Agenda do Governo De momento não há eventos a reportar. Pode consultar mais itens, clicando abaixo.
Últimas Notas
 Cerimónia de assinatura do Protocolo de Financiamento à Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura (PDL26
Nota de Imprensa
18 de Outubro 2025
José Manuel Bolieiro destaca importância de Ponta Delgada 2026 para afirmar a "dimensão cultural dos Açores"
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje, no Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada, à cerimónia de assinatura do Protocolo de Financiamento à Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura (PDL26). O acordo foi celebrado entre o Governo dos Açores, a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, numa iniciativa promovida pela Comissária da PDL26, Katia Guerreiro. O protocolo define os termos de cooperação e o apoio financeiro a prestar pelos ministérios e pela Região Autónoma dos Açores ao Município de Ponta Delgada, com vista ao planeamento, promoção e execução da iniciativa Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura. O Governo dos Açores assegurará um financiamento de um milhão de euros, através do PO Açores 2030. O líder do executivo açoriano sublinhou a importância simbólica e estratégica do momento, afirmando: "a cultura é uma expressão da nossa identidade e da nossa ligação ao país e à Europa. É através dela que mostramos que os Açores não são periféricos, mas centrais na criatividade e na ousadia cultural portuguesa.” O Presidente do Governo dos Açores destacou ainda que a criação da figura da Capital Portuguesa da Cultura permite uma compreensão mais abrangente do território nacional. “Esta é uma forma de compreender melhor o país inteiro, envolvendo as várias geografias, incluindo a insular. É fundamental que o Governo da República perceba que Portugal não é apenas o continente, mas também o seu espaço atlântico e cultural", afirmou. O governante aproveitou o momento para enaltecer os agentes culturais açorianos, reconhecendo o seu papel na valorização do património coletivo e na projeção da Região.  “É um orgulho perceber que os Açores têm, na cultura portuguesa, uma dimensão ímpar. Personalidades como Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Teófilo Braga ou Natália Correia continuam a inspirar o nosso compromisso com a cultura e com a liberdade de pensamento", lembrou o governante. José Manuel Bolieiro considerou ainda que a distinção de Ponta Delgada como Capital Portuguesa da Cultura será um momento de regeneração urbana e de afirmação internacional da cidade e da Região, promovendo o desenvolvimento cultural, social, económico e turístico dos Açores.
camera detail
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
18 de Outubro 2025
Vice-Presidência do Governo promove Conferência sobre o Centro Interpretativo da Base das Lajes
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores promove na próxima terça-feira, dia 21 de outubro, às 18h00, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, uma conferência sobre o Centro Interpretativo da Base das Lajes, subordinada ao tema “Visões de Futuro”. A Base das Lajes representa um marco na história mundial, das relações entre os Estados Unidos da América e Portugal, e marca significativamente a história dos últimos 100 anos da Ilha Terceira e dos Açores. Como tal, o evento contará com uma sessão sobre “O Poder Aéreo nos Açores: da Segunda Guerra Mundial aos desafios do século XXI”, proferida pelo Major Doutor Pedro Ventura. Por intermédio do Professor Doutor Luís de Andrade, será também promovida uma palestra intitulada “Os Açores e as Relações Internacionais: uma reflexão”, seguida da apresentação “Centro Interpretativo da Base das Lajes: o estado da arte”, com intervenção do Doutor Armando Mendes, que assegurará igualmente a moderação do debate subsequente. A conferência sobre o Centro Interpretativo da Base das Lajes contará com a presença do Sr. Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, que presidirá à abertura da conferência, e o encerramento estará a cargo do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que preside à conferência. Este evento decorre no âmbito do projeto de criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes, que está a ser desenvolvido pela Vice-Presidência do Governo, em colaboração com o Instituto Histórico da Ilha Terceira.
