Últimas Notas
Artigo sem Imagem
Agenda
27 de Setembro 2021
Agenda do Governo Regional dos Açores para 28 e 29 de setembro
TERÇA-FEIRA, DIA 28: ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO: 09H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, reúne-se com a Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Westberg. Local: SRADR, Colónia Alemã, na Horta. 10H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, participa nos trabalhos do plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta. 14H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, recebe, em audiência, representantes do SINTAP - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos. Local: SRADR, Colónia Alemã, na Horta. ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO: 08H45 - A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, participa, em representação do Presidente do Governo, na 8.ª edição dos AED DAYS 2021. Local: Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras. NOTA: indica-se a hora do continente. 09H00 - O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, participa na Assembleia Geral do Conselho Consultivo para as Regiões Ultraperiféricas (CC RUP). Local: Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória. 10H00 - Membros do Governo participam nos trabalhos do plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta. 15H00 - O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, reúne-se com a Diretora-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia, Charlina Vitcheva. Local: Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória. QUARTA-FEIRA, DIA 29: ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO: 10H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, participa nos trabalhos do plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta. 14H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, recebe, em audiência, o Presidente do Grupo de Comunicação Social de Santa Catarina, Marcello Petrelli. Local: SRADR, Colónia Alemã, na Horta. ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO: 10H00 - Membros do Governo participam nos trabalhos do plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta.
more
Fórum dedicado à Juventude e Qualificação Profissional - Cartaz
Nota de Imprensa
27 de Setembro 2021
Governo dos Açores organiza fórum dedicado à Juventude e Qualificação Profissional
A Subsecretaria Regional da Presidência e a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego organizam na próxima quarta-feira, dia 29, pelas 10h30, a terceira sessão do fórum “O Futuro dos Açores na Europa”, dedicado desta vez ao tema “Juventude e Qualificação Profissional”. Esta sessão, que decorrerá virtualmente através da plataforma Webex, realiza-se no âmbito da participação dos Açores na Conferência sobre o Futuro da Europa e tem por objetivo dar voz aos cidadãos açorianos em matérias e políticas públicas que afetem o seu quotidiano no contexto europeu. O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, avança que o objetivo da iniciativa é “reavivar o debate sobre políticas de juventude e qualificação profissional e transmitir a visão dos açorianos para que nas instituições europeias tomem medidas que são propostas a partir dos Açores”, com a juventude e associações da Região. O Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, e a Diretora de Serviços do Emprego, Laura Pimentel, irão fazer a introdução do tema, dedicado à juventude nos Açores e na Europa e às políticas de qualificação regional, bem como o seu impacto no emprego. Depois desta primeira abordagem, segue-se um debate aberto para que todos os interessados participem com ideias e propostas que possam melhorar as políticas públicas nessas áreas, ao nível europeu. Os interessados no evento deverão inscrever-se ‘online’, na página do “Fórum Açores: Sessão 3 - Juventude e Qualificação Profissional”.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
27 de Setembro 2021
Nota à imprensa
A Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações informa que as condições atmosféricas muito adversas ocorridas na ilha de São Miguel, nas últimas horas, provocaram vários deslizamentos de terras, ao longo das estradas regionais, em particular, nos concelhos de Nordeste e Ponta Delgada. A E. R. Nº 1-1ª, entre Nordeste e Água Retorta, está encerrada por tempo indeterminado, pelo que o acesso à freguesia, deverá ser feito pela costa Sul, via Furnas/Povoação. No local, já estão a trabalhar nas derrocadas, desobstrução e limpeza de vias, 20 homens, um conjunto industrial, uma giratória e dois camiões. A estrada, será reaberta logo que estiverem reunidas as devidas condições de segurança.  No concelho de Ponta Delgada, na zona entre Várzea e João Bom, a Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres está a proceder a trabalhos de desobstrução de estrada e de quatro linhas de água, numa operação envolvendo 25 homens, dois conjuntos industriais, uma giratória e três camiões. Por esse motivo, pede-se às pessoas para evitarem a circulação nas vias regionais, na zona ocidental da ilha e sempre que necessário, que o façam com o máximo de prudência. 
