imprensa
12 de Agosto 2022
Maria João Carreiro elogia “potencial transformador e concretizador dos jovens
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego elogiou hoje, Dia Internacional da Juventude, o “potencial transformador e concretizador dos jovens”, frisando que “a juventude é estruturante na arquitetura do desenvolvimento dos Açores”. Numa mensagem publicada nas redes sociais da Direção Regional da Juventude, Maria João Carreiro lembrou que o Governo dos Açores está a trabalhar num “novo e ambicioso impulso ao associativismo juvenil”, redefinindo a relação entre a juventude e os órgãos de decisão pública, além do investimento em políticas de juventude intersectoriais. “Os Açores estão a dar passos bastante determinados e significativos no sentido de uma política de juventude cada vez mais integrada e articulada, para benefício dos jovens, promovendo o diálogo e a cooperação nos domínios da formação e da qualificação; do emprego; do empreendedorismo; da mobilidade e da cidadania”, afirmou. Este ano, o Dia Internacional da Juventude está associado ao Ano Europeu da Juventude, ocasião para que os Estados-membros evidenciem a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais Ecológico, mais Inclusivo e mais Digital. Nesse sentido, Maria João Carreiro renovou o compromisso do Governo dos Açores com os pilares da Estratégia Europeia para a Juventude, “na absoluta convicção de que uma oportunidade nas mãos de um jovem açoriano é um investimento no futuro da Região”. Desde o início do ano, a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, tem promovido um conjunto de iniciativas subordinadas à celebração do Ano Europeu da Juventude, com eventos e ações que incluíram todas as ilhas e envolveram, no total, mais de 700 jovens açorianos. É o caso das Youth Talk, dedicadas à temática Geração Europa – Ouvir e Agir pela Juventude, organizadas hoje pela DRJ na freguesia das Sete Cidades, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Juventude promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, e na freguesia de Ponta Garça, na sede da Associação Unojovens. Em julho foi lançada uma call extra para incentivar a participação dos jovens açorianos na celebração do Ano Europeu da Juventude, através da atribuição de um apoio extraordinário às associações juvenis no âmbito do projeto Associa-te, do Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil (PIAJ) 2022, até ao montante máximo de 12 mil euros.
more
Artigo sem Imagem
Agenda
12 de Agosto 2022
Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 de agosto
11H00 - O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, está presente na inauguração do Caminho das Gramas. Local: Gramas de Cima, freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande. 11H00 - A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, recebe, em audiência, a Junta de Freguesia do Livramento. Local: largo do Colégio, n.º 4, em Ponta Delgada.
more
Artigo sem Imagem
Agenda
11 de Agosto 2022
Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 e 13 de agosto
SEXTA-FEIRA, DIA 12: 11H00 - O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, está presente na inauguração do Caminho das Gramas. Local: Gramas de Cima, freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande. 11H00 - A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, recebe, em audiência, a Junta de Freguesia do Livramento. Local: largo do Colégio, n.º 4, em Ponta Delgada. SÁBADO, DIA 13: 12H30 - O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, está presente no Almoço - Verdelho e Toiros. Local: Monte Brasil, na Casa do Regalo, em Angra do Heroísmo.
more