attachment detail
more
Governo Regional felicita atleta açoriana Ana Filipe pelos títulos conquistados nos Mundiais VIRTUS
Nota de Imprensa
17 de Outubro 2025
Governo Regional felicita atleta açoriana Ana Filipe pelos títulos conquistados nos Mundiais VIRTUS
O Governo dos Açores, pela Secretária Regional com a tutela do Desporto, Sofia Ribeiro, congratula a atleta açoriana Ana Filipe, do Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade, pela notável prestação nos Mundiais VIRTUS, onde foi reconhecida como a melhor atleta feminina da competição. Ana Filipe conquistou três medalhas de ouro, nas provas de 100 metros barreiras, salto em altura e triplo salto, e ainda uma medalha de prata no salto em comprimento, distinguindo-se entre as melhores atletas do mundo. “É com grande orgulho e admiração que celebramos este extraordinário resultado. Ana Filipe é um exemplo de dedicação, talento e perseverança, que enche de orgulho todos os açorianos e eleva o nome dos Açores no panorama desportivo internacional”, sublinha Sofia Ribeiro. A governante destacou ainda o papel determinante do Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade e o trabalho técnico e humano desenvolvido pela treinadora Ana Paula Costa, cuja dedicação e competência têm sido fundamentais para o percurso de sucesso da atleta. Este resultado reforça o prestígio do desporto açoriano a nível mundial e testemunha o valor dos seus atletas, treinadores e clubes na promoção do talento, da inclusão e da excelência desportiva.
camera detail
more
Vice-Presidência do Governo Regional promove ‘roadshow’ de apresentação do ecossistema digital LINKA
Nota de Imprensa
17 de Outubro 2025
Vice-Presidência do Governo Regional promove ‘roadshow’ de apresentação do ecossistema digital LINKA
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital, irá promover um ciclo de sessões de apresentação e ‘workshops’ dedicados ao ecossistema digital LINKA — a nova arquitetura de sistemas de informação de utilização transversal pela Administração Pública Regional. As sessões, que irão decorrer entre os dias 20 e 27 de outubro, terão lugar nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel e destinam-se a decisores e equipas técnicas de sistemas de informação de todos os departamentos do Governo Regional. De acordo com Artur Lima, o LINKA representa um “avanço decisivo na modernização administrativa e digital dos Açores, por permitir unificar e simplificar a interação entre cidadãos, empresas e Administração Pública Regional, por garantir uma maior eficiência na tramitação de processos e na gestão interna, por reforçar a segurança e a interoperabilidade, através de soluções modernas e escaláveis, e por disponibilizar serviços digitais acessíveis, claros e transparentes, contribuindo para uma relação mais próxima e ágil entre os açorianos e os serviços públicos”. Entre os principais componentes do LINKA, encontram-se o Azor.ID (identidade digital única), o Portal de Serviços (ponto único de acesso digital a serviços públicos), o RegiDoc (gestão de documentos oficiais), a Plataforma de Dados Abertos, o SIGIGRA (tramitação de processos) e o Simulador de Incentivos e Apoios (SIA). Ao lançar este ciclo de sessões, “a Vice-Presidência reforça o compromisso do Governo Regional em valorizar o investimento público realizado através do PRR, garantindo que cada departamento da Administração Regional adota e integra estas ferramentas digitais, gerando ganhos de eficiência, transparência e qualidade de serviço ao cidadão e às empresas”, salientou Artur Lima. Depois do investimento nas infraestruturas AzoresCloud e na segurança, através do Azores Cyber360, o LINKA constitui, assim, um passo estrutural na transformação digital e organizacional da Administração Pública dos Açores, colocando a Região na linha da frente da modernização administrativa em Portugal.