more
Âncora
Nota de Imprensa
27 de Setembro 2021
Governo dos Açores procede à transladação de 16 âncoras para nova reserva arqueológica
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, e em articulação com a Archeocélis e a Portos dos Açores, S. A., vai proceder à transladação de um conjunto de 16 âncoras, nos dias 28 e 29 de setembro, descobertas no âmbito da empreitada de reperfilamento do Cais de Ponta Delgada, que vão criar uma nova Reserva Arqueológica, ao largo do ilhéu de Rosto de Cão. Durante as operações de dragagem da bacia portuária da cidade, a Direção Regional da Cultura aplicou um conjunto de condicionantes para a proteção do importante e fundamental valor patrimonial daquela zona. Estima-se que ocorreram cerca de cinquenta naufrágios nos últimos 500 anos, na baía de Ponta Delgada, deixando vestígios da importante herança multicultural que construiu o arquipélago dos Açores. Para salvaguardar eventuais descobertas, os trabalhos de arqueologia foram desenvolvidos pela empresa Archeocélis, tendo produzido importantes contributos para a história da Região Autónoma. Os resultados preliminares de toda a intervenção serão apresentados brevemente ao público, em sessão de sensibilização patrimonial, juntamente com a comunidade de Ponta Delgada.
camera detail
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
27 de Setembro 2021
Proteção Civil identifica 24 ocorrências em São Miguel devido a chuva intensa
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), na sequência das chuvas intensas que se têm feito sentir desde a madrugada de hoje, dia 27, na ilha de São Miguel, informa que foram registadas, até ao momento, 24 ocorrências. Das 24 ocorrências, 13 foram registadas na freguesia dos Mosteiros, 10 na freguesia das Sete Cidades, ambos no concelho de Ponta Delgada, e uma nas Furnas, no concelho da Povoação. As situações correspondem a inundações de habitações, vias obstruídas e arrastamentos de viaturas, não havendo registo de danos pessoais.  A necessidade de realojamento, para as pessoas cujas habitações se encontram inundadas está a ser avaliada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada.  Para apoio e resolução das diversas ocorrências têm estado nos locais afetados os bombeiros de Ponta Delgada e Povoação, Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Autoridade Marítima, sob coordenação do SRPCBA. Por questões de segurança, o SRPCBA apela à população que evite circular nas zonas afetadas, nomeadamente Mosteiros, Sete Cidades e Bretanha.  O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados sempre que se justifique.
more
“Um Céu de Janelas” em exposição na Biblioteca de Angra - cartaz
Nota de Imprensa
27 de Setembro 2021
“Um Céu de Janelas” em exposição na Biblioteca de Angra
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) promove, a partir do dia 1 de outubro, pelas 18h30, a realização da exposição “Um Céu de Janelas”, da autoria de Helena Vitorino. Patente até ao dia 31 de janeiro na Biblioteca Pública de Angra, a exposição é composta por um conjunto de aguarelas com a visão da artista sobre Angra do Heroísmo, retratando fragmentos da paisagem da cidade.  Além destas obras, a exposição será complementada com documentos sobre Angra do Heroísmo, pertencentes ao Arquivo Regional da Biblioteca de Angra. A residir na ilha Terceira há cerca de 30 anos, Helena Vitorino cedo sentiu a carga cultural arquitetural, histórica e vivencial da cidade Património Mundial, o que despertou em si a necessidade de passar para a tela os seus olhares sobre a mesma. Maria Helena T. Vitorino, nascida em Almada, fez o seu percurso académico em Lisboa, concluindo o curso de Engenharia de Energia e Sistemas de Potência, em 1993. Reside desde então na Ilha Terceira, onde exerce a atividade docente em Angra do Heroísmo.  Dedica-se à pintura, tendo explorado diversos géneros e técnicas, elegendo a aguarela como sua técnica preferencial, realizando exposições a nível regional e nacional.  A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
27 de Setembro 2021