more
“Jovens Digitais” – Abertas candidaturas para apoio à formação na área digital - Cartaz
Nota de Imprensa
17 de Outubro 2025
“Jovens Digitais” – Abertas candidaturas para apoio à formação na área digital
Estão abertas as candidaturas à medida 2 do “Jovens Digitais – Oficinas Locais de Formação em Competências Digitais”, um programa criado este ano pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, para apoiar a criação de espaços formativos nas sedes das associações juvenis, ou equiparadas, da Região. Podem candidatar-se à medida 2, para apoio à formação na área digital, as associações juvenis, ou equiparadas, com candidaturas aprovadas à medida 1, de apoio à aquisição de portáteis, software e serviços de internet, através do Portal da Juventude disponível em juventude.azores.gov.pt. As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 30 de novembro. Conforme Despacho da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) devem ser dinamizadas no próximo ano, em regime presencial e gratuito, nas seguintes áreas do Catálogo Nacional de Qualificações: UFCD Nível II 3772 - Informática na ótica do utilizador – fundamentos 1421 - Segurança informática UFCD Nível IV 9950 - Conceitos fundamentais de programação 9976 - Design e desenvolvimento de aplicações móveis UFCD Nível V 9188 - Fundamentos de cibersegurança O “Jovens Digitais” prevê dois tipos de apoio que podem totalizar 10.850,00 euros por associação. Um apoio para cofinanciamento em 95% da aquisição de portáteis, software e serviços de internet, que pode chegar a um total de 8.100,00 euros, e um outro apoio para financiar a dinamização de unidades de formação de curta duração em competências digitais para jovens. No caso deste último, o apoio incide sobre cada hora de formação, entre os 40 e os 50 euros, até um máximo de 2.500,00 euros, e sobre as despesas com consumíveis informáticos, serviços de apoio, manutenção ou outros indispensáveis à realização das formações até um máximo de 250 euros. Podem beneficiar do “Jovens Digitais” jovens entre os 12 e 24 anos de idade, ou até aos 30 anos de idade, caso estejam integrados em projetos de inclusão ou reinserção social, sendo entidades promotoras as associações juvenis, equiparadas, de caráter juvenil e outras com plano de atividades para jovens, bem como Escolas Profissionais e Entidades Formadoras Certificadas.
more
Visita ao Centro de Processamento de Resíduos (CPR)
Nota de Imprensa
17 de Outubro 2025
Alonso Miguel visita Centro de Processamento de Resíduos da Ilha Graciosa após incêndio
O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, deslocou-se esta quinta-feira à ilha Graciosa para visitar o Centro de Processamento de Resíduos (CPR), na sequência do incêndio ocorrido no passado dia 9 de outubro naquela infraestrutura. A visita teve como principal objetivo avaliar os danos provocados pelo sinistro, reunir com as entidades responsáveis pela gestão do espaço e acompanhar os trabalhos de limpeza, reparação e reativação das operações. Durante a deslocação, o governante destacou “a resposta rápida e eficaz dos bombeiros voluntários de Santa Cruz da Graciosa, bem como das várias equipas presentes no teatro de operações, que atuaram prontamente no combate às chamas, limitando a propagação do incêndio, minimizando os impactos ambientais e contribuindo para a segurança de pessoas e bens”. “Foram mobilizados todos os meios disponíveis para controlar a situação e garantir a segurança da população e do ambiente. A prioridade, logo após a extinção do incêndio, foi assegurar uma recuperação célere e segura das operações do centro, reforçando simultaneamente as medidas de prevenção e monitorização”, afirma Alonso Miguel. O Centro de Processamento de Resíduos da Ilha Graciosa foi concessionado, em 2012, através de concurso público, à empresa Equiambi, Lda., que é também responsável pela gestão do Centro de Processamento de Resíduos da Ilha de São Jorge. O Secretário Regional sublinhou ainda que a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática “continuará a acompanhar de perto a situação, em estreita articulação com o município de Santa Cruz da Graciosa e com a Equiambi, empresa gestora do Centro, de forma a garantir uma resposta coordenada e eficaz”. “Atualmente, estão a ser avaliados os estragos resultantes do incêndio, bem como o seu enquadramento em termos das apólices de seguros detidas pela empresa concessionária. Paralelamente, encontram-se em curso diversas ações com vista à reposição da receção e tratamento de resíduos na ilha, assegurando a continuidade deste serviço público essencial”, prossegue o Secretário Regional. Alonso Miguel explicou que, com o objetivo de restabelecer a normalidade das operações no CPR, a Equiambi já fez deslocar para a Graciosa um conjunto de equipamentos e meios técnicos, incluindo um empilhador, estando já em processo de transporte uma prensa, uma pinça para