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
Últimas 24 horas   Diagnosticados sete novos casos positivos de covid-19 nos Açores, sendo seis em São Miguel e um no Faial, resultantes de 331 análises realizadas em laboratórios de referência e uma em laboratório não convencionado. Em São Miguel há dois no concelho de Ponta Delgada (um no Livramento e um em São Pedro), dois no concelho da Ribeira Grande (um no Pico da Pedra e um na Matriz) e dois no concelho da Lagoa (um no Rosário e outro em Santa Cruz). De todos os novos casos, há um que resulta de análise positiva a um passageiro, não residente, na chegada à ilha. Os restantes casos são em contexto de transmissão comunitária. No Faial há um novo caso em Pedro Miguel, na Horta, por aferir. Internamentos: À data de hoje há seis doentes internados, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com um em cuidados intensivos, um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em cuidados intensivos, e um no Hospital da Horta, também em cuidados intensivos Cadeias de transmissão local:   Nas últimas 24 horas foi extinta uma cadeia de transmissão local na Terceira, estando agora ativas no arquipélago oito cadeias, sendo cinco na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico. Até ao presente foram extintas 245.  Em vigilância ativa estão hoje 243 pessoas. Recuperações:   Nas últimas 24 horas foram registadas oito recuperações, sendo uma na Terceira, na freguesia de São Sebastião, do concelho de Angra do Heroísmo , e sete no Faial (cinco na Ribeirinha, uma em Pedro Miguel e uma nas Angústias). Situação atual: O arquipélago regista presentemente 122 casos positivos ativos, sendo 94 em São Miguel, 14 no Faial, 10 na Terceira e quatro no Pico.   Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.959 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.619 pessoas. Faleceram 42, saíram do arquipélago 95 e 81 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 699.363 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa a doença covid-19. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 20 de setembro, foram vacinadas nos Açores 172.284 pessoas com a primeira dose (72,8 por cento) e 186.398 com vacinação completa (78,8 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.   
attachment detail
more
Audiência, para apresentação de cumprimentos de despedida, o Comandante Territorial dos Açores da GNR, Coronel Paulo Messias
Nota de Imprensa
27 de Setembro 2021
Presidente do Governo saúda todos os autarcas eleitos nos Açores no domingo
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, saudou hoje todos os autarcas eleitos nos Açores nas eleições de domingo, garantindo uma relação de trabalho “leal e isenta” com todos em prol do desenvolvimento da Região. “O Governo dos Açores colaborará de forma leal e isenta com todas as autarquias dos Açores. Saúdo por isso, em nome do Governo, todos os autarcas eleitos ontem, que tomarão posse em breve, e que contarão com um Governo cooperante, leal e imparcial no seu relacionamento com todos”, sublinhou José Manuel Bolieiro. O governante falava no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, no dia seguinte às eleições autárquicas que elegeram os novos representantes do povo a nível de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia. Os autarcas, lembra o Presidente do Governo, “representam a vontade das suas populações”, e todos eles contarão com um Executivo “cooperante” com a sua missão “pelo desenvolvimento” das freguesias, concelhos, ilhas “e dos Açores inteiros”.  José Manuel Bolieiro recebeu hoje, em cumprimentos de despedida, o ainda atual Comandante Territorial dos Açores da GNR, Coronel Paulo Messias. A ação deste profissional foi desempenhada com “brio, competência e zelo”, valorizou o governante, acrescentando que o Coronel Paulo Messias teve um entendimento pleno da realidade Açoriana. “Fica um cumprimento pessoal e um reconhecimento relativo à sua capacidade de comando nos Açores”, acrescentou ainda, antes de desejar felicidades para o futuro do profissional.
camera detail audio detail
more