giratória e um empilhador telescópico, bem como um equipamento de enfardamento por rolos. “Estão também em operação serviços contratados de pá carregadora e encontra-se na ilha um técnico especializado em desmantelamento, responsável por coordenar os trabalhos de remoção e substituição de estruturas afetadas”, acrescentou. Entretanto, já chegaram à Graciosa equipamentos especializados para corte e desmontagem da estrutura danificada, permitindo avançar com as intervenções necessárias à recuperação do espaço. O Secretário Regional recordou que, paralelamente, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática procedeu, em fevereiro de 2025, ao lançamento de um concurso público internacional, no valor de cerca de três milhões de euros, para modernização dos processos de reciclagem e tratamento de resíduos em várias ilhas, no âmbito do qual será possível dotar o CPR da Graciosa de uma nova linha de triagem mista para resíduos indiferenciados (TMB) e recolha seletiva. Alonso Miguel revelou que “este investimento, no valor de cerca de 800 mil euros, prevê a instalação dos novos equipamentos no CPR da Graciosa já no primeiro semestre de 2026, garantindo melhores condições operacionais, maior eficiência e segurança no trabalho, e uma maior valorização dos resíduos”. De acordo com o governante, a nova linha de triagem incluirá diversos equipamentos, tais como um ‘bunker’ doseador de alimentação, tapete transportador de receção e alimentação à mesa de pré-triagem, tapete transportador da mesa de pré-triagem, tapete transportador de alimentação do crivo rotativo, crivo rotativo, tapete transportador de receção e alimentação à mesa de triagem, tapete transportador da mesa e plataforma de triagem, tapete transportador de alimentação da prensa enfardadeira e prensa enfardadeira. Alonso Miguel concluiu referindo que, “com estas medidas, imediatas e estruturais, o Governo Regional e a concessionária Equiambi estão não apenas a garantir a reposição da normalidade no funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos da ilha Graciosa, mas também a assegurar a modernização do CPR da Graciosa, reforçando o compromisso com a proteção ambiental, a segurança das operações e a eficiência na gestão de resíduos”.
camera detail
more
 2.ª Cimeira Ministerial da DETA - Disruptive & Emerging Technology Alliance
Nota de Imprensa
17 de Outubro 2025
Vice-Presidente do Governo destaca papel estratégico dos Açores em tecnologias emergentes
O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, participou, em Bruxelas, na 2.ª Cimeira Ministerial da DETA - Disruptive & Emerging Technology Alliance. O evento de alto-nível reuniu líderes políticos e especialistas para acelerar a cooperação em política digital e tecnologias emergentes entre os membros da aliança. No decorrer da sessão matinal, foi discutido o papel da tecnologia digital emergente na União Europeia, em particular a sua dimensão geopolítica. A este respeito, os membros abordaram a competitividade e a segurança europeias, considerando a conectividade através de cabos submarinos, a cibersegurança e as transformações impulsionadas pela inteligência artificial. Durante a sessão da tarde, foram analisadas e debatidas as implicações da inteligência artificial no âmbito dos direitos humanos, assim como as orientações estratégicas futuras da DETA.  Para o Vice-Presidente do Governo, a presença na 2ª Cimeira Ministerial “reveste-se de particular importância”, assinalando “a continuação da projeção externa dos Açores em fóruns de elevado interesse”. “Está em progresso a estratégia regional para o desenvolvimento tecnológico dos Açores”, destacou Artur Lima. “Apresentámos o contexto regional aos restantes membros. A Região está em rápida evolução tecnológica, como demonstra a aprovação do primeiro porto espacial do país, em Santa Maria”, sublinhou. Segundo o Vice-Presidente, o Governo Regional está a agir para “tirar o máximo partido da posição absolutamente estratégica dos Açores”. Neste sentido, considerou o setor digital como determinante.  “Nos próximos dois anos deverão estar operacionais os cabos Nuvem e Sol da Google, que amarrarão na Região”, afirmou Artur Lima. Estas infraestruturas “atrairão investimento tecnológico para os Açores”, considerou, referindo-se também ao exemplo do novo radar meteorológico, que possibilita a obtenção de dados chave no espaço atlântico. “A relevância geoestratégica dos Açores também reside nas potencialidades identificadas quanto ao desenvolvimento de setores de futuro, sustentados, por exemplo, pelas ciências de dados e pela inovação”, salientou Artur Lima. “Perspetivam-se benefícios para toda a Região”, concluiu. No início deste ano, a Região Autónoma dos Açores tornou-se membro da DETA, uma coligação internacional que reúne governos nacionais e regionais de todo o mundo para promover a coordenação e o debate sobre a inovação e tecnologias emergentes. 
more
Declarações
Nota de Imprensa
16 de Outubro 2025
António Ventura enaltece, no Dia Mundial da Alimentação, qualidade dos agroalimentos produzidos nos Açores
O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, declara hoje, no Dia Mundial da Alimentação, ser "fundamental dar destaque aos agroalimentos produzidos nos Açores, pela qualidade de excelência e pelo exemplo em produção sustentável” que representam. “É fundamental enaltecer o papel central dos agricultores, pelo seu empenho, resiliência, pela produtividade de bens agrícolas, manutenção ambiental e conservação da biodiversidade animal e vegetal”, sustenta o governante. E prossegue: “continuamos a crescer na nossa autonomia alimentar e nutricional. Os nossos agroalimentos possuem caraterísticas únicas e é premente o incentivo ao consumo local, reduzindo a dependência da importação. As políticas públicas continuam direcionadas para uma maior agroprodutividade alimentar, reforçando a sua qualidade e quantidade”. Para António Ventura, é importante sublinhar os investimentos e apoios direcionados à agricultura, “com o objetivo de melhorar o desempenho técnico, económico e ambiental das explorações”, visando, por exemplo, o aumento da competitividade, a contribuição para a diversificação da produção ou o aumento da produção de alimentos de qualidade. Estes investimentos e apoios contribuem para o rejuvenescimento dos ativos do setor “como alavanca para o combate ao desemprego, incentivando os jovens a permanecer nas zonas rurais e criando emprego”, acrescenta. O Governo Regional dos Açores tem trabalhado no sentido de promover o desenvolvimento agrícola da Região, com o propósito de uma alimentação mais segura, credível e de confiança. Os desafios continuam a ser enormes, devido às condições climáticas e ambientais adversas, mas mantém-se um reforço de resiliência e sustentabilidade dos sistemas alimentares, objetivos centrais e incontornáveis das políticas publicas ao nível europeu, nacional e regional. O Secretário Regional destaca ainda os produtos açorianos reconhecidos como DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IGP (Indicação Geográfica Protegida). “Produzimos mais na horticultura; na fruticultura, com aumento da área de produção de fruta para 20%; a área da agricultura biológica cresceu mais 3.000 hectares nestes últimos quatro anos; crescemos na carne de bovino; temos mais área de milho, com14.300 hectares em 2024, mais 2.000 hectares do que em 2020; temos mais diversificação agroprodutiva e a matéria-prima de leite com um melhor conteúdo nutricional, vendendo mais para fora da Região”, prosseguiu. O Secretário Regional reconhece ainda o trabalho de todos os agricultores da Região e das suas organizações, em particular a Federação Agrícola dos Açores, “que tem sido um parceiro estratégico e fundamental para a existência de políticas públicas no aumento da progressiva sustentabilidade alimentar” da Região. O Dia Mundial da Alimentação é comemorado desde 1981 a 16 de outubro, data que corresponde à fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), que tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Este ano celebra-se o Dia Mundial da Alimentação em paralelo com o 80.